wallace Postado Abril 9, 2009 Denunciar Share Postado Abril 9, 2009 Bom dia a todostenho que desenvolver um projeto (simulador) na faculdade e tenho pouco tempo pra implementa-lo...é o seguinte tenho que criar um banco de dados em MySql para cadastrar as questõesdepois o usuário irá ler as questões e marcar a sua alternativa, em seguida clicar em gabarito para mostrar as respostas corretas e quantidade de questões que acertou/errouou seja o mais simples possívelmas nem sei onde começar estou aprendendo agora o PHP e usando o XAMPP vou pesquisar como acessar o banco de dados MySql...e como ficaria a lógica para fazer os códigos em php etc ???valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 _Cristiano_ Postado Abril 9, 2009 Denunciar Share Postado Abril 9, 2009 Wallace, eu já mexi uma vez com essa coisa de cadastrar questões e acho que a lógica a principio é essa que você passou.A primeira coisa que você deve fazer é trabalhar a parte lógica disso, ou seja, ver como vai ficar tudo no papel, tipo tabelas de banco de dados, interfaces e afins. Nesse momento começa a surgir questões tais como "quais os atores do sistema" e se você fizer do jeito que estou pensando vai precisar no minimo de dois atores: administradores(quem vai criar as questões) e os usuarios(quem responde as questões)Algumas dificuldades: * Quantidade de alternativas pode não ser fixa, ou seja, uns podem ter 4 alternativas e outros 5; * Questões com mais de uma resposta( a menos que voce defina como regra para quem criar as questoes que apenas uma será a resposta certa) * Remoção e atualização tem que ser bem pensada, lembre-se que voce pode atualizar uma ou varias questões e/ou uma ou várias alternativas.Que eu lembro é isso, mas depende como vai estruturar. Conforme você for fazendo as idéias vão surgindo e as dificuldades também.Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 wallace Postado Abril 9, 2009 Autor Denunciar Share Postado Abril 9, 2009 no caso já defini os seguintes critérios:A) terá apenas uma resposta correta;B) será uma seqüencia de 04 alternativas possíveis;C) um administrador para cadastrar, alterar e excluir as questões (no caso teria que alterar no próprio painel de controle do servidor de hospedagem )D) uma tela de login para usuário comum usar o sistema (na verdade pode ate ser opcional essa)mas e na pratica como inicio isso tudo? que material tenho que pesquisar ? onde posso ter umas idéias pra começar???já dei algumas googladas mas ainda não sei por onde começarvaleu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 _Cristiano_ Postado Abril 9, 2009 Denunciar Share Postado Abril 9, 2009 Bom, tudo depende do conhecimento que você tem para acrescentar.Como você quer desenvolver algo usando PHP e MYSQL, alguns requisitos para a parte da programação seriam:1. Conhecimento em HTML (Fundamental);2. Conhecimento em CSS (Principal para estuturação de layout)3. Conhecimento em JavaScript (Básico no minimo para validação dos formularios)Depois disso, ai sim eu citaria:4. Conhecimento em PHP (Básico no minimo);5. Conhecimento de Banco de Dados(Principalmente DER)6. Conhecimento de SQL7. Conhecimento do SGBD MySQL;8. Metodologia de criação de sistemas (Metodos estruturados,RUP,...)Agora tem que ver o que você sabe e o tempo para você fazer o que você deseja e o tempo que você tem para estudar. Ve o que você sabe e tento te ajudar a buscar um caminho no que você não sabe. Eu sei que parece muita coisa e eu não sei se seu foco é desenvolver por desenvolver e se seu foco é desenvolver com o minimo de qualidade possivel. Existe essa série de coisas que você tem que ver, se ficou na dúvida com tudo acima, pense simplesmente em:- Meu tempo para estudar;- Meu tempo para desenvolver;- Conhecimento que tenho até agora;- Conhecimento que preciso adquirir.Qualquer dúvida posta.Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rickayron Postado Abril 10, 2009 Denunciar Share Postado Abril 10, 2009 (editado) Bom, tudo depende do conhecimento que você tem para acrescentar.Como você quer desenvolver algo usando PHP e MYSQL, alguns requisitos para a parte da programação seriam:1. Conhecimento em HTML (Fundamental);2. Conhecimento em CSS (Principal para estuturação de layout)3. Conhecimento em JavaScript (Básico no minimo para validação dos formularios)Depois disso, ai sim eu citaria:4. Conhecimento em PHP (Básico no minimo);5. Conhecimento de Banco de Dados(Principalmente DER)6. Conhecimento de SQL7. Conhecimento do SGBD MySQL;8. Metodologia de criação de sistemas (Metodos estruturados,RUP,...)Agora tem que ver o que você sabe e o tempo para você fazer o que você deseja e o tempo que você tem para estudar. Ve o que você sabe e tento te ajudar a buscar um caminho no que você não sabe. Eu sei que parece muita coisa e eu não sei se seu foco é desenvolver por desenvolver e se seu foco é desenvolver com o minimo de qualidade possivel. Existe essa série de coisas que você tem que ver, se ficou na dúvida com tudo acima, pense simplesmente em:- Meu tempo para estudar;- Meu tempo para desenvolver;- Conhecimento que tenho até agora;- Conhecimento que preciso adquirir.Qualquer dúvida posta.Abraços.Ola pessoal o que você que wallace é simples com 1 hora você termina teoriabanco ->simuladotabelas->questoes=(n°,titulo,pergunta,id) //id chave primaria ->opcao=(id_questao,op_1,op_2,op_3,op_4,cod) //cod chave primaria ->respostas=(id_questao,resposta_correta,cod_op, id) // id chave primaria ->respostas_usuario=(n°,pergunta,resposta,cod_op) ->login=(nivel,id,nick,password) //id chave primaria, nick valor unico ->logados=(id_logados, data, hora)tabela questoes onde ficará cadastradas as questoestabela opçao onde ficara cadastradas as opçoes de respostastabela respostas ficara as respostas corretastabela respostas_usuario onde ficara cadastradas as respostas do usariostabela login onde ficara os usuarios cadastrados tabela logados onde ficara cadastrados os usuarios que acessam o sistema//conexao$conectar=mysql_connect("localhost", "root", "");// na conexao localhost é o servidor e root é usuario e "" é a senha no caso do xampp vem dessa maneira o usuario padrão é root e não tem senha se não for isso poste ai boa sortejá que usa o xampp não terá problemas quanto a criaçao das tabelas Editado Abril 10, 2009 por rickayron Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 wallace Postado Abril 11, 2009 Autor Denunciar Share Postado Abril 11, 2009 brigadao pelas dicas começou a iluminar rsrsmais uma coisa na hora que for clicar no botao iniciar simulador no caso vai chamar em php a relacao de 10 perguntas do banco MySql e mostrar na tela. Mas isso faço como ??? em SQL? chamo em php uma consulta ou algum codigo PHPe outra coisa importante as questões serão apresentadas de formas aleatórias a cada execução do programa realmente sou bem leigo no assunto rsrsvou procurar um plano de hospedagem e posto o site aki depois de tudo pronto...valeu novamente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rickayron Postado Abril 12, 2009 Denunciar Share Postado Abril 12, 2009 brigadao pelas dicas começou a iluminar rsrsmais uma coisa na hora que for clicar no botao iniciar simulador no caso vai chamar em php a relacao de 10 perguntas do banco MySql e mostrar na tela. Mas isso faço como ??? em SQL? chamo em php uma consulta ou algum codigo PHPe outra coisa importante as questões serão apresentadas de formas aleatórias a cada execução do programa realmente sou bem leigo no assunto rsrsvou procurar um plano de hospedagem e posto o site aki depois de tudo pronto...valeu novamente<form name="questionario" action="questionario_processa.php" metlhod="POST">no evento action envia os dados para a pagina questionario_processa.php onde essa vai processar os dados Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 wallace Postado Maio 31, 2009 Autor Denunciar Share Postado Maio 31, 2009 Ola pessoal há eu de novo com o simulador...Tenho que entregar esse projeto na facu semana que vem mas to com certos problemasOcorre o seguinte: É o administrador que determina a quantidade de questões por execução, fica gravado no banco essa quantidade e é exibida uma questão por página. Coloco numa $_SESSION todos os ids selecionados de forma aleatório com LIMIT da quantidade determinada pelo admin - ate aki tudo otimoO problema é na visualização:No exibir.php não sei pegar o índice certo e fazer o select com base nessa idDepois chamo o processa.php que tem que chamar o exibir.php ate quantidade -1 pois tem o finalizar.php que é o gabarito que nem comecei ainda.Se eu clico em Próxima depois de demorar mil anos não incrementa o numero da questão nem muda a perguntaSe eu clico em voltar no browser muda sempre de forma aleatório a questãoQue comando faço para percorrer $_SESSION e indo chamando outra página ??? é conveniente usar ela session para esse caso de simulador ?? quais são os erros mais grotescos do meu codigo ? o que posso fazer pra melhora-lo ?Espero não ter complicado muitovaleu...simulador.php<?phpsession_start();include "Config/config_simulador.php";$_SESSION[cont]=1;# exibi o numero da questao$sql = mysql_query("select qtde from qtde"); # o admin q determina a quantidade de perguntas por execuçaowhile($linha = mysql_fetch_array($sql)){ # como pego apenas um valor direto sem usar o while?? tenho apenas esse campo na tabela qtde $qtde=$linha[qtde]; }$_SESSION[qtde]=$qtde;if ($qtde == 0)echo "Nenhuma pergunta a ser exibida!";else{$vet= mysql_query("select distinct id from perguntas order by rand() LIMIT $qtde"); # utilizando o distinct vai pegar valores aleatorios sem repetirwhile($linha = mysql_fetch_array($vet)){ $_SESSION=$linha[id]; # coloco na sessao todos os ids necessarios - fazendo isso apenas uma vez na execuçao }echo "<script>document.location.href='exibir.php'</script>";}?>exibir.php<?phpsession_start();include "Config/config_sistema.php";$var=$_SESSION; #problema ta aki preciso pegar a posição 0 pra primeira pagina depois posicao 1 pra segunda etc$consulta = mysql_query("select * from perguntas where id = $var");?>...<form action="processa.php" method="post"> <tr> <?php while ($linha = mysql_fetch_array($consulta)){ ?> <td width="10%" aling = "top" height="91"><?php echo $_SESSION[cont].")"; ?></td> <td height="91"><?php echo $linha[pergunta];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value="a" > A)</td> <td><?php echo $linha[a1];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "b" > B )</td> <td><?php echo $linha[a2];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "c" > C)</td> <td><?php echo $linha[a3];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "d" > D)</td> <td><?php echo $linha[a4];} // fecho o while?></td> <input type="hidden" name="questao"> <TR> <td colspan="2"><input type="submit" value="Próxima"></td> </form>processa.php<?phpsession_start();include "Config/config_simulador.php";$pergunta= $_POST['questao];$correta= $_POST['op'];# pretendo gravar em arquivo txt as opcoes de respostas para depos comparar com a correta do banco de dadoswhile($_SESSION[qtde] > $_SESSION[cont]){ //aki tem erro de quantidade de paginas chamadas echo "<script>document.location.href='exibir.php'</script>"; }$_SESSION[cont]+=1;?> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 rickayron Postado Maio 31, 2009 Denunciar Share Postado Maio 31, 2009 Ola pessoal há eu de novo com o simulador...Tenho que entregar esse projeto na facu semana que vem mas to com certos problemasOcorre o seguinte: É o administrador que determina a quantidade de questões por execução, fica gravado no banco essa quantidade e é exibida uma questão por página. Coloco numa $_SESSION todos os ids selecionados de forma aleatório com LIMIT da quantidade determinada pelo admin - ate aki tudo otimoO problema é na visualização:No exibir.php não sei pegar o índice certo e fazer o select com base nessa idDepois chamo o processa.php que tem que chamar o exibir.php ate quantidade -1 pois tem o finalizar.php que é o gabarito que nem comecei ainda.Se eu clico em Próxima depois de demorar mil anos não incrementa o numero da questão nem muda a perguntaola você não poderia usar a paginaçao você faz a consulta com o limit imposto vai retornar todos dos dados ai você a paginaçao para exibir um a um acho que seu sistema ira ficar mais rapido e mais dinamico Se eu clico em voltar no browser muda sempre de forma aleatório a questãoQue comando faço para percorrer $_SESSION e indo chamando outra página ??? é conveniente usar ela session para esse caso de simulador ?? quais são os erros mais grotescos do meu codigo ? o que posso fazer pra melhora-lo ?Espero não ter complicado muitovaleu...simulador.php<?phpsession_start();include "Config/config_simulador.php";$_SESSION[cont]=1;# exibi o numero da questao$sql = mysql_query("select qtde from qtde"); # o admin q determina a quantidade de perguntas por execuçaowhile($linha = mysql_fetch_array($sql)){ # como pego apenas um valor direto sem usar o while?? tenho apenas esse campo na tabela qtde $qtde=$linha[qtde]; }$_SESSION[qtde]=$qtde;if ($qtde == 0)echo "Nenhuma pergunta a ser exibida!";else{$vet= mysql_query("select distinct id from perguntas order by rand() LIMIT $qtde"); # utilizando o distinct vai pegar valores aleatorios sem repetirwhile($linha = mysql_fetch_array($vet)){ $_SESSION=$linha[id]; # coloco na sessao todos os ids necessarios - fazendo isso apenas uma vez na execuçao }echo "<script>document.location.href='exibir.php'</script>";}?>exibir.php<?phpsession_start();include "Config/config_sistema.php";$var=$_SESSION; #problema ta aki preciso pegar a posição 0 pra primeira pagina depois posicao 1 pra segunda etc$consulta = mysql_query("select * from perguntas where id = $var");?>...<form action="processa.php" method="post"> <tr> <?php while ($linha = mysql_fetch_array($consulta)){ ?> <td width="10%" aling = "top" height="91"><?php echo $_SESSION[cont].")"; ?></td> <td height="91"><?php echo $linha[pergunta];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value="a" > A)</td> <td><?php echo $linha[a1];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "b" > B )</td> <td><?php echo $linha[a2];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "c" > C)</td> <td><?php echo $linha[a3];?></td> <TR> <td width="10%"><input type="radio" name="op" value= "d" > D)</td> <td><?php echo $linha[a4];} // fecho o while?></td> <input type="hidden" name="questao"> <TR> <td colspan="2"><input type="submit" value="Próxima"></td> </form>processa.php<?phpsession_start();include "Config/config_simulador.php";$pergunta= $_POST['questao];$correta= $_POST['op'];# pretendo gravar em arquivo txt as opcoes de respostas para depos comparar com a correta do banco de dadoswhile($_SESSION[qtde] > $_SESSION[cont]){ //aki tem erro de quantidade de paginas chamadas echo "<script>document.location.href='exibir.php'</script>"; }$_SESSION[cont]+=1;?> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 wallace Postado Junho 1, 2009 Autor Denunciar Share Postado Junho 1, 2009 olá a galera...tem outra forma de fazer issoqualquer ideia ajudavaleu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
wallace
Bom dia a todos
tenho que desenvolver um projeto (simulador) na faculdade e tenho pouco tempo pra implementa-lo...
é o seguinte tenho que criar um banco de dados em MySql para cadastrar as questões
depois o usuário irá ler as questões e marcar a sua alternativa,
em seguida clicar em gabarito para mostrar as respostas corretas e
quantidade de questões que acertou/errou
ou seja o mais simples possível
mas nem sei onde começar estou aprendendo agora o PHP e usando o XAMPP vou pesquisar como acessar o banco de dados MySql...
e como ficaria a lógica para fazer os códigos em php etc ???
valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
9 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.