Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[ajuda]quero carregar valores de uma classe na outra


sharken :~

Pergunta

Olá amigos tudo bem?? Estou com uma dúvida aqui e ainda nãos ei como resolver. Se vocês pudessem me ajudar ficaria grato.

Tenho 3 classes aqui. Uma chama Vendedor que interaje com a pessoal, a outra chama Caixa que amarmazena quantidade de notas e dinheiro e por último a Setor que verifica aonde tem lugares vagos e etc.

Como eu posso puxar os valores de uma clase pra outra?

class Vendedor {

void abreCaixa(notas1, notas5, notas10, notas20, notas50, notas100) {

//O usuário vai colocar a quantidade(não valor) de notas de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 aqui e essas notas terão que ser carregadas no caixa.

}

}

class Caixa {

int recebePagamento(notas1, notas5, notas10, notas20, notas50, notas100) {

// Chamar os valores da classe vendedor e botar aqui.

}

}

entendem o que eu quero?? agradeo a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

temos primeiro que ter em mente, que uma classe nada mais é que uma planta baixa de um objeto, uma classe sozinha não faz nada...

o que você deveria fazer é o seguinte:

na classe vendedor (vou apenas postar o código, porque explicar demoraria muito, depois resumo um pouco):

class Vendedor {

int notas1, notas2, notas5, notas10, notas20, notas50, notas100;

Vendedor(int numDeNotas1, int numDeNotas2, int numDeNotas5, int numDeNotas10, int numDeNotas20, int numDeNotas50, int numDeNotas100) { //isso é um construtor

notas1 = numDeNotas1;

notas2 = numDeNotas2;

notas5 = numDeNotas5;

notas10 = numDeNotas10;

notas20 = numDeNotas20;

notas50 = numDeNotas50;

notas100 = numDeNotas100;

}

void fazPagamento(int numDeNotas1, int numDeNotas2, int numDeNotas5, int numDeNotas10, int numDeNotas20, int numDeNotas50, int numDeNotas100) {

notas1 += numDeNotas1;

notas2 += numDeNotas2;

notas5 += numDeNotas5;

notas10 += numDeNotas10;

notas20 += numDeNotas20;

notas50 += numDeNotas50;

notas100 += numDeNotas100; //acrescenta os valores aos valores já existentes.

}

}

e na classe Caixa:

class Caixa {

public static void main(String[] args) { //começa o programa

Vendedor vend1 = new Vendedor(10, 10, 10, 10, 10, 10, 10);

//dez notas de cada valor, note o new Vendedor, ele chama o construtor da classe vendedor, e informa através dos parametros, quantas notas devem haver, agora para se referir aquele vendedor, você se refere ao objeto vend1;

//efetuando pagamentos:

vend1.fazPagamento(5,0,0,5,0,0,1); //acrescenta 5 notas de 1, 0 de 2, 0 de 5, 5 de 10, 0 de 20, 0 de 50 e 1 nota de 100.

//supondo que você quer saber quanto dinheiro tem naquele caixa (vend1), você faria:

int tantoDeNotasDeUmNoCaixa = vend1.notas1; //atribui o campo notas1 do objeto vend1 (agora com 15 notas de 1, lembra?) a variavel tantodenotas.......

System.out.println(tantoDeNotasDeUmNoCaixa); //imprime na tela quantas notas você tem...

}

}

espero que você tenha entendido... qlqr coisa pergunta ai

+++++ EDIT +++++

para informar tambem quantas notas existem no caixa, você tambem pode criar um método para dizer isto, então sua classe Vendedor (vendedor, não caixa), ficaria assim:

[...] //isso significa todo o código da classe vendedor, que eu não vou colocar aqui, se você for usar, insira depois do PENULTIMO } da classe vendedor:

void dizValores() {

System.out.println(notas1);

System.out.println(notas2);

System.out.println(notas5);

System.out.println(notas10);

System.out.println(notas20);

System.out.println(notas50);

System.out.println(notas10);

}

e sua classe CAIXA ficaria assim:

class Caixa {

public static void main(String[] args) { //começa o programa

Vendedor vend1 = new Vendedor(10, 10, 10, 10, 10, 10, 10);

//dez notas de cada valor, note o new Vendedor, ele chama o construtor da classe vendedor, e informa através dos parametros, quantas notas devem haver, agora para se referir aquele vendedor, você se refere ao objeto vend1;

//efetuando pagamentos:

vend1.fazPagamento(5,0,0,5,0,0,1); //acrescenta 5 notas de 1, 0 de 2, 0 de 5, 5 de 10, 0 de 20, 0 de 50 e 1 nota de 100.

//supondo que você quer saber quanto dinheiro tem naquele caixa (vend1), você faria:

vend1.dizValores(); //simples assim

}

}

++++++++ EDIT 2 +++++++++

isso também traz o beneficio de você poder ter multiplos caixas: ex:

Vendedor vend2 = new Vendedor(10,15,20,10,0,6,7);

Vendedor vend3 = new Vendedor(20,10,1,3,20,50,100);

cada vendedor tem uma copia independende de cada variavel e metodo, ou seja:

vend2.dizValores(); é diferente de vend3.dizValores();

você trata cada um individualmente...

++++++++ EDIT 3 ++++++++++

você também pode setar uma variavel de um objeto manualmente:

vend1.notas1 = 5;

vend2.notas100 = 1000000000000000; //quem dera =D

qlqr coisa posta ai colega.

Editado por Scripter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...