Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Sistema de Login e Autenticação Personalizado


ONon

Pergunta

Olá pessoal!

Estou tendo problemas na criação do login para meu sistema.

É o seguinte: eu gostaria que me dessem dicas de como fazer um sistema de login em ASP.NET via VB utilizando uma tabela de banco de dados em SQL Server.

A tabela já existe. Ela tem as colunas: COD_LOGIN, USUARIO, SENHA e TIPO sendo o ultimo um identificador que, ao efetuar o login, redireciona o usuário à página correspondente ao seu tipo.

Primeiro eu tentei utilizar o objeto Login do ASP.NET, mas pelo que eu vi, só se pode utilizá-lo com o sistema de login usando a ferramenta de administração do ASP.NET, o que não é possível no meu caso.

Então eu criei dois TextBox, um Button e um SqlDataSource para criar o login manualmente.

No código do Button eu tentei um If bem doido usando SqlDataSource.Select(), mais ou menos assim:

Dim cmnd As String
Dim tipo as String
cmnd = "SELECT USUARIO FROM LOGIN WHERE USUARIO = '" & txtUser.Text & "'"
SqlDataSource1.SelectCommand = cmnd
IF SqlDataSource1.Select() Then
     cmnd = "SELECT SENHA FROM LOGIN WHERE USUARIO = '" & txtUser.Text & "'"
     SqlDataSource1.SelectCommand = cmnd
     IF txtPW.Text = SqlDataSource1.Select() Then
          cmnd = "SELECT TIPO FROM LOGIN WHERE USUARIO = '" & txtUser.Text & "'"
          SqlDataSource1.SelectCommand = cmnd
          tipo = SqlDataSource1.Select()
          Select Case tipo
               Case "A"
                    'Redireciona para página do Administrador
               Case "P"
                    'Redireciona para página do Professor
               Case "L"
                    'Redireciona para página do Aluno
          End Select
     Else
          MsgBox("Senha Errada") 'somente exemplo, depois eu coloco algo melhor
     End IF
Else
     MsgBox("Usuario Errado")
End IF

Porém ele fica pedindo argumentos nos SqlDataSource1.Select() que não faço idéia de quais sejam, e acredito que não seja o SqlDataSource1.Select() que eu devo utilizar...

Gostaria de resolver este meu probleminha, mesmo acreditando que o código correto não tenha nada a ver com este aí.

Além disso eu preciso de um sistema de segurança que impeça um usuário de acessar uma página que não deveria.

Imagino que isto seja feito com cookies, mas não faço a menor idéia de como implantar isso.

Se puderem me indicar algum lugar com um bom tutorial sobre isso, eu agradeço, pois não consigo encontrar em lugar nenhum.

Agradeço desde já

ONon.

ps.: Como eu redireciono para outra página pelo VB?

pps.: Estou utilizando ASP.NET em VB no Visual Studio 2008, banco de dados SQL Server 2005

Editado por ONon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

quintelab,

eu olhei este artigo, porém ele não me ajudou muito, pois trata-se de um código em C#, e estou utilizando VB, e mesmo assim eu não conheço nada de C# para tentar adaptar o código...

Mas mesmo assim, muito obrigado pela atenção.

ONon

Editado por ONon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu, quintelab!

Dessa vez ajudou, e muito!

Mesmo não sendo exatamente o que eu precisava, me deu a base para criar meu login!

Desculpa a demora na resposta, é que eu andei meio ocupado essa ultima semana...

Muito Grato,

ONon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...