Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Pergunta de Exame em C


camara

Pergunta

Olá a todos!

Estou com uma dúvida relativamente a uma pergunta que foi feita num exame de programacao 2 em 07/08, que é a seguinte:

Pretende-se criar um pequeno programa que permita calcular o valor total da dívida de uma pessoa que tenha contraido um empréstimo no ano 0 (zero). A divida é calculaada ano após ano, considerando-se apenas periodos inteiros de 1 ano, e sem pagamentos ("amortizações") intercalares. A taxa de juro é fixa. Por exemplo se se, contrair um empréstimo de 100 euros à taxa de 12.0%, a divida no ano 2 é dada por 100.0 x 1.12 x 1.12 = 125.44.

Escreva uma funcao em C que tenha como argumento um número inteiro positivo ano um numero real positivo montante_inicial e numero real positivo taxa_juro, e que retorne o valor da divida do ano ano. A função tem de ser implementada de forma iterativa.

Eu tenho a função feita mas a minha dúvida é relativamente ao algoritmo 1.12 x 1.12 ???

float divida_total (int ano, double montante_inicial, float taxa_juro) {

int i = 0;

float valor, taxa;

for (i = 0; i =< ano; i++) {

??????????????

______________

Obrigado.

Câmara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Pelo que deu para entender, a dívida e calculada com a fórmula do juros composto:

m = c*(1+i)^n

Onde m = montante, c = capital, i = taxa e n = número de períodos.

Para calcular a potência, é só multiplicar o capital c pela taxa i + 1, n vezes. Por exemplo, se anos é igual a 3, então o montante final é igual a c*(1+i)*(1+i)*(1+i). É importante notar que a taxa deve estar em decimal (12% é igual a 0,12).

double divida total (int ano, double montante, double taxa) 
{
    for (; ano; ano--) 
        montante *= (1 + taxa);
        
    return montante;
}

Editado por Luiz Rodrigo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...