Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Fixar scroll no link


c-techdx

Pergunta

Oi pessoal,

Estou com um problema aqui e espero que possam me ajudar, porque na verdade eu não entendo muito de programação de website.

Eu estou fazendo um site simples, todo em html, usando o Dreamweaver CS3. O problema é o seguinte...

A tela principal tem muito conteúdo e por conta disso é uma tela longa que precisa usar a barra de rolagem para ver tudo. Dentro desta tela principal eu criei alguns links que abrem outras janelas através do 'behaviors / open browse window'.

O problema é que quando este link se encontra no fim da página e eu clico para abrir essa nova janela, a tela principal volta ao topo. Ou seja, sobe toda a barra de rolagem da tela principal sempre que clico em um link para abrir uma nova tela (open browse windows). Eu gostaria que a tela principal ficasse parada no lugar quando eu acesso esses links. Um amigo meu disse que através de código javascript eu poderia fixar a tela no link que eu estou clicando.

Alguém poderia me explicar como fazer isso, e que tipo de código eu preciso? Já procurei muito pela net, mas não encontro o código certo para o meu problema. Espero que possam me ajudar.

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Eu não tenho muito conhecimento, mas o que eu quero me parece algo muito simples.

Vou postar um código teste aqui, com o mesmo tipo de link que estou usando. Não posto o link da página original por ser muito grande. Eu só quero fixar o scroll quando eu clicar no link. Só quero que o scroll fique na posição que estiver, sem ficar voltando ao topo quando abrir a nova janela. Entende?

Aqui está o código de teste:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document</title>
<script type="text/javascript">
<!--
function MM_openBrWindow(theURL,winName,features) { //v2.0
  window.open(theURL,winName,features);
}
//-->
</script>
</head>

<body>
<div align="center">
  <table width="750" border="0" cellspacing="0" cellpadding="0">
    <tr>
      <td width="750" height="1514"><div align="center"><a href="#" onclick="MM_openBrWindow('teste2.html','','')">Link Teste</a></div></td>
    </tr>
  </table>
</div>
</body>
</html>

Muito obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A melhor forma de se abrir um link não é dessa forma (utilizando javascript), e sim com HTML puro, mas infelizmente a maioria dos editores faz essa "bagunça"

O link sobe porque ele está sendo direcionado para "#", que se refere ao início da página

Tente usar o link assim:

<a href="teste2.html" target="_blank">Link Teste</a>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá Jonathan, muito obrigado... este seu código funcionou, mas como eu faço para que a nova tela apareça no tamanho que eu quiser e sem scroll, navigator toolbar, menu bar, resize handles, status bar, etc... ou seja... como faço para que a janela abra toda limpa e no tamanho que eu quero?

Eu estava usando o 'behavior / open browse window' do dreamweaver justamente por ele dar estas opções.

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então nesse caso terá realmente que fazer da forma anterior.

Você pode fazer assim:

"><a href="teste2.html" target="_blank" onclick="MM_openBrWindow('teste2.html','','');return false">Link Teste</a><

A diferença, basicamente, está no return false do evento onclick. Quando o usuário clicar no botão ele irá abrir a janela, e depois cancelar o efeito do clique.

Também deixei o atributo href apontando para a nova URL e o target como _blank (indica que a página será aberta em outra janela) para que caso o navegador não tenha suporte à JavaScript ele consiga acessar o link (isso também ajuda nos buscadores), embora a janela seja aberta normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi Jonathan,

Aqui é o c-techdx, você me ajudou a resolver o problema de abrir uma nova janela sem subir o scroll da tela principal.

Deu tudo certo sim, obrigado.

Eu só queria tirar uma última dúvida com você...

O lance é que quando eu configuro um link para abrir uma nova janela, eu coloco os valores exatos de altura e largura do html que será aberto nesta janela, como por exemplo, 750 x 1514.

Como 1514 é maior do que a maioria das resoluções, como a minha por exemplo que tem 768 de altura, o navegador redimenciona automaticamente a tela e abre com a altura exata da minha resolução. Em todos os navegadores que eu testei isso acontece e é exatamente o que eu quero que aconteça.

A minha dúvida é a seguinte. Todos os navegadores, do windows, macintosh ou linux irão fazer isso e redimencionar automaticamente para a resolução que a pessoa está usando? Ou eu precisaria fazer alguma coisa para garantir que a tela sempre abra no tamanho exato da tela?

Muito obrigado,

Cassio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...