Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Roteadores...

Anderson Ferreira

Pergunta

Bom galera, a função de um roteador é de escolher o melhor caminho para que um pacote de dados chegue ao seu destino.

O roteador é sempre utilizado em conjunto com switch(s) e/ou hub(s). Ou seja, como mostra a imagem abaixo:

y1pll3mgrpb39nbead3r2h5.jpg

Mas o que não entendo é o seguinte: Se ele serve pra escolher o melhor caminho, o que adianta, se o único caminho que tem na imagem acima é pro Hub. Ou seja, ele não precisa escolher o melhor caminho, ele só pega os pacotes e joga pro hub, ai o hub faz o seu trabalho...

Procurando na internet, também encontrei a seguinte definição:

Roteador e o que recebe a conexao e o hub ou switch e o que distribui a conexao para os outros PCs

Mas se o roteador só serve pra receber a conexão, não é necessário roteador! O próprio Switch também recebe conexão (igual aq em casa)...

Obrigado,

Anderson Ferreira

Editado por Anderson Ferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Bom galera, a função de um roteador é de escolher o melhor caminho para que um pacote de dados chegue ao seu destino.

O roteador é sempre utilizado em conjunto com switch(s) e/ou hub(s). Ou seja, como mostra a imagem abaixo:

y1pll3mgrpb39nbead3r2h5.jpg

Mas o que não entendo é o seguinte: Se ele serve pra escolher o melhor caminho, o que adianta, se o único caminho que tem na imagem acima é pro Hub. Ou seja, ele não precisa escolher o melhor caminho, ele só pega os pacotes e joga pro hub, ai o hub faz o seu trabalho...

Procurando na internet, também encontrei a seguinte definição:

Roteador e o que recebe a conexao e o hub ou switch e o que distribui a conexao para os outros PCs

Mas se o roteador só serve pra receber a conexão, não é necessário roteador! O próprio Switch também recebe conexão (igual aq em casa)...

Obrigado,

Anderson Ferreira

Não necessariamente eu preciso de um HUB/SWITCH após um roteador, na verdade isso depende muito da rede...

no seu exemplo acima, poderia muito bem ser descartado seu HUB e até seu switch, pois ai sim seu roteador funcionaria de maneira mais eficaz.

Link para o comentário

• 0

É, mais se fosse uma rede de 50 computadores (ou menos, ou mais)... O roteador só tem 1 porta (ou 2 eu acho). Então, onde seria q eu ia conectar esse monte de portas RJ45 de 50 computadores?

Por isso, q acho eu q é praticamente obrigatório o uso de um Hub ou Switch. mas se usar um Switch, não seria necessário um roteador, pois o próprio Switch, faria o trabalho.

Link para o comentário

• 0
É, mais se fosse uma rede de 50 computadores (ou menos, ou mais)... O roteador só tem 1 porta (ou 2 eu acho). Então, onde seria q eu ia conectar esse monte de portas RJ45 de 50 computadores?

Por isso, q acho eu q é praticamente obrigatório o uso de um Hub ou Switch. mas se usar um Switch, não seria necessário um roteador, pois o próprio Switch, faria o trabalho.

cara depende de qual roteador você está falando, você está generalizando..

existem roteadores de 24 portas e até mais... não se prenda a esses modelos da D-link com no máximo 4 saídas...

no caso de uma rede assim você que queira separar por pequenos "Grupos", você pode colocar abaixo de um Roteados alguns Switchs

o Swicth não faz o trabalho de um roteador, pode sim fazer um trabalhor melhor que o HUB, mas não se pode comparar com um roteados...

Abaixo segue um link com alguns modelos da CISCO.

Alguns Roteadores CISCO

Link para o comentário

• 0

Boom... O roteador q falo, é desse (q também é da Cisco):

7B31D_1.jpg

Ele só tem 1 porta RJ45 (ou 2 ?)...

Isso qr dizer q este tipo tem q ser usado obrigatoriamente com um Switch (ou Hub)...

Mas se este tipo de roteador acima, serve pra enviar o pacote pro melhor caminho, o que não entendo, é q neste tipo de roteador só existe um caminho: O Switch (ou Hub)! Já q ele tem q ser usado obrigatoriamente com um desses aparelhos. Ou seja, pra q é usado esses roteadores, já q não são necessários, por haver apenas um caminho! :wacko:

***Desculpee por minha persistência (e burrice) :D

Obrigado,

Anderson Ferreira

Link para o comentário

• 0

Bom, falei com meu prof do curso, e ele falou q o roteador serve pra ligar uma rede diferente, em uma rede local (por exemplo).

Até ai td beem, mas quando cheguei em casa, refletindo mais, surgiu uma dúvida:

Como assim, uma rede diferente?

Pensei, : Uma rede WAN, em um rede LAN, mas como, se tipo o cabo q vem da prestadora de serviço (Speedy / Velox), já vem pronto, não precisa de roteador pra definnir o melhor caminho :wacko:

Link para o comentário

• 0

nada de se desculpar por persistência e isso não é burrice e sim vontade de aprender, e faz bem em tirar as suas dúvidas, afinal o forum existe para isso... e acaba me fazendo estudar mais um pouquinho também.

esse modem é está fazendo um papel de "gateway" convertendo o sinal da internet e jogando para sua rede local...tente pensar o seguinte...existe uma rede, rede A, que vai para todo um prédio, onde se passa o sinal da internet apenas para os moradores da coluna 01, sendo que é prédio de 4 apts por andar, porem joãozinho do 5 andar decidiu compartilhar sua rede com todos do andar, temos uma rede B, e agora todos com internet no 5 andar e nesse mesmo andar existe o sr. Luis que tem 5 pcs em casa e não quer que os outros tenham acesso a seus micros porem precisa da internet, foi então criada uma 3 rede, a rede C, sendo que seu luis colocou um roteado igual ao seu que recebe a internet e joga para dentro da rede dele.. esse roteador tem o papel para achar a melhor "rota" na saída dos dados, enquanto o outro roteador que ele usa abaixo desse usa para achar a rota internamente.

ou seja temos 3 redes uma dentro da outra, como redes diferentes e precisamos do roteador para isso, por ser mais rápido.

não é necessário um swicth/hub abaixo de um roteador, pode sim usar outro roteador.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...