Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Operadores bit.

jonathan_willian

Pergunta

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Os operadores lógicos bit-a-bit só podem ser usados pelos tipos char, int e long int. São os operadores:

& - "E"

| - "Ou"

^ - "Ou Exclusivo"

~ - "Não"

>> - "Deslocamento de bits à direita"

<< - "Deslocamento de bits à esquerda"

Eles ajudam os programadores a trabalharem em "baixo nível". Por exemplo, tenho uma variável "x" com o número 3. Em binário de 8 bits seria: 00000011. Se eu escrevo "~x", o número se transformará para 11111100. Pode-se observar estes operadores por exemplo em um código-fonte qualquer que sirva para controlar a porta paralela do pc. A porta paralela (LPT) possui 8 pinos de DADOS, 4 de CONTROLE e 5 de STATUS. Os pinos de DADOS e CONTROLE são saídas e os de STATUS são entradas. Os pinos de DADOS por exemplo funciona com 8 bits. Cada bit é um pino da porta paralela, como ela é de 8 bits, se eu escrevo o número 11111111, eu vou estar enviando um sinal em todos os 8 pinos de DADOS da porta paralela. Se eu mando o número 2, 00000010, eu vou estar enviando um sinal somente no pino referente ao bit 2. Muitos projetos que são controlados pela porta paralela funcionam desta forma, e os operadores lógicos bit a bit ajuda na programação deste tipo de coisa. Não sei se ficou bem claro, mas é isso aí, se alguém tiver alguma explicação mais elabora, mais detalhada, posta aí. falou... Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...