Reginaldo - sommus Postado Agosto 7, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 7, 2009 Caros colegas,Estou tentando aumentar ao máximo a segurança, em relação a acesso no banco de dados da minha aplicação...Pensei em fazer da seguinte forma:1) Instalar um banco mysql, somente para minha aplicação (mudando pasta e porta na instalação)...2) Ao fazer o primeiro acesso (com a senha do root), minha aplicação cria um novo usuário e apagar todos os outros...Assim, somente, minha aplicação terá acesso a esse banco, impedindo que qualquer outra pessoa possa acessá-lo...Perguntas:1) Isso é realmente seguro?2) Quais os prós e contras desse tipo de implementação?Bom, acho que é só...Obrigado pela atenção de todos,Reginaldo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Reginaldo - sommus Postado Agosto 7, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 7, 2009 Caros Colegas,Apenas para complementar o tópico:o cadastro do novo usuário citado no post, fiz da seguinte maneira:GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO reginaldo IDENTIFIED BY '123456' WITH GRANT OPTIONa idéia é criar um SUPER-USUÁRIO que não tenha restrições nenhuma... essa é a melhor forma?Obrigado pela atenção,Reginaldo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Agosto 8, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 8, 2009 Oi, 'Reginaldo - sommus'!1) Isso é realmente seguro?2) Quais os prós e contras desse tipo de implementação?Depende. Se ninguém tiver acesso ao servidor de banco, sim. é seguro. Mas, se tiver acesso ao servidor de banco, não. Basta ver alguns tópicos aqui do forum sobre recuperação de senha do root.Eu não tiraria a senha do root. Apenas criaria uma senha forte para acesso direto ao banco (emergencial).Quanto a sua aplicação acessar o banco com uma outra conta/senha, isto é o recomendável. O que não é recomendável é que esta conta/senha possua todos os privilégos. Determine somente os privilégios necessários para esta conta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Reginaldo - sommus Postado Agosto 10, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 10, 2009 Caro Denis,Obrigado por responder.A minha maior preocupação é exatamente essa questão de que "qualquer um" pode recuperar a senha do root e acessar meu banco tranquilamente... isso é que estou achando fraco em relação a segurança....A questão é: O que adianta colocar uma "senha forte" no root, se depois através de um "passo a passo", que inclusive já vi aqui no fórum e já testei, pode-se recuperar/alterar a senha do root ???Att.Reginaldo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Agosto 10, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 10, 2009 Reginaldo,A senha do root vai impedir que outros acessem remotamente. A segurança em seu servidor é que prevalecerá quanto ao acesso via console. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Reginaldo - sommus Postado Agosto 10, 2009 Autor Denunciar Share Postado Agosto 10, 2009 Caro Denis,Um detalhe que esqueci de comentar é que estou usando mysql numa aplicação DESKTOP, então o servidor é a máquina do meu cliente, não está on-line é um windows xp, mesmo....Outra questão é: E se ocorrer (por acidente) de apagar todos as contas de usuário do mysql, tem jeito de acessar novamente, nem que seja pra fazer um backup do banco ????t+Reginaldo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Agosto 10, 2009 Denunciar Share Postado Agosto 10, 2009 Outra questão é: E se ocorrer (por acidente) de apagar todos as contas de usuário do mysql, tem jeito de acessar novamente, nem que seja pra fazer um backup do banco ????Caro Reginaldo, Tem sim. É só seguir as intruções do tópico de recuperação de usuário root.Em último caso, se suas tabelas estiverem usando o engine MyISAM, basta copiar as pastas para outro local, reinstalar o banco, refazer as estruturas e copias as pastas de volta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Reginaldo - sommus
Caros colegas,
Estou tentando aumentar ao máximo a segurança, em relação a acesso no banco de dados da minha aplicação...
Pensei em fazer da seguinte forma:
1) Instalar um banco mysql, somente para minha aplicação (mudando pasta e porta na instalação)...
2) Ao fazer o primeiro acesso (com a senha do root), minha aplicação cria um novo usuário e apagar todos os outros...
Assim, somente, minha aplicação terá acesso a esse banco, impedindo que qualquer outra pessoa possa acessá-lo...
Perguntas:
1) Isso é realmente seguro?
2) Quais os prós e contras desse tipo de implementação?
Bom, acho que é só...
Obrigado pela atenção de todos,
Reginaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados