Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Delphi 7 + DBExpress + Firebird


RafaelemeNt

Pergunta

Bom dia srs.

Estou com um grande problema com meu sistema na máquina cliente. Primeiramente, gostaria de lembrar que a pequena aplicação está terminada e funciona corretamente dentro do esperado na máquina de desenvolvimento.

O problema está na máquina em que ela irá rodar. A máquina tem Windows XP com o cliente do Firebird instalado. O problema é que a aplicação não roda na máquina cliente. Eu executo, o processo se inicia na memória (como eu posso confirmar na lista de processos via CTRL + ALT + DEL) mas não exibe nenhum formulário.

Fazendo alguns testes, eu fechei a conexão com o banco de dados (SQLConnection.Connected := False), reconstruo e recompilo a aplicação, e daí sim, ela é exibida na máquina cliente. Porém, quando eu acesso qualquer parte da aplicação, vem a mensagem que eu não posso fazer a ação no ClientDataSet fechado.

Se eu ligo a conexão com o banco de dados e coloco todos os ClientsDataSets ativos, aí novamente a aplicação não roda.

Se eu tento ligar a conexão via programação, por exemplo:

DataModule1.SQLConnection1.Connected := True;
Vem a mensagem que não foi possível carregar "dbexpinf.dll" Não sei se ajuda, mas eu sigo a seguinte lógica para os meus formulários de cadastros: no evento OnCreate do form de cadastro de Cliente:
DataModule1.ClientDataSet1.Append;
no evento onDestroy do form de cadastro de Cliente:
DataModule1.ClientDataSet1.CancelUpdates;

Tenho também o ApplyUpdates no botão Cadastrar e por aí vai. Portanto, gostaria de saber como faço pra resover esse problema, e a aplicação rodar na máquina cliente.

Eu utilizo Delphi 7 + Paleta DBExpress (componente SQLQuery) + Paleta DataAccess (componentes DataSetProvider e ClientDataSet) + Firebird 1.5

Por favor, se puderem me dar uma luz, eu agraço!

Editado por RafaelemeNt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Estou com um grande problema com meu sistema na máquina cliente
Vem a mensagem que não foi possível carregar "dbexpinf.dll"

Significa que ele esta pedindo esta dl para poder se conectar ao banco de dados

Fazendo alguns testes, eu fechei a conexão com o banco de dados (SQLConnection.Connected := False), reconstruo e recompilo a aplicação, e daí sim, ela é exibida na máquina cliente.

Porém, quando eu acesso qualquer parte da aplicação, vem a mensagem que eu não posso fazer a ação no ClientDataSet fechado.

Isso é mais do que óbvio.

Aplicações rodando em uma maquina cliente que não tenha o Firebird instalado e necessario copiar para a maquina cliente alguns arquivos do Firebird para que a aplicação possa ser executada

Faça uma pesquisa no forum que voce vai achar quais são os arquivos necessarios

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...ghlite=firebird

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Perdoe pela ignorância.

Instalei o firebird na máquina cliente, ativei todos os datasets e agora tenho um outro problema: assim que mando executar a aplicação aparece a tela do windows:

Este programa encontrou um problema e precisa ser fechado

E pede pra enviar um relatório de erros para Microsoft. Não tenho a mínima idéia do que seja isso. Alguma idéia??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Instalei o firebird na máquina cliente, ativei todos os datasets e agora tenho um outro problema: assim que mando executar a aplicação aparece a tela do windows:

Este programa encontrou um problema e precisa ser fechado

E pede pra enviar um relatório de erros para Microsoft. Não tenho a mínima idéia do que seja isso. Alguma idéia??

Verifique o relatório ... se aparecer erro de Kernell existe algum problema com a estrutura do seu banco de dados ou até mesmo erro em algum registro de alguma tabela

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Esse erro sempre ocorria comigo na estação, porque no seu DataModule você está deixando o SQLConnection1 na opção connected para True, você tem que pegar e setar essa opção para False e depois compilar!

Troque o executavel do cliente e acesse seu programa! :blush:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...