server.HTMLEncode - usa-se para codificar textos que contenham caracteres especiais, tais como > ou <. Codificado, o Browser saberá que o caractere faz parte do texto, e então, este caractere não será interpretado com código. É usado também para para codificar caracteres de outros idiomas, de forma que o Browser identifique o idioma, e então exponha os símbolos corretos na tela.
sintaxe: server.HTMLEncode("string")
<%
response.write(server.HTMLEncode("<<>>"))
response.write(server.HTMLEncode("WELCOME TO MÜNCHEN"))
'os caracteres <, >, e Ü são caracteres especiais. O comando HTMLEncode assegura que esses códigos serão interpretados de forma correta pelo Browser.
%>
server.URLEncode - URLs (Uniform Resource Locators) são usados para requisitar arquivos e informações em servidores WEB. Muitas vezes, os URLs não contém apenas o nome do arquivo, mas também carregam com eles valores de variáveis no formato QueryString. O comando server.URLEncode transforma strings de texto em strings no formato QueryString.
sintaxe: request.URLEncode("string")
<%
response.write(server.URLEncode("test.asp?name= Victor Gabriel&idade=13 anos"))
response.write("test.asp?" & server.URLEncode("name= Victor Gabriel&idade=13 anos"))
%>
server.MapPath - retorna o path físico do arquivo a partir do path virtual.No caso de arquivos que não tenham homônimos no mesmo domínio, a função server.MapPath é capaz de localizar o arquivo no domínio e retornar o path físico.
sintaxe: server.MapPath("path virtual")
<%
response.write(server.mappath("/test.asp"))
'a linha acima retorna o path físico do arquivo test.asp no servidor. No caso, c:\scriptbrasil\test.asp
response.write(server.MapPath("test.asp"))
'a linha acima retorna o mesmo path físico, apesar de não conter o path virtual, e sim, apenas o nome do arquivo. Tal retorno só é possível se não existirem dois arquivos com o mesmo nome dentro do mesmo domínio.
%>
server.CreateObject - É usado para gerar instâncias de componentes para uso nos Scripts. Por padrão, cada objeto criado a partir do componente é automaticamente destruído ao acabar o processamento da página.
sintaxe: Set nomedadoaoobjeto = Server.CreateObject("iddoobjeto")
<%
Set objtexto = Server.CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
'a linha acima criou uma instância de objeto do componente scripting.filesystemobject, usado para acessar arquivos texto.
Set arquivotexto = objtexto.OpenTextFile(Server.MapPath("test.txt"))
'abre o arquivo texto dentro da instância do objeto Scripting.FileSystemObject
response.write arquivotexto.readline
'a linha acima mostra a primeira linha de texto do arquivo aberto.
arquivotexto.close
'a linha abaixo destruíu imediatamente
%>
Pergunta
Victor
Vou falar um pouco sobre o Objeto Server
O objeto Server permite o acesso e a configuração de algumas funções e métodos diretamente ligados ao servidor.
Funções do Objeto Server:
server.ScriptTimeOut - configuração do Timeout de carregamento da página
server.HTMLEncode - codifica strings. Usado para codificar strings que contenham caracteres especiais.
server.URLEncode - transforma strings para o formato QueryString.
server.MapPath - mapeia arquivos de acordo com o path físico, a partir do path virtual.
server.CreatObject - permite abertura de instâncias de objetos vinculados a componentes ActiveX.
exemplos:
server.ScriptTimeOut - Configura o tempo máximo para execução e carregamento da página. O tempo padrão é de 90 segundos.
sintaxe: server.ScriptTimeOut = tempo
server.HTMLEncode - usa-se para codificar textos que contenham caracteres especiais, tais como > ou <. Codificado, o Browser saberá que o caractere faz parte do texto, e então, este caractere não será interpretado com código. É usado também para para codificar caracteres de outros idiomas, de forma que o Browser identifique o idioma, e então exponha os símbolos corretos na tela. sintaxe: server.HTMLEncode("string") server.URLEncode - URLs (Uniform Resource Locators) são usados para requisitar arquivos e informações em servidores WEB. Muitas vezes, os URLs não contém apenas o nome do arquivo, mas também carregam com eles valores de variáveis no formato QueryString. O comando server.URLEncode transforma strings de texto em strings no formato QueryString. sintaxe: request.URLEncode("string") server.MapPath - retorna o path físico do arquivo a partir do path virtual.No caso de arquivos que não tenham homônimos no mesmo domínio, a função server.MapPath é capaz de localizar o arquivo no domínio e retornar o path físico. sintaxe: server.MapPath("path virtual") server.CreateObject - É usado para gerar instâncias de componentes para uso nos Scripts. Por padrão, cada objeto criado a partir do componente é automaticamente destruído ao acabar o processamento da página. sintaxe: Set nomedadoaoobjeto = Server.CreateObject("iddoobjeto")[]'s
Victor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.