Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Acessar Firebird em vários usuarios do Windows!


Douglas Soares

Pergunta

Bom dia, estou tendo dificuldades com o Firebird 1.5.4 faz um bom tempo, quando estou em um determinado usuario do windows e tento abrir meu sistema ele abre normal, porem quando eu reiniciava o computador e entrava em outro usuario ele dava sem conexão com o banco de dados!

Isso eu resolvi com um simples arquivo de registro

http://www.4shared.com/file/134294816/888f0642/Firebird.html

esse arquivo faz com que o firebird inicie-se a partir do usuário que você logou no windows, e não em um usuário fixo....

Porem quando eu clico em Fazer Logoff e trocar usuário, dai eu logo em um usuario novo e abro o sistema e lá vem a mensagem de sem conexão com o banco de dados!

outra coisa, esse arquivo resolve o problema daquela mensagem: The Firebird Guardian failed to startup because another instance of the guardian is already running.

E ae alguém pode me ajudar????

Abraços

Editado por Douglas_Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0
Porem quando eu clico em Fazer Logoff e trocar usuário, dai eu logo em um usuario novo e abro o sistema e lá vem a mensagem de sem conexão com o banco de dados!

Isso acontece porque no perfil do novo usuário existem restrições a acessos à pastas que devem ser configurados

Dê acesso de administrador ao novo usuário.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Todos os usuários são administradores.... se eu executo o arquivo reg, depois eu reinicio o computador e entro em um usuario dai funciona, se eu reiniciar dinovo e entrar em outro usuario tambem funciona.... porem se eu estiver já em um usuario e clicar em Iniciar>Fazer Logoff>Trocar de Usuário.... dai escolho outro usuario... porem dai da o erro de conexão.... acho que é porque o firebird continua aberto no outro usuário.... porem não sei resolver...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
porem se eu estiver já em um usuario e clicar em Iniciar>Fazer Logoff>Trocar de Usuário.... dai escolho outro usuario... porem dai da o erro de conexão....

Quando fizer isso, verifique se o serviço do Firebird esta rodando, no gerenciador de tarefas do windows ..... se não estiver rodando voce deve startar o serviço ... e a conexão será restabelecida

caso esteja rodando e der o erro de conexão, então voce deve instalar o Firebird no perfil do novo usário tambem.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

No Inno Setup tem alguma opção para mim instalar o firebird em todos os usuarios e para futuros usuario criados????

Ou no próprio instalador do FireBird tem alguma opção dessa?

Abraços

Editado por Douglas_Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
No Inno Setup tem alguma opção para mim instalar o firebird em todos os usuarios e para futuros usuario criados????

Ou no próprio instalador do FireBird tem alguma opção dessa?

Não tem ... por isso é necessário a instalação dos programas nos perfis de novos usuários

observe que programas instalados no perfil do administrador não aparecem no perfil de um usuário novo

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então não sei o que fazer =/, se tivesse jeito de eu parar o firebird no outro usuário e depois iniciar nesse.... tem aquele comando que o Churc fez o ControlFBService, mas ele só funciona se eu estiver no usuário que o iniciou :closedeyes: .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Não é que esse é o programa do cliente, ou seja.... o cliente instala na maquina dele e está funcionando normal... dai o encrenqueiro resolve usar a Troca Rapida de Usuários.... dai quando abre o programa da sem conexão com o banco........... e você disse q tenho q instalar o fb no outro usuário.... ou seja.... eu instalo e guardo num arquivo ini que instalei no seguinte usuário.... seria isso?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o cliente instala na maquina dele e está funcionando normal... dai o encrenqueiro resolve usar a Troca Rapida de Usuários.... dai quando abre o programa da sem conexão com o banco........... e você disse q tenho q instalar o fb no outro usuário.

Exatamente isso... é só instalar o FB no perfil do outro usuário cadastrado no micro

o seu arquivo ini deve ter o caminho para o banco .... se voce não fizer o teste não vai saber se funciona

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ahaahha não adianta, já testei :wacko: , ele funciona na hora mais se troco pra outro que já havia instalado ele da o problema.... eu creio que tem o nome do usuario atual em algum arquivo da pasta firebird... o problema é descobrir qual -_-

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Ahaahha não adianta, já testei , ele funciona na hora mais se troco pra outro que já havia instalado ele da o problema.... eu creio que tem o nome do usuario atual em algum arquivo da pasta firebird... o problema é descobrir qual

Douglas ... fiz um teste na minha máquina:

criei um novo usuario e dei direitos de administrador

fiz a troca de usuarios

instalei o programa e rodei .... deu erro de conexão com o banco de dados, porque o serviço banco não estava rodando

instalei o banco de dados e startei o serviço

conexão ok ... programa funcionando

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o seu programa deve ser magico.... pois o meu não funciona

instalei o seu programa e o firebird

criei um novo usuario e dei direitos de administrador

fiz a troca de usuarios

Não precisei instalar novamente o programa, apenas criei um atalho para o programa e rodei .... deu erro de conexão com o banco de dados, porque o serviço do banco não estava rodando

startei o serviço manualmente pelo painel de controle, porque automaticamente ele não pode executar devido as diretivas do windows.

conexão ok ... programa funcionando

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

aaahahaaha o que eu faço de pesquisa no fórum... é perigoso o site bloquear meu ip de tantas pesquisas minhas, rsrsrs... no entanto já usei essa função! mas ela n funciona.... (ou melhor, ela funciona no mesmo usuario!), exemplo: se eu estou com o programa aberto em um usuario, dps eu fecho ele, e troco de usuario, mesmo usando essa função... ele não consegue ligar o firebird... eis a grande questão..... :ninja:

Obs: melhor eu parar de pesquisar se não vo perde meu usuário no fórum, rsrsrsrs

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

numa tentativa desesperada criei um form para quando der sem conexão, dai coloquei um botão conectar, e nele botei o seguinte código:

procedure TfrmSemConexao.Button1Click(Sender: TObject);
begin
try
WinExec('cmd /c NET STOP "FireBird Server - DefaultInstance"', SW_HIDE);
ControlFBSvr(False);
Sleep(3000);
except
end;

try
WinExec('cmd /c NET STOP NET START "FireBird Server - DefaultInstance"', SW_HIDE);
ControlFBSvr(True);
Sleep(3000);
except
end;

frmAbertura.SQLConnection1.Connected := true;

close;
end;

o ControlFBSvr é aquela função q você me mostrou.... ela só ativa o serviço do FBGuardian, e esse comando de CMD ativa o FBServer...

o problema é que mesmo fazendo isso ainda aparece a mensagem de sem conexão... na curiosidade mudei para Aplicação no painel de controle, dai ele abre... porem se eu retorno ao outro usuário ele não abre mais... dai eu tenho que reiniciar pra pegar.... e assim vai haushuashuas

e agora???????? eitaaaaaaaaaaaaaaaa q firebird doidooooooooo :ninja:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Caro amigo Jhonas, encontrei uma forma de fazer o que quero porem vou precisar de sua ajuda.... é o seguinte, vou instalar o firebird sempre como aplicação... no entanto quando eu trocar de usuário e executar meu programa eu preciso fechar os processos: fbguard.exe e fbserver.exe.... não pense que não sei fechar... o problema é que preciso fecher o processo em todos os usuários... porem exemplo, fechar o processo que foi iniciado a partir do outro usuário que está logado...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Caro amigo Jhonas, encontrei uma forma de fazer o que quero porem vou precisar de sua ajuda.... é o seguinte, vou instalar o firebird sempre como aplicação... no entanto quando eu trocar de usuário e executar meu programa eu preciso fechar os processos: fbguard.exe e fbserver.exe.... não pense que não sei fechar... o problema é que preciso fecher o processo em todos os usuários... porem exemplo, fechar o processo que foi iniciado a partir do outro usuário que está logado...

Não é necessário... o windows gerencia individualmente cada perfil de usuário

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...