Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) SQL delphi,zeos,mysql não aparece os dados


Milton Carlos

Pergunta

boa tarde a todos, alguém pode dar uma luz, não consigo trazer os dados, somente neste primeiro exemplo da certo, mas quero que seja pelos campos edit´s.

assim aparece

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>=1

and codigo <=999999

assim não quer aparece o q esta faltando

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>="edit1.Text"

and codigo <="edit2.Text"

já coloquei assim e continua não aparecendo

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>="strtoint(edit1.Text)"

and codigo <="strtoint(edit2.Text)"

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>="strtoint("'edit1.Text'")"

and codigo <="strtoint("'edit2.Text'")"

nenhum destes ultimos faz os dados aparecerem

somente o primeiro,

preciso que seja usado pelos edit.text... tem alguma outra forma

e também não estou conseguido com datas tipo datainicial e data final compo date, e preciso q faça por horainicial e horafinal campo time

nem com campo de valores moeda corrente tipo valorinicial e valorfinal neste caso o campo é de dinheiro. campo float

Obrigado ai pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
já coloquei assim e continua não aparecendo

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>="strtoint(edit1.Text)"

and codigo <="strtoint(edit2.Text)"

Tem que usar dessa maneira

IBQuery1.SQL.Clear;
IBQuery1.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' +
                    'where codigo>= '+ '''' + edit1.Text + '''' +
                    'and codigo <= '+ '''' + edit2.Text + '''');
IBQuery1.ExecSQL;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
já coloquei assim e continua não aparecendo

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>="strtoint(edit1.Text)"

and codigo <="strtoint(edit2.Text)"

Tem que usar dessa maneira

IBQuery1.SQL.Clear;
IBQuery1.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' +
                    'where codigo>= '+ '''' + edit1.Text + '''' +
                    'and codigo <= '+ '''' + edit2.Text + '''');
IBQuery1.ExecSQL;

abraço

ola Jhonas saudaçõesempre...

Acho q na dúvida acima me expressei mal... estes codigos estava colocando dentro do scripting list editor no delphi objeto inspector no componente zquery,

ai coloquei o codigo q você me passou deu erro, então fui na tentativa e erro e este aceitou só q não mostra os dados no grid, as ligacoes zquery, datasouce, zconection esta ok uma vez q esta script da certo:

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>= 1 and codigo <= 999999999

ai fui tentativa e erro e esta o true aceito:

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>= ' + edit1.Text +' and codigo <= ' + edit2.Tex+'

mas não mostra os dados no grid.

a script q você me passou é para button.click, criei o botao e como se esperava deu certo, aceito o comando só q também não mostra os dados no grid e não mostra o campos do titulo.

obrigado mais 1maVez pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ai coloquei o codigo q você me passou deu erro, então fui na tentativa e erro e este aceitou só q não mostra os dados no grid, as ligacoes zquery, datasouce, zconection esta ok uma vez q esta script da certo:

a script q você me passou é para button.click, criei o botao e como se esperava deu certo, aceito o comando só q também não mostra os dados no grid e não mostra o campos do titulo.

Os dados serão mostrados no DBGrid se voce colocar o nome do seu DataSource na propriedade DataSource do DBGrid

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
ai coloquei o codigo q você me passou deu erro, então fui na tentativa e erro e este aceitou só q não mostra os dados no grid, as ligacoes zquery, datasouce, zconection esta ok uma vez q esta script da certo:

a script q você me passou é para button.click, criei o botao e como se esperava deu certo, aceito o comando só q também não mostra os dados no grid e não mostra o campos do titulo.

Os dados serão mostrados no DBGrid se voce colocar o nome do seu DataSource na propriedade DataSource do DBGrid

abraço

Caro Jhonas, agradeço muito pela sua atenção depositada, mas as ligações já estão feitas e funcionando, tanto já funciona pois vinha lhe falando q com esta script

select codigo, nome, endereco from cliente

where codigo>= 1 and codigo <= 999999999

ela funciona e mostra todos os dados da tabela.

o q ele não mostra é quando ele coloco o script dentro do botão e clicko em executar ai ele não mostra nada e esta assim nos edit1.text=1 and edit2.text=99999

a linha de comando do botão esta assim agora.

zquery1.Close;

zquery1.Open;

ZQuery1.Active:=true;

ZQuery1.SQL.Clear;

ZQuery1.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' +

'where codigo>= '+ '''' + edit1.Text + '''' +

'and codigo <= '+ '''' + edit2.Text + '''');

ZQuery1.ExecSQL;

pelo q eu percebi parace que a rotina não esta pegando nada na tabela e fiz uma outra parela com o codigo de 1 a 999999 e esta mostra tudo.

obrigado +1max pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
pelo q eu percebi parace que a rotina não esta pegando nada na tabela e fiz uma outra parela com o codigo de 1 a 999999 e esta mostra tudo.

Experimente usar o between

exemplo:

zquery1.Close;
zquery1.Open;
ZQuery1.Active:=true;
ZQuery1.SQL.Clear;
ZQuery1.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' +
'where codigo between  '+ '''' + edit1.Text + '''' +
'and '+ '''' + edit2.Text + '''');
ZQuery1.ExecSQL;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
pelo q eu percebi parace que a rotina não esta pegando nada na tabela e fiz uma outra parela com o codigo de 1 a 999999 e esta mostra tudo.

Experimente usar o between

exemplo:

zquery1.Close;
zquery1.Open;
ZQuery1.Active:=true;
ZQuery1.SQL.Clear;
ZQuery1.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' +
'where codigo between  '+ '''' + edit1.Text + '''' +
'and '+ '''' + edit2.Text + '''');
ZQuery1.ExecSQL;

abraço

Ola querido Jhonas saudações +1max a ti

o motivo de não estar saindo no dbgrid era a instrução ZQeury1.ExecSql fiz uma rotina para ir verificando passo a passo onde estava o problema e ai chegou nesta linha, retirei a instrução e funcionou mostrou os dados, só q o porem agora é q quando uso o intervalo ex: de 1 a 5 ele mostra tudo, ai coloco de 10 a 15 ele mostra todos corretos, ai coloco de 1 a 10 ele mostra somente o 1 e o 10, ai coloco do 8 a 12 ele trava o botão e não executa nada.

outro fato q reparei também quando eu faço a pesquisa por nome na instrução ZQuery.first ele posiciona no registro q estou procurando, mas quando ele limpa a ZQuery.sql.clear e depois faz a instrução ZQuery2.SQL.Append('select codigo, nome, endereco from cliente ' + 'where nome='+ '''' + edit1.Text + ''''); ela não acha nada, já usei a função trim() para retirar os espaços em branco e nada também, outra coisa q percebi quando eu entro a primeira vez para pesquisar ele não mostra no ZQuery.First, mas ai se eu mandar pesquisar novamente pela segunda vez ele acha o registro mas ai depois a sql não acha e nem mostra...

como não tenho muita experiencia com instruções sql e o Zeos posso estar esquecendo de algo q pode ser simples pra quem já tem o conhecimento mas para mim ainda não estou adaptando, mas tenho percistencia e perceverança e acima de tudo paciencia para aguardar o momento e o tempo certo para desbravar e obter os resultados desejados, e +1max eu lhe agradeço a sua presença e sua estimada ajuda ok. obrigado Milton Carlo$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Veja esse exemplo... vai lhe ajudar

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var s : string;
begin
   Query1.Active := false;
   Query1.sql.Clear;
   s := 'SELECT PAPEL, COD, NUM FROM Acoes WHERE (NUM >= '+Edit1.text+') '+
   'AND  (NUM <= '+Edit2.Text+')';
   showmessage(s);
   Query1.SQL.Append(s);
   Query1.ExecSQL;
   Query1.Active := true;
end;

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Veja esse exemplo... vai lhe ajudar

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var s : string;
begin
   Query1.Active := false;
   Query1.sql.Clear;
   s := 'SELECT PAPEL, COD, NUM FROM Acoes WHERE (NUM >= '+Edit1.text+') '+
   'AND  (NUM <= '+Edit2.Text+')';
   showmessage(s);
   Query1.SQL.Append(s);
   Query1.ExecSQL;
   Query1.Active := true;
end;

abraço

Querido Jhonas

Agradeço a vossa presteza e compreenção em ajudar-me, + 1max ok, solucionado deu certo, pode fechar o tópico e obrigado +1max sempre... não sei se é feitil o pessoal fazer isto mas gostaria q você envie para mim por e-mail o numero da conta e bando q você tem, pois vou lhe fazer 1ma gentil oferta não sera muito mas já pra começar pois você esta sendo de grande ajuda para mim, nesta parte de ZeosSql+mysql+delphi no qual ainda confeço-lhe não tenho toda experiencia necessaria para abordar os erros surgidos ok... e se possivel você enviar também como se usar com campos data, hora e valor dinheiro ok... obrigado e q você tenho sempre a luz q você esta recebendo e q você sempre passe adiante as grandes informações que lhe são emitidas e enviadas até você, e sei q você também passou por apuros e teve q ralar muito pra chegar onde chegou e parabens e muito obrigado por você existir sempreusouMilton Carlo$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e se possivel você enviar também como se usar com campos data, hora e valor dinheiro ok... obrigado e q você tenho sempre a luz q você esta recebendo e q você sempre passe adiante as grandes informações que lhe são emitidas e enviadas até você, e sei q você também passou por apuros e teve q ralar muito pra chegar onde chegou e parabens e muito obrigado por você existir sempreusouMilton Carlo$
.

Amigo .... realmente ralei muitos anos e apanhei muito para aprender programação..... sou voluntario no forum, não faço isso por dinheiro ... mas por que gosto de ajudar ( embora alguns não deêm o devido valor para quem se presta em ajudar )

Veja na seção de apostilas

https://www.scriptbrasil.com.br/codigos/delphi/

ou alguns topicos que contem links para apostilas

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...hlite=apostilas

OBS: prefiro te ensinar a pescar do que te dar o peixe.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
e se possivel você enviar também como se usar com campos data, hora e valor dinheiro ok... obrigado e q você tenho sempre a luz q você esta recebendo e q você sempre passe adiante as grandes informações que lhe são emitidas e enviadas até você, e sei q você também passou por apuros e teve q ralar muito pra chegar onde chegou e parabens e muito obrigado por você existir sempreusouMilton Carlo$
.

Amigo .... realmente ralei muitos anos e apanhei muito para aprender programação..... sou voluntario no forum, não faço isso por dinheiro ... mas por que gosto de ajudar ( embora alguns não deêm o devido valor para quem se presta em ajudar )

Veja na seção de apostilas

https://www.scriptbrasil.com.br/codigos/delphi/

ou alguns topicos que contem links para apostilas

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...hlite=apostilas

OBS: prefiro te ensinar a pescar do que te dar o peixe.

abraço

ok caro amigo é assim também q penso neste incio em programação sql e principalmente no mysql+zeos+delphi estou me adptando e aprendendo muitas coisas e pessoas como você com este espirito empreendendor explorador das informações q chega somente a poucas pessoas você é +1 q da a todos nós o devido prazer em continuar nesta jornada q é a tecnologia e no q for possível também poderei ajudar alguém q precise pois possuo alguma experiencia, venho do ms-dos antigo desde a versão 1.0 ateh as ultimas, conheci o dos shell, windows 3.1,311.95,98,Me... e hoje já estamos no W7 relei muito também, mas naquela época não se tinha a internet então já advinhou foi na tentativa e erro, mas hoje não temo mais tempo para ficar semanas a fio e acordados 72 horas direto sem dormir pra achar um erro de (,)virgula no sistema, pois era o q mais acontecia nas linguagens e sem falar nos casesentitive...rz.. mas isto foi um tunel do tempo para lhe mostrar q pessoas como eu damos valor sim, naqueles q hoje estão ai e vierão de uma nova geração as das mentes evoluidas e abertas os que já estão acordados e acordando para 1novo mundo o mundo de todos sermos 1 e o 1 estar em todos nós. e sobre pescar vo t falar eu conheco o poço q tem os melhores peixes só não estava tendo a logica de montar minha tralha... abraços e de coração mesmo Obrigado sempre...

Obs.: poderia mandar como se usar com campos data, valores em dinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Obs.: poderia mandar como se usar com campos data, valores em dinheiro

Vai achar tudo o que precisa aqui, mas terá que procurar

http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/adding-functions.html

abraço

Ok obrigado +1max... pode fechar o tópico dúvidas resolvidas, se se alguém precisar de 1majudA e no q eu puder resolver estarei a disposição abraços a todosempreuSoUMilton Carlo$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...