Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Aplicação Multicamadas com Web Service(WSDL)


K!ko

Pergunta

Boa tarde Senhores.

Eu pretendo desenvolver um projeto de aplicação distribuída com a finalidade de interagir diversas tecnologias de desenvolvimento de software tento como base um servidor de métodos Web Service em Delphi rodando sobre um Serviço IIS.

Basicamente o projeto ficaria assim:

No Servidor principal estaria implantado o banco de dados(PostgreSQL) e o servidor de métodos Delphi desempenhando o trabalho de um Web Service sobre um serviço IIS.

A comunicação entre a aplicação cliente e o servidor de métodos Delphi se daria por meio de arquivos XML que realizariam o trabalho de encapsulamento dos métodos transmitidos no padrão WSDL. Cada aplicação ira traduzir o XML recebido para sua linguagem e executar o respectivo método.

Exemplo:

Servidor Principal (IIS)

( Banco <-----> WebService[servidor de métodos Delphi] ) <----(XML via Rede/Web)----> (Cliente [JAVA, Palm, PHP]).

Na verdade eu gostaria de saber se o desenvolvimento neste conceito é possível e quais tecnologias seriam necessárias para realizar o projeto. Com base nas pesquisas voltadas para a parte do servidor de métodos em Delphi que realizei, cheguei a conclusão que usarei SOAP no contexto DataSnap para a comunicação do servidor com as aplicações cliente.

Fico no aguardo.

Editado por K!ko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Obrigado pela dica Jhonas, mas eu já havia pesquisado aqui no forum antes de postar e postei pois os tópicos relacionados a minha duvida não a sanavam.

O que eu quero saber é se o que eu mencionei no tópico pode ser feito... só isso. A parte de como fazer eu tenho uma noção só quero saber se vai funcionar da maneira que descrevi, ou seja:

um webservice Delphi conversando com clientes java, php, palm ou até msmo delphi. Através de XML(WSDL).

Grato pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
O que eu quero saber é se o que eu mencionei no tópico pode ser feito... só isso.

um webservice Delphi conversando com clientes java, php, palm ou até msmo delphi. Através de XML(WSDL).

Possivel é, mas terá que pesquisar ... veja onde encontrar mais sobre o assunto:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...8&o que=webser

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...q=webservice+de

WebService com Delphi e php

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...mp;aq=f&o que=

WebService com Delphi e Java

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...mp;aq=f&o que=

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito obrigado Jhonas.

Irei pesquisar a partir dos links que você mencionou.

Depois posto o resultado do projeto aqui no forum.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Muito obrigado Jhonas.

Irei pesquisar a partir dos links que você mencionou.

Depois posto o resultado do projeto aqui no forum.

abraço.

Cara, quando se fala de WebService, é o protocolo usado que importa, o que vale é o protocolo do servidor ser o mesmo do cliente, independente de linguagem de programação, eu por exemplo tenho um sistema ERP que na parte comercial tem a integração de lojas, eu uso SOAP, servidor em PHP/cliente delphi, funciona filé maluco.

Mas me diz, porque você desenvolveu o lado servidor do webservice no Delphi? Algum motivo específico? Digo porque já trabalhei com CGI no delphi sob o Apache mas porque fui obrigado pois foi serviço pra empresa no trabalho. A desvantagem de cgi no delphi é que é aberta uma instância do executável nos processos pra cada requisição a um metodo do seu webservice, dependendo da quantidade de chamadas no seu webservice exige muito do servidor. Eu sou programador delphi também, trabalho com o delphi há quase 10 anos, mas quando se trata de webservice, recomendo PHP, nem em Java fica muito bom não, faz em PHP que fica filé. Quando você tiver um tempinho, se você já domina PHP, dá uma pesquisada sobre "ComplexTypes" no SOAP, você vai gostar...

Um abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...