Pablo xD Postado Dezembro 14, 2009 Denunciar Share Postado Dezembro 14, 2009 Boa tarde. Então, a mais de uma semana, tou com esse problema. Sou usuário do D5 + IBExpert + Firebird. Sou estagiário. Não sei muita coisa de delphi ainda ^^ :rolleyes: Bom, consertando um bug daqui da empresa que estagío, me deparei com esse erro: - List index out of bounds(3). Sei que tem haver com a lista, porém, não existe arrays nem vetores no meu bug. O código: _dbConexao := ADatabase; qryContab1.IB_Connection := _dbConexao; qryContab1.Prepare; qryContab2.IB_Connection := _dbConexao; qryContab2.Prepare; qryContab3.IB_Connection := _dbConexao; qryContab3.Prepare; qryContab5.IB_Connection := _dbConexao; qryContab5.Prepare; qryContab99.IB_Connection := _dbConexao; qryContab99.Prepare; O erro ocorre na qryContab2, e debuggando, mostra também erro logo no MêsReferencia a baixo. frmExportacao.Database := Conexao; frmExportacao.MesReferencia := Params.MesReferencia; frmExportacao.AnoReferencia := Params.AnoReferencia; frmExportacao.ShowModal; Alguém saberia informar como faço para tratar isso? Estou a uma semana com esse projeto, que já era para ser entregue. :wacko: Grato. =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 14, 2009 Denunciar Share Postado Dezembro 14, 2009 Bom, consertando um bug daqui da empresa que estagío, me deparei com esse erro: - List index out of bounds(3). Sei que tem haver com a lista, porém, não existe arrays nem vetores no meu bug. O erro ocorre na qryContab2, e debuggando, mostra também erro logo no MêsReferencia a baixo.frmExportacao.Database := Conexao; frmExportacao.MesReferencia := Params.MesReferencia; frmExportacao.AnoReferencia := Params.AnoReferencia; frmExportacao.ShowModal;OBS: quando voce passa um parametro, ele possui um indice 0, 1, 2 ... etc exemplo: Params[0].Name := 'modelo';Params[1].Name := 'sigla';outra maneira de fazer a passagem de parametros ParamByName('modelo').Text := fmodelo;ParamByName('sigla').Text := fsigla;Então possivelmente o erro esteja onde faltou colocar um indice em ParamsList index out of boundsfrmExportacao.MesReferencia := Params[0].MesReferencia; abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Pablo xD Postado Dezembro 14, 2009 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 14, 2009 (editado) Olá Jhonas.Então, verificando melhor o debug, percebi que não passa do frmExportacao.Database := Conexao;pois, quando pressiono F7, ele entra na procedure, e no qryContab2, logo, ele para no MesReferencia, mas o erro ocorre na conexao mesmo, me expressei mal. Sorry ^_^há, e na verdade, o que você sugeriu seria o ParamByName, mas o que se faz aqui, seria o params como objeto, e nesse caso não há o uso do 'if', pois não é uma propriedade de uma query. Grato pela atenção Jhonas.Bom, consertando um bug daqui da empresa que estagío, me deparei com esse erro: - List index out of bounds(3). Sei que tem haver com a lista, porém, não existe arrays nem vetores no meu bug. O erro ocorre na qryContab2, e debuggando, mostra também erro logo no MêsReferencia a baixo.frmExportacao.Database := Conexao; frmExportacao.MesReferencia := Params.MesReferencia; frmExportacao.AnoReferencia := Params.AnoReferencia; frmExportacao.ShowModal;OBS: quando voce passa um parametro, ele possui um indice 0, 1, 2 ... etc exemplo: Params[0].Name := 'modelo';Params[1].Name := 'sigla';outra maneira de fazer a passagem de parametros ParamByName('modelo').Text := fmodelo;ParamByName('sigla').Text := fsigla;Então possivelmente o erro esteja onde faltou colocar um indice em ParamsList index out of boundsfrmExportacao.MesReferencia := Params[0].MesReferencia; abraço Editado Dezembro 14, 2009 por Pablo xD Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Pablo xD Postado Dezembro 14, 2009 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 14, 2009 O engraçado é que todos os valores tão certos, e atribuídos. :angry: abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 14, 2009 Denunciar Share Postado Dezembro 14, 2009 Então, verificando melhor o debug, percebi que não passa do frmExportacao.Database := Conexao;_dbConexao := ADatabase; seria:frmExportacao.Database := Conexao; ou frmExportacao.Database := _dbConexao; Sem o código todo fica dificil fazer uma análiseabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Pablo xD
Boa tarde.
Então, a mais de uma semana, tou com esse problema.
Sou usuário do D5 + IBExpert + Firebird.
Sou estagiário. Não sei muita coisa de delphi ainda ^^ :rolleyes:
Bom, consertando um bug daqui da empresa que estagío, me deparei com esse erro:
- List index out of bounds(3).
Sei que tem haver com a lista, porém, não existe arrays nem vetores no meu bug.
O código:
_dbConexao := ADatabase;
qryContab1.IB_Connection := _dbConexao;
qryContab1.Prepare;
qryContab2.IB_Connection := _dbConexao;
qryContab2.Prepare;
qryContab3.IB_Connection := _dbConexao;
qryContab3.Prepare;
qryContab5.IB_Connection := _dbConexao;
qryContab5.Prepare;
qryContab99.IB_Connection := _dbConexao;
qryContab99.Prepare;
O erro ocorre na qryContab2, e debuggando, mostra também erro logo no MêsReferencia a baixo.
frmExportacao.Database := Conexao;
frmExportacao.MesReferencia := Params.MesReferencia;
frmExportacao.AnoReferencia := Params.AnoReferencia;
frmExportacao.ShowModal;
Alguém saberia informar como faço para tratar isso?
Estou a uma semana com esse projeto, que já era para ser entregue. :wacko:
Grato. =D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.