Aamon Postado Dezembro 25, 2009 Denunciar Share Postado Dezembro 25, 2009 (editado) não to conseguindo criar este simples programinha.Elabore um programa que leia em seqüência os votos (0 a 3). O programa deve finalizar com voto negativo. No final deve-se imprimir:--> total de votos--> total e percentual de votos para cada candidato--> total e percentual de votos para voto nulo --> total e percentual de votos para voto em branco--> candidato vencedormeu email: aamon.wolfsnake@gmail.com Editado Dezembro 25, 2009 por Aamon Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 FelipeAragao Postado Janeiro 13, 2010 Denunciar Share Postado Janeiro 13, 2010 (editado) são quantos candidatos?não entendi. Cada pessoa vota 0-3 para todos os candidatos? Editado Janeiro 13, 2010 por FelipeAragao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 raphael_suporte Postado Janeiro 13, 2010 Denunciar Share Postado Janeiro 13, 2010 já tentou fazer alguma parte do programa pelo menos??qual sua real dúvida? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 FelipeAragao Postado Janeiro 13, 2010 Denunciar Share Postado Janeiro 13, 2010 (editado) Eu sou novo por aqui e só li uma apostila de VisuALG, que não é uma linguagem exatamente mas da para usar para logica de programação como Portugol.Eu fiz um script de ontem para hoje com o seu problema.algoritmo "semnome"varcandidatos: vetor [1..n]de literal//Altere n aqui em cima e em baixo_votos: vetor [1..n,1..2] de realk,branco,pessoa,vt,voto,nulo,n:inteiroligado,loop1:logico//ligado é a variável que fecha o programa quando entra um dado negativomaior:realvencedor:literalinicion <- x//Altere x e coloque com o valor de n aqui! Não altere "N"!//entrada dos candidatosescreval ("Preparação: escreva os canditados em ordem, apertando ENTER para confirmar...")para k de 1 ate n faca leia (candidatos [k]) k <- k+1fimpara//fim da entrada dos canditados. Identificações presentes no vetor candidatos [1..n]// Entrada dos votosligado <- verdadeiropessoa <- 0vt <- 0branco <- 0nulo <- 0maior <- 0loop1 <- verdadeiroenquanto ligado = verdadeiro faca pessoa <-pessoa+1 k<-1 enquanto k <= n faca loop1 <- verdadeiro escreval ("########################################################") escreval ("########################################################") escreval (" ") escreval ("Candidato: ",candidatos [k]) enquanto loop1 = verdadeiro faca escreval ("Para votar no candidato ",candidatos[k],", digite um número de 0 (nulo) a 3") escreval ("Ou digite 4, para votar em branco...") leia (voto) //se (voto <> 0 e voto <> 1 e voto<>2 e voto<>3 e voto>0) então se voto>4 então loop1 <- verdadeiro senao loop1 <- falso fimse fimenquanto //A opção de 4 foi colocada devido ao VisuAlg declarar as variáveis previamente se voto=0 então nulo <- nulo+1 fimse se voto=4 então branco <- branco+1 voto<-0 fimse se voto<0 então ligado <- falso voto <- 0 k <- n+1 senao vt <- vt + voto _votos[k,1]<- _votos[k,1]+voto k <- k+1 fimse fimenquantofimenquanto//fim da entrada dos votos. Os votos estão presentes no vetor _votos [1..n,1..2]//Calculo dos votosescreval (" ")escreval ("########################################################")escreval ("########################################################")escreval (" ")escreval ("Fim da votação!")escreval ("O total de votos foi ",n*pessoa,".")//o número de pessoas vezes o número de candidatosescreval ("Abaixo segue a lista de candidatos, mostrando seu total de votos e percentual ao lado.")k<-1// calculo do percentualpara k de 1 ate n faca _votos[k,2]<- _votos[k,1]/vt escreval ("Candidato: ",candidatos[k],". Votos totais: ",_votos[k,1],". Porcentagem: ",_votos[k,2]*100,"%.") escreval (" ") se maior<_votos[k,1] então maior<-_votos[k,1] vencedor<-candidatos[k] fimsefimpara//branco e nuloescreval ("O número de votos em branco foi ",branco,".")escreval ("O número de votos nulos foi ",nulo,".")escreval ("O candidato vencedor foi ",vencedor,", com ",maior," votos e um porcentual de ",maior/vt*100,"%.")fimalgoritmoEu sou novo em programação, tenho só 14 anos e fiz o mais rápido que pude. Por isso pode não estar muito bom. Por ser no Visualg, o programa apresenta certas limitações, como o fato de ter que escrever 4 para anular (pois o Visualg declara as variaveis previamente).Outro problema encontrado foi o de anular. Matematicamente, anular é o mesmo que votar em branco. E não existe anular quando temos que votar em cada candidato uma vez. Nesse caso, o problema é decorrente das suas limitações impostas.Não sei se vai ajudar, até porque não é Java, mas em logica pode te dar uma ideia. Eu também aprendi sobre vetores e matrizes ontem, por isso pode ter coisa errada no script. De qualquer forma, tentei ajudar. Se tiver qualquer dúvida é só falar.---------Edit: eu teste aqui e está tudo certo. Você deve computar o número de candidatos no script.Para isso, altere o valor de n como pedido la no começo do código. Sempre que um número negativo for computador como voto, ele será anulado e a votação se encerrará. Eu achei esse modo estranho, mas com o visualg seria mais dificil tirar esse método. Até porque, foi um pedido seu. =) Editado Janeiro 13, 2010 por FelipeAragao Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Aamon
não to conseguindo criar este simples programinha.
Elabore um programa que leia em seqüência os votos (0 a 3). O programa deve finalizar com voto negativo. No final deve-se imprimir:
--> total de votos
--> total e percentual de votos para cada candidato
--> total e percentual de votos para voto nulo
--> total e percentual de votos para voto em branco
--> candidato vencedor
meu email: aamon.wolfsnake@gmail.com
Editado por AamonLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.