Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Discussão: SGDBs e suas respectivas "atuações"


Tesla

Pergunta

Sei que existem muitos tópicos abordando esse assunto na internet. Porém queria algo definitivo, para falar a verdade, nem sei se é permitido esse tipo de tópico aqui. Caso não seja, pesso desculpas à moderação.

Antes de mais nada um aviso: Este tópico não tem objetivo de discutir qual SGDB é o "melhor", ou criar sub-discussões. A meta que proponho é a de criar um ambiente para discutirmos em que tipo de aplicação cada SGDB apresenta maior desempenho.

Os SGDBs que pretendo por em foco aqui, serão os mais conhecidos:

MySQL

SQL Server

Oracle

Firebird

PostgreSQL

Eu não posso comentar muito sobre todos eles, e por isso espero que quem tenha experiência com algum deles, poste aqui o que acha sobre o SGDB e a seguinte opinião: para qual tipo de aplicação você indica qual SGDB?

- Use argumentos. Se você simplesmente disser: "Eu indico o MySQL", irá ficar vago, logo sua opinião não contará.

- Se possível, comente sobre experiências obtidas com o(s) SGDB(s) que você trabalha.

- Usarei os termos: Pequeno, Médio, Grande porte, para definir as aplicações.

Pequeno: aplicações típicas de web, como sistema de cadastro, newsletter e etc.

Médio: Interagir com registro de estoque de uma loja por exemplo, usando aplicações de software/web.

Grande: Para empresas que precisam de suporte à grande quantidade de dados.

- Compatibilidade. Aponte também com qual interface você utilizou o SGDB.

-----------------

Agora que está bem claro o objetivo deste tópico, irei postar minha opinião:

Eu tenho trabalhado com o MySQL desde que comecei no ramo web, mais especificamente, no meu contato com o PHP, isso faz uns 3 ou 4 anos. Até hoje, ele nunca me decepcionou, sempre cumpriu com o que eu precisei, apresentando-se um SGDB estável, com suporte para quantidades boas de dados, e rápido. Já interagi ele com Delphi e PHP, a compatibilidade é ótima. Mas apesar de estar bem com o MySQL, creio que vou precisar de um SGDB com suporte a quantidades realmente grandes de dados, a acesso rápido aos mesmos. Não tenho certeza se o MySQL irá suportar, provavelmente sim, é claro, perdendo um pouco seu desempenho. Nunca tive problemas de segurança com o MySQL. Comentários que vejo na internet, indicam o Oracle, por isso espero aqui comentários sobre ele e os outros SGDBs.

Recomendaria o MySQL para aplicações de até médio porte. Ele pode suportar grandes portes também, vai depender dos tipos de dados, velocidade de acesso aos dados, nível de segurança e estabilidade.

Comentário: É claro que sei que o hardware do servidor vai ser a principal influência no desempenho do SGDB, mas nesta ocasião, deixarei este "pequeno" detalhe de fora.

Editado por Tesla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...