To postando aqui um objeto que fiz chamado Random. Ele faz três coisas básicamente.
1ª - Pega um número randômico no intervalo de 0 até o número passado como argumento:
Random.get(10)
No exemplo acima ele pega um número de 0 a 9.
2ª Pega um número randômico no intervalo de 0 até o número passado como argumento E não repete os números tirados anteriormente.
Random.pick(10)
No exemplo dado, se você chama 10 vezes a Random.pick, terá números aleatórios de 0 a 9. Se chamar 11 vezes, na 11ª vez vai retornar null, ou seja, ele informa que todos os números já saíram. Então, se quiser zerar e começar de novo, basta chamar a função reset:
Random.reset()
Random.pick(10)
Ele vai resetar o objeto Random, e vai começar de novo a sortear os números de 0 a 9.
3ª Retorna uma cor aleatória no formato hexadecimal.
Random.color()
Não é preciso passar parâmetros nessa função. As outras funções retornam números, essa vai retornar uma string em hexa assim: "#3a45bd", por exemplo.
Não vou anexar um arquivo desta vez, vou deixar o code aqui colado para quem quiser esse objeto.
/*
* Desenvolvido por: Eduardo Ottaviani
* Licença : Pública
* Email : edu.tata@gmail.com
* Obs : Métodos com underscore são métodos usados internamente pelo objeto Random, use-os apenas se entender o seu funcionamento.
* Url : http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=145754
*/
var Random = {
_run_ : function(range){ return Math.floor(Math.random() * range) },
_aux_: { cont : 0 },
pick : function(range){
if( this._aux_.cont ++ >= range )
return null
var out = this._run_(range)
while(out in this._aux_)
out = this._run_(range)
this._aux_[out] = null
return out
},
reset : function(){ this._aux_ = {cont:0} },
get : function(range){ return this._run_(range) },
color : function(){
var hexa = [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, "a", "b", "c", "d", "e", "f"]
var ret = "#"
for (var x = 0; x < 6; x++)
ret += hexa[ this.get( hexa.length ) ]
return ret
}
}
Pergunta
KaKarotto
E aí povo!
To postando aqui um objeto que fiz chamado Random. Ele faz três coisas básicamente.
1ª - Pega um número randômico no intervalo de 0 até o número passado como argumento:
No exemplo acima ele pega um número de 0 a 9. 2ª Pega um número randômico no intervalo de 0 até o número passado como argumento E não repete os números tirados anteriormente. No exemplo dado, se você chama 10 vezes a Random.pick, terá números aleatórios de 0 a 9. Se chamar 11 vezes, na 11ª vez vai retornar null, ou seja, ele informa que todos os números já saíram. Então, se quiser zerar e começar de novo, basta chamar a função reset: Ele vai resetar o objeto Random, e vai começar de novo a sortear os números de 0 a 9. 3ª Retorna uma cor aleatória no formato hexadecimal. Não é preciso passar parâmetros nessa função. As outras funções retornam números, essa vai retornar uma string em hexa assim: "#3a45bd", por exemplo. Não vou anexar um arquivo desta vez, vou deixar o code aqui colado para quem quiser esse objeto.Link para o comentário
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