Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

CRONTAB - AUTOMATIZANDO ROTINAS


Geminy

Pergunta

Olá,

Gente, já tentei de tudo, mas, infelizmente para o problema que irei relatar abaixo - não consegui resolver.

Vamos lá:

1 - Tenho um dir no meu servidor onde gero alguns arquivos através de uma adm. Fiz um script em php para ler este diretorio no meu servidor (linux) e, neste momento, efetuar uma comparação de horários. Se for satisfeita minha condição será realizado todo um procedimento. Isto funciona perfeitamente se fizer a execução deste arquivo clicando no próprio link. Porque aí, saberei que no CRON não terá problemas!

2 - Li um monte de informações de como fazê-lo editando (via root) o cron via: "crontab -e"

3 - vou informar abaixo a ordem do que tenho aqui para que possamos nos ajudar:

3.1 - pelo crontab -e tenho:

SHELL=/bin/sh

PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin

*/1 * * * * root php "caminho do meu arquivo php" >> "caminho do log de qualquer mensagem uma vez executado este arquivo" 2>&1

(1) Notem que o usuário é root. Tenho acesso root. Notem, ainda, que o crontab deverá a cada minuto fazer tal verificação.

(2) Antes - eu estava utilizando para: "caminho do meu arquivo php" um arquivo "meuarquivo.sh" e através dele é que executava o arquivo php. E todos possuem CHMOD "+x".

(3) E no meu arquivo PHP envolvido nesta questão - a primeira linha tem

#!/usr/bin/php -q
e só abaixo disto vem <?php // todo o meu codigo; ?>

4. Vale informar que todos os arquivos mencionados aqui estão CHMOD "+x" - ou seja, com atributo para escrita.

5 No entanto, a cada vez que o script roda pelo CRON tenho a resposta: /bin/sh: root: command not found no meu arquivo de log devidamente informado no ítem (3) acima. E olha, que já tentei de todo o jeito pelo LYNX e WGET executar este serviço e nada!!!

PESQUISAS

========

Nas mais diversas pesquisas que fiz de ontem para hoje - informa-se que o comando: #!/usr/bin/php -q é para o tipo de instalaçào PHP como CGI no LINUX. O que não é o meu caso. A minha instalação é APACHE - HANDLER. Pensando nisto - testei as outras formas encontradas nas pesquisas: lynx (q tenho instalado no meu servidor) e pelo WGET - ambos falharam quando colocados para serem executados PELO CRON.

NOTA: se executar pelo LYNX diretamente - sem ser pelo CRON - o arquivo é executado numa boa, provando que tudo está "ok" com os privilégios de acesso ao arquivo. Se alguém tiver alguma outra dica que possa ser privilégio mesmo agindo assim, por favor, diga!!!

Bem, é isso pessoal! Não há mais nada o que dizer. Realmente preciso disto rodando, e, confesso, que já fiz isto certa vez nesse mesmo servidor e não sei porque agora não tá rodando...

Espero que alguém aqui consiga ver a solução onde falhei!

LuyzNascimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...