Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Problemas com trigger


Leob

Pergunta

Tenho a tabela limite com os seguintes campos:

Lim_id

Cli_salario

Lim_disponivel

Lim_utilizado

Gostaria de fazer uma trigger onde se o campo lim_utilizado fosse atualizado ela subtraisse este valor do lim_disponivel.

Tentei fazer assim, mas sou muito iniciante em Mysql e devo estar fazendo algo de errado

create trigger limite After Update on limite
FOR EACH ROW
Begin

If New.lim_utilizado<>Old.lim_utilizado then
Update limite set lim_disp=lim_disp - lim_utilizado;
End If;
End;

Mas quando eu atualizo o valor do lim_utilizado nada acontece com o limp_disp. Espero que alguém possa ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, 'Leob'

São dois os erros que você está cometendo.

Primeiro erro:

Você está tentando usar um UPDATE dentro do trigger, para a tabela que está disparando o trigger.

O MySQL não permite os comandos de INSER, UPDATE e DELETE dentro do trigger, quando estes comandos se referenciam a propria tabela.

Veja como você disparou um DEAD LOCK: Você acionou um update, que acionou o trigger, que acionou o update, que aciona o trigger, ..., infinitamente.

Segundo erro:

Você está usando o trigger como AFTER UPDATE e está tentando comparar OLD com NEW.

Esta comparação não é possivel pois o OLD virou NEW após o UPDATE. Neste caso o resultado da comparação sempre será uma igualdade.

O codigo correto:

Antes de fazer, verifique se os atributos lim_disp e lim_utilizado são NÃO NULOS e possuem VALOR DEFAULT.

É importante que seja assim.

create trigger limite before Update on limite
FOR EACH ROW
Begin
   If New.lim_utilizado <> Old.lim_utilizado then
      SET NEW.lim_disp = OLD.lim_disp - NEW.lim_utilizado;
   End If;
End;

Tenta ai e ve se o reultado é o desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

create trigger limite before Update on limite
FOR EACH ROW
Begin