Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Duvida no Modelo Conceitual


Geomar Canjundo

Pergunta

Ola pessoal estou desenvolvendo um sistema par oficinas e me surgiram algumas duvidas que gostaria que me ajudasse a debelar.

Quando o cliente que fazer uma revisão, ele deve fazer a marcação(reserva). Quando o carro entra para a oficina, e gerada a folha de obra e checklist e da-se baixa da entrada da viatura. Eu fiz o seguinte para o meu sistema:

Criei a tabela marcacao e com os seguintes campos: (Codigo, Data_marcacao, Data_Revisao, Cliente, Placa_Viatura, Tipo_Revisao, Data_Ultima_Revisao), assumindo que somente se pode fazer uma marcacao por cliente;

Aqui começa a minha duvida: Ao receber o carro, devo gerar uma nova tabela de Registo de Entrada na Oficina e outra de Folha de Obra, ou mantenho a tabela marcação e nos formulário altero o Rotulo do código da marcação para (Nro do checkin, Nro da folha de obra respectivamente)

Ou seja eu devo criar 3 tabelas ou apenas uma?

Aguardo retorno,

Obrigado

Geomar Canjundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, 'Geomar Canjundo'

Vou faze-lom pensar para achar a solução.

Imagine que cada tabela é um BLOCO de formulários. Cada registro é uma folha deste bloco.

Você está criando mais TRES BLOCOS ou mais UM BLOCO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

'Geomar Canjundo'

Já que você não entendeu vamos tentar denovo.

Imagine os lançamentos via papel.

Você tem um bloco de marcações e cada folha do bloco pode entrar somente um carro.

No bloco de marcações entram dados relativos somente as marcações, certo? Até porque~se o carro não vier, o cliente pode remarcar. Então você deve ter, neste bloco um marcador dizendo se o cliente compareceu ou não. Certo?

Não há mais o que fazer aqui.

Agora o carro chegou. O que você usará como referência para esta ordem de serviço que está iniciando? Os dados aqui devem ser pertinentes somente a este tipo de trabalho, certo? (outro bloco, ou seja, outro formulário, o que implica em outra tabela)

Pelo que você descreveu até aqui eu vejo Uma tabela para clientes

uma tabela para veiculos já que um cliente pode ter mais de um veículo.

Uma tabela para marcador (agenda) cada marcador pode ter um veículo

Uma tabela para serviço (check list e outros atributos) cada serviço deve vir de um marcador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
'Geomar Canjundo'

Já que você não entendeu vamos tentar denovo.

Imagine os lançamentos via papel.

Você tem um bloco de marcações e cada folha do bloco pode entrar somente um carro.

No bloco de marcações entram dados relativos somente as marcações, certo? Até porque~se o carro não vier, o cliente pode remarcar. Então você deve ter, neste bloco um marcador dizendo se o cliente compareceu ou não. Certo?

Não há mais o que fazer aqui.

Agora o carro chegou. O que você usará como referência para esta ordem de serviço que está iniciando? Os dados aqui devem ser pertinentes somente a este tipo de trabalho, certo? (outro bloco, ou seja, outro formulário, o que implica em outra tabela)

Pelo que você descreveu até aqui eu vejo Uma tabela para clientes

uma tabela para veiculos já que um cliente pode ter mais de um veículo.

Uma tabela para marcador (agenda) cada marcador pode ter um veículo

Uma tabela para serviço (check list e outros atributos) cada serviço deve vir de um marcador.

Correcto Denis,

O meu Sistema tem mesmo as tabelas (clientes, veiculos, agenda"marcacao") a minha duvida prendia-se justamente na tabela checklist. Mas agora com sua explicacao, ficou bem claro, que devo criar mais uma tabela(checklist) que representara igualmente a tabela de Ordens de servico.

Do que percebo de sua frase "Uma tabela para serviço (check list e outros atributos) cada serviço deve vir de um marcador." implica dizer que o codigo da marcacao, sera um atributo da tabela servico, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Do que percebo de sua frase "Uma tabela para serviço (check list e outros atributos) cada serviço deve vir de um marcador." implica dizer que o codigo da marcacao, sera um atributo da tabela servico, certo?

Sim. com isto você saberá que este serviço veio da agenda(marcador) e deu entrada como prometido.

Isto abre possibilidade (ou não) de você criar registro na agenda para emergências ou outros serviços que possam ser iniciados sem estar no marcador(agenda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...