Thales23r Postado Março 24, 2010 Denunciar Share Postado Março 24, 2010 (editado) Oi gente sou novo no forum e tambem no phpcomecei a estudar ontem com algumas apostilas e já aprendi bastante coisamas ai hoje eu peguei um codigo aqui mesmo no site, ele é assim:#################### A Code box não está funcionando :angry: <?php$data=date('d/m/Y');$hora=date('H');$minutos=date('i');$segundos=date('s');if($hora>=12 && $hora<18){echo("Boa Tarde, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");}if($hora>=18 && $hora<24){echo("Boa Noite, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");}if($hora>=24 && $hora<12){echo("Bom Dia, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");}?>##########################################Bom, esse é o codigo. A code box não queria funcionar ai eu coloquei ele entre essas linhas...como vc's podem ver ele serve para verificar data e hora; e depois exibir uma mensagem.minha dulvida é a seguinte:No começo existem 4 variaveis$data=date('d/m/Y');$hora=date('H');$minutos=date('i');$segundos=date('s');eu queria saber de onde elas sairam?como que foram construidas?*a sintaxe eu já sei > começa com "$" e blá,blá,bláEu quero saber oque siguinifica a parte que vem antes do = ?e o que siguinifica a parte que vem depois?e o que siguinificam esses dados que vem entre parenteses ( ...) ?queria saber como essas variaveis conseguem acessar a data e a hora do meu computador?e porque elas conseguem especificar os numeros (do dia 1 ao dia 30) sendo que eles não foram atribuidos em lugar nenhum do codigo?como que o php consegue isso? qual o caminho que ele usa?e por fim queria saber tambem como construir uma variavel; tipo: e se eu quisesse construir uma variavel para o dia da semana (seg. , ter. , qua, etc)???como eu deveria proceder para criar essa variavel e colocar ela neste codigo?...enfim, nas minhas apostilas não está explicando essa parte. Já procurei na internet mas não encontrei essa explicação....Desde já agradeço a quem puder me ajudar Editado Março 24, 2010 por Thales23r Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Toze Postado Março 25, 2010 Denunciar Share Postado Março 25, 2010 bem vamos aos poucos.tuda palavra que iniciar com $ é uma variavel, variaveis em programação são iguais as variaveis matemáticas podem receber o valor de qualquer coisa ou seja.se meu codigo tiver$exemplo = "bom dia"; echo $exemplo; sabendo que o comando echo é para exibir conteudo na tela, na minha tela irá aparecer "bom dia" e não $exemplo, porque o php "traduz" as variveis e substituem pelo valor que lhe foi atribuido. assim como o comando echo exibe uma informaçao na tela, temos o comando date, o qual podemos fazer varias coisas como por exemplo, saber a data e hora atual. o php é uma linguagem que roda no servidor e não no cliente, ou seja, ele pega a hora do servidor, se meu codigo php exibir a hora e estiver em um pc no japao, se voce acessar daqui do brasil ele dará a hora do japão e não do seu computador. o comando date (no seu caso funciona da seguinte forma; string date ( string $format [, int $timestamp ] ) traduzindo pra linguagem comum temos date ( "formato de como voce quer que retorne a data", "time stamp da data" ); onde se timestamp é o numero corrido de segundos de uma data pre definida (q agora me falha a memoria), mais isso não vai importar no seu caso já que voce não usa, quando o timestamp não é passado a data que ira retornar é a atual retirada do servidor. no seu caso temos: date('d/m/Y'); so esta sendo passado a informacoa de como sera retornada a data, que é 'd/m/Y' onde d é day, m é month e Y é ano com quatro digitos. logo o comando acima retornara (por exemplo) 25/03/2010 ok, valor retornado, ele vai para onde? $data=date('d/m/Y'); para nossa variavel $data. ou seja em qualquer ligar da pagina se você for mostar a variavel $data, ira aparecer "25/03/2010". $hora=date('H'); $minutos=date('i'); $segundos=date('s'); essa parte fará a mesma coisa, so q com horas minutos e segundos. se voce quiser saber ate onde voce pode chegar com o comando date acesse: http://br2.php.net/manual/en/function.date.php outro exemplo para o (seg, ter,quar...) que você queria seria assim: $data=date('D, d/m/Y'); nesse caso apareceria Thur, 25/03/2010 onde Thur é de Thursday. se você quiser que apareça em português terá que substituir valores. use por exemplo assim: $dia_da_semana=date('N'); $data=date('d/m/Y');N retorna 1 para Monday ate 7 para Sunday depois é so fazer a substituição dos valores numéricos pelo dias da semana em portugues.espero ter ajudado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Thales23r Postado Março 25, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 25, 2010 Obrigado Toze!Era exatamente isso que eu queria saber > da onde saem os valores E o que cada um siguinificava.Pelo que você me falou e pelo link ficou bem explicado.###Então deixa eu ver se entendi (alguém me corrija se o raciocinio estiver errado)A variavel "$date" é uma especie de variavel predefinida, por isso não precisa mos traibuir seus valores.Essa variavel counsulta e copia os valores direto do servidor.Alem disso essa variavl possu certos atributos (eles estão listados no link), cada um desses atributos consulta um valor diferente no servidor.Ex.:O atributo "d" vai consultar o dia no servidor, e vai retornar para o navegador o valor que estiver lá.Do mesmo modo "m" consulta o mês;"H" consulta a hora;Alem de varias outras que estão no link...Desta forma, quando eu usar essas variaveis e seus atributos na pagina vão ser exibidos os valores que foram retirados do servidor.###Então é isso?Meu raciocinio está correto?*Se estiver correto muito obrigado pela ajuda.Se etiver errado por favor me informe.* :rolleyes: Espero que esse tópico um dia possa ajudar outros iniciantes como eu. Pois as explicações que se acha na internet são todas muito confusas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Thales23r Postado Março 25, 2010 Autor Denunciar Share Postado Março 25, 2010 Só mais uma coisaAinda sobre este script...Eu aprendi a usar o "If"já até criei meus proprios scripts com ele.Tambem alterei este script, vejam:Lá na parte onde tem os comandos "if" eu criei um novo:if($hora=8){echo("Hora de tomar o remedio");}PERFEITOfuncionou> se eu abro a pagina as 8 ela me lembra que eu tenho que tomar o remedio.Mas o problema é que tambem tenho que tomar remedio as 16. Então criei outr "if":if($hora=16){echo("Hora de tomar o remedio");}ATÉ AI TUDO BEMMas o que eu queria saber é se dá pra "ajuntar" esses 2 if em um codigo só.Eu tentei assim:if($hora=8 or $hora=16){echo("Hora de tomar o remedio");}Percebem? Eu coloquei o "OR" entre as variaveis 8 e 16. Assim quando fossem 8 OU 16 a mensagem seria exibida.MAS NÃO DEU CERTO.Porque não deu? E como eu deveria fazer para colocar os 2 valores (8 e 16) no mesmo comando "if"?*Já tentei usar todos operadores, nenhum deu certo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Thales23r
Oi gente
sou novo no forum e tambem no php
comecei a estudar ontem com algumas apostilas e já aprendi bastante coisa
mas ai hoje eu peguei um codigo aqui mesmo no site, ele é assim:
#################### A Code box não está funcionando :angry:
<?php
$data=date('d/m/Y');
$hora=date('H');
$minutos=date('i');
$segundos=date('s');
if($hora>=12 && $hora<18)
{
echo("Boa Tarde, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");
}
if($hora>=18 && $hora<24)
{
echo("Boa Noite, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");
}
if($hora>=24 && $hora<12)
{
echo("Bom Dia, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");
}
?>
##########################################
Bom, esse é o codigo. A code box não queria funcionar ai eu coloquei ele entre essas linhas...
como vc's podem ver ele serve para verificar data e hora; e depois exibir uma mensagem.
minha dulvida é a seguinte:
No começo existem 4 variaveis
$data=date('d/m/Y');
$hora=date('H');
$minutos=date('i');
$segundos=date('s');
eu queria saber de onde elas sairam?
como que foram construidas?
*a sintaxe eu já sei > começa com "$" e blá,blá,blá
Eu quero saber
oque siguinifica a parte que vem antes do = ?
e o que siguinifica a parte que vem depois?
e o que siguinificam esses dados que vem entre parenteses ( ...) ?
queria saber como essas variaveis conseguem acessar a data e a hora do meu computador?
e porque elas conseguem especificar os numeros (do dia 1 ao dia 30) sendo que eles não foram atribuidos em lugar nenhum do codigo?
como que o php consegue isso? qual o caminho que ele usa?
e por fim queria saber tambem como construir uma variavel;
tipo: e se eu quisesse construir uma variavel para o dia da semana (seg. , ter. , qua, etc)???
como eu deveria proceder para criar essa variavel e colocar ela neste codigo?
...enfim, nas minhas apostilas não está explicando essa parte. Já procurei na internet mas não encontrei essa explicação....
Desde já agradeço a quem puder me ajudar
Editado por Thales23rLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.