Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Da onde vem as variaveis desse codigo php


Thales23r

Pergunta

Oi gente

sou novo no forum e tambem no php

comecei a estudar ontem com algumas apostilas e já aprendi bastante coisa

mas ai hoje eu peguei um codigo aqui mesmo no site, ele é assim:

#################### A Code box não está funcionando :angry:

<?php

$data=date('d/m/Y');

$hora=date('H');

$minutos=date('i');

$segundos=date('s');

if($hora>=12 && $hora<18)

{

echo("Boa Tarde, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");

}

if($hora>=18 && $hora<24)

{

echo("Boa Noite, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");

}

if($hora>=24 && $hora<12)

{

echo("Bom Dia, hoje é $data - $hora:$minutos:$segundos");

}

?>

##########################################

Bom, esse é o codigo. A code box não queria funcionar ai eu coloquei ele entre essas linhas...

como vc's podem ver ele serve para verificar data e hora; e depois exibir uma mensagem.

minha dulvida é a seguinte:

No começo existem 4 variaveis

$data=date('d/m/Y');

$hora=date('H');

$minutos=date('i');

$segundos=date('s');

eu queria saber de onde elas sairam?

como que foram construidas?

*a sintaxe eu já sei > começa com "$" e blá,blá,blá

Eu quero saber

oque siguinifica a parte que vem antes do = ?

e o que siguinifica a parte que vem depois?

e o que siguinificam esses dados que vem entre parenteses ( ...) ?

queria saber como essas variaveis conseguem acessar a data e a hora do meu computador?

e porque elas conseguem especificar os numeros (do dia 1 ao dia 30) sendo que eles não foram atribuidos em lugar nenhum do codigo?

como que o php consegue isso? qual o caminho que ele usa?

e por fim queria saber tambem como construir uma variavel;

tipo: e se eu quisesse construir uma variavel para o dia da semana (seg. , ter. , qua, etc)???

como eu deveria proceder para criar essa variavel e colocar ela neste codigo?

...enfim, nas minhas apostilas não está explicando essa parte. Já procurei na internet mas não encontrei essa explicação....

Desde já agradeço a quem puder me ajudar

Editado por Thales23r
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

bem vamos aos poucos.

tuda palavra que iniciar com $ é uma variavel, variaveis em programação são iguais as variaveis matemáticas podem receber o valor de qualquer coisa ou seja.

se meu codigo tiver

$exemplo = "bom dia";
echo $exemplo;
sabendo que o comando echo é para exibir conteudo na tela, na minha tela irá aparecer "bom dia" e não $exemplo, porque o php "traduz" as variveis e substituem pelo valor que lhe foi atribuido. assim como o comando echo exibe uma informaçao na tela, temos o comando date, o qual podemos fazer varias coisas como por exemplo, saber a data e hora atual. o php é uma linguagem que roda no servidor e não no cliente, ou seja, ele pega a hora do servidor, se meu codigo php exibir a hora e estiver em um pc no japao, se voce acessar daqui do brasil ele dará a hora do japão e não do seu computador. o comando date (no seu caso funciona da seguinte forma; string date ( string $format [, int $timestamp ] ) traduzindo pra linguagem comum temos date ( "formato de como voce quer que retorne a data", "time stamp da data" ); onde se timestamp é o numero corrido de segundos de uma data pre definida (q agora me falha a memoria), mais isso não vai importar no seu caso já que voce não usa, quando o timestamp não é passado a data que ira retornar é a atual retirada do servidor. no seu caso temos: date('d/m/Y'); so esta sendo passado a informacoa de como sera retornada a data, que é 'd/m/Y' onde d é day, m é month e Y é ano com quatro digitos. logo o comando acima retornara (por exemplo) 25/03/2010 ok, valor retornado, ele vai para onde?
$data=date('d/m/Y');
para nossa variavel $data. ou seja em qualquer ligar da pagina se você for mostar a variavel $data, ira aparecer "25/03/2010".
$hora=date('H');
$minutos=date('i');
$segundos=date('s');
essa parte fará a mesma coisa, so q com horas minutos e segundos. se voce quiser saber ate onde voce pode chegar com o comando date acesse: http://br2.php.net/manual/en/function.date.php outro exemplo para o (seg, ter,quar...) que você queria seria assim:
$data=date('D, d/m/Y');
nesse caso apareceria Thur, 25/03/2010 onde Thur é de Thursday. se você quiser que apareça em português terá que substituir valores. use por exemplo assim:
$dia_da_semana=date('N');
$data=date('d/m/Y');

N retorna 1 para Monday ate 7 para Sunday depois é so fazer a substituição dos valores numéricos pelo dias da semana em portugues.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado Toze!

Era exatamente isso que eu queria saber > da onde saem os valores E o que cada um siguinificava.

Pelo que você me falou e pelo link ficou bem explicado.

###

Então deixa eu ver se entendi (alguém me corrija se o raciocinio estiver errado)

A variavel "$date" é uma especie de variavel predefinida, por isso não precisa mos traibuir seus valores.

Essa variavel counsulta e copia os valores direto do servidor.

Alem disso essa variavl possu certos atributos (eles estão listados no link), cada um desses atributos consulta um valor diferente no servidor.

Ex.:

O atributo "d" vai consultar o dia no servidor, e vai retornar para o navegador o valor que estiver lá.

Do mesmo modo "m" consulta o mês;

"H" consulta a hora;

Alem de varias outras que estão no link...

Desta forma, quando eu usar essas variaveis e seus atributos na pagina vão ser exibidos os valores que foram retirados do servidor.

###

Então é isso?

Meu raciocinio está correto?

*

Se estiver correto muito obrigado pela ajuda.

Se etiver errado por favor me informe.

*

:rolleyes: Espero que esse tópico um dia possa ajudar outros iniciantes como eu. Pois as explicações que se acha na internet são todas muito confusas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só mais uma coisa

Ainda sobre este script...

Eu aprendi a usar o "If"

já até criei meus proprios scripts com ele.

Tambem alterei este script, vejam:

Lá na parte onde tem os comandos "if" eu criei um novo:

if($hora=8)

{

echo("Hora de tomar o remedio");

}

PERFEITO

funcionou> se eu abro a pagina as 8 ela me lembra que eu tenho que tomar o remedio.

Mas o problema é que tambem tenho que tomar remedio as 16. Então criei outr "if":

if($hora=16)

{

echo("Hora de tomar o remedio");

}

ATÉ AI TUDO BEM

Mas o que eu queria saber é se dá pra "ajuntar" esses 2 if em um codigo só.

Eu tentei assim:

if($hora=8 or $hora=16)

{

echo("Hora de tomar o remedio");

}

Percebem? Eu coloquei o "OR" entre as variaveis 8 e 16. Assim quando fossem 8 OU 16 a mensagem seria exibida.

MAS NÃO DEU CERTO.

Porque não deu? E como eu deveria fazer para colocar os 2 valores (8 e 16) no mesmo comando "if"?

*Já tentei usar todos operadores, nenhum deu certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,7k
×
×
  • Criar Novo...