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Fórum Script Brasil
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Mundo dos Blocos - Pilha em C


anderson.moura

Pergunta

Tenho que fazer um exercício onde inicialmente vou ter n elementos (inserido pelo usuário). O número de elementos vai ser a quantidade de blocos existentes. Se n=5, então tenho os blocos 0, 1, 2, 3, 4.

Primeira dúvida: Se tenho 5 elementos, e posso tirar qualquer uma da sua posição e colocar em qualquer outra posição, então não vou ter uma pilha e sim 5 pilhas???

Segunda dúvida: Já pesquisei muito no pai google, livros, mas não vi nada parecido. Todos os exemplos de pilha que vi, têm-se uma pilha onde se é inserido um elemento ou retirado, ou seja, pega-se apenas o elemento que vai ser inserido e no caso de retirado, sempre o topo da pilha. Meu problema é que tenho que definir o elemento que vou mover e a pilha de referência.

EX:

mover a acima b, onde a=2 e b=0.

mover a acima b, onde a=1 e b=3.

então a saída seria: 2 1

0**3 4

* = espaço vazio.

Então não, sei como fazer essa referência, definir em qual pilha vou jogar o bloco a ser movido, como no exemplo onde o bloco 2 foi movido para cima do bloco 0 na pilha 0 e o bloco 1 foi movido para cima do bloco 3 na pilha 3 e as pilhas 1 e 2 ficaram vazias.

Segue o código que já consegui fazer...


/*Faça um programa que leia um arquivo de entrada, execute todos os
*comandos presentes nesse arquivo e gere um arquivo de saída, no formato
*definido anteriormente no desafio.
*/

/* Definições de movimento:
*Os comandos válidos para o braço de robô manipular os blocos são listados
*a seguir. Usa-se a para indicar o bloco em movimento a e b como bloco de
*referência.
*Mover a acima b: move o bloco a para cima do bloco b retornando
*eventuais blocos que já estiverem sobre a ou b para as suas posições
*originais.
*Mover a topo b: coloca o bloco a no topo do monte onde está o bloco b
*retornando eventuais blocos que já estiverem sobre a às suas posições
*originais.
*Empilhar a acima b: coloca o bloco a juntamente com todos os blocos que
*estiverem sobre ele em cima do bloco b, retornando eventuais blocos que
*já estiverem sobre b as suas posições originais.
*Empilhar a topo b: coloca o bloco a juntamente com todos os blocos que
*estiverem sobre ele no topo do monte onde está o bloco b.
*Encontrar maior: encontra o maior elemento da pilha mais alta e o
*devolve para a posição inicial.
*Sair: termina a execução.
*Qualquer comando no qual a = b ou no qual a e b estejam na mesma pilha
*de blocos é um comando ilegal e deve ser ignorado, não alterando a
*configuração dos blocos.
*RESTRIÇÃO:
*Qualquer comando no qual a = b ou no qual a e b estejam na mesma pilha
*de blocos é um comando ilegal e deve ser ignorado, não alterando a
*configuração dos blocos.
*/

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
#define MAX 5

struct pilha{
int entrada[MAX]; // numero de blocos
int mover_acima[1];
int mover_topo[1];
int empilhar_acima[1];
int empilhar_topo[1];
int encontrar_maior[1];
int topo;
int temp[MAX];
}modificar;

// Funções necessárias para o desafio.

int func_mover_acima();
int func_mover_topo();
int func_empilhar_acima();
int func_empilhar_topo();
int func_inicializa_pilha();
bool func_pilha_vazia();
int func_sair();
int func_menu();

//Inicio do programa.
int main(void) {
printf("DESAFIO: MUNDO DOS BLOCOS\n");
func_menu();
}
//Fim do programa.

int func_menu() {
int op;
printf("\nEscolha o item desejado.\n\n");
printf("1 - Mover 'a' acima 'b'\n");
printf("2 - Mover 'a' topo 'b'\n");
printf("3 - Empilhar 'a' acima 'b'\n");
printf("4 - Empilhar 'a' topo 'b'\n");
printf("5 - Encontrar maior\n");
printf("6 - Sair\n");

printf("\nItem escolhido: ");
scanf("%d", &op);

switch (op) {
case 1:
system("cls");
func_mover_acima();
getchar();
getchar();
break;
case 2:
system("cls");
func_mover_topo();
getchar();
getchar();
break;
case 3:
system("cls");
func_empilhar_acima();
getchar();
getchar();
break;
case 4:
system("cls");
func_empilhar_topo();
getchar();
getchar();
break;
case 5:
printf("Funcao não implementada!!\n");
printf("Pressione qualquer tecla para sair");
getchar();
getchar();
break;
case 6:
func_sair();
break;
default:
printf("Opcao invalida");
}
}


int func_inicializa_pilha() {
modificar.topo = -1;
}

bool func_pilha_vazia() {
if(modificar.topo == -1 )
return true;
else
return false;
}

int func_mover_acima(){
int x=0, y=0;
printf("Mover 'a' acima 'b'\n\n");
printf("Informe o bloco a ser movimentado: \n");
for (;x<MAX;x++){
scanf("%d", modificar.mover_acima[x]); // guarda bloco a ser movimentado
if ((x >= 0 and x < MAX)) {
printf("Informe o bloco de referencia: \n");
scanf("%d", modificar.mover_acima[y]); // guarda bloco de referência
if ((y >=0 and y < MAX)) {
if (x==y) {
printf("Blocos são iguai ou estao na mesma pilha\n");
printf("Nenhum alteracao será efetuada nos blocos\n");
printf("Pressione qualquer tecla para continuar");
getchar();
}
else {
printf("Código para empilhar a acima b aqui");
}
}
}
}

}



int func_mover_topo(){
printf("código aqui");
}
int func_empilhar_acima(){
printf("código aqui");
}
int func_empilhar_topo(){
printf("código aqui");
}
int func_sair(){
printf("código aqui");
}




[/CODEBOX]

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2 respostass a esta questão

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  • 0

Bom dia anderson. Desculpe mas não intendi direito o que você tem que fazer. Só uma coisa: você tem 5 elementos e deve move-los, como você disse, vai ter os blocos 0, 1, 2, 3 e 4. você quer por exemplo pegar o elemento da posição 1 e colocar na posição 3 é isso? Se for isso você não pode usar LISTA? Com lista você consegue isso facilmente implementando algumas funções utilizando ponteiros. Eu já fiz um braço robótico tb mas o meu era controlado pelo pc através da porta paralela e ele possuia movimentos pan tilt e uma "garra" de eletroímã. Também programei em C++ pelo DEV. Desculpe se não ajudei em nada mas... ficou meio confuso o que você quer fazer. Até mais...

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  • 0

Agradeço a ajuda....

Tentando explicar melhor... Preciso fazer isso em forma de pilha e ao invés de inicializar as pilhas normalmente com -1 para informar que está vazia, já devo inicializar as pilhas com blocos indo de 0 a 5 e por exemplo, mover o bloco 1 que vai estar na pilha 1, para cima do bloco 3 que vai estar na pilha três...

Abaixo segue o enunciado completo... Se puder olhar e ajudar, agradeço... =)

http://codepad.org/zlv7Rjbc

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