®odrigo_$am Postado Fevereiro 18, 2004 Denunciar Share Postado Fevereiro 18, 2004 Æ galerinha massa, seguinte....Como eu posso criar um ALIAS em tempo de execução??? tem como fazer isso? se alguém souber æ me dê a dica....vlw?Brigadu fui! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 DELPHI-Man32 Postado Fevereiro 18, 2004 Denunciar Share Postado Fevereiro 18, 2004 amigo em tempo de execução não tenho nada, mas tem esse ae^h no codigo!Exemplo para arquivo .dbf e .db : 1. Crie um novo projeto. 2. Coloque os seguintes comoponentes no form: Tdatabase, Ttable, Tdatasource, Tdbgride Tbutton. 3. Dê um duplo clique no Tdatabase para entrar no Database propriety editor. 4. Configure o Database Name para 'MeuAlias' . 5. Selecione 'STANDART' para Drive Name. 6. Clique no botão Default. Ele automaticamente adicionará um PATH= na área de parâmetros. 7. Configure o PATH= para C:\DELPHI\DEMOS\DATA. 8. Clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo. 9. Configure a proporiedade DatabaseName do Ttable para 'MeuAlias'. 10.Configure a proporiedade Dataset do TDatasource para 'Table1'. 11.Configure a proporiedade DataSource do Tdbgrid para 'Datasource1'. 12.Coloque o seguinte código no evento Onclick do TButton: Procedure TForm1.Button1Click(Sender:Tobjetc); begin Table1.TableName := 'CUSTOMER'; Table1.Active := true; End; Uma alternativa para os passos 1-11: Coloque o seguinte código no evento OnClick do TButton: Procedure TForm1.Button1Click(Sender:Tobjetc); begin Database1.DataBaseName := 'MeuAlias'; Database1.DriverName := 'STANDART'; Database1.Params.Clear; Database1.Params.Add('PATH=C:\DELPHI\DEMOS\DATA'); Table1.DatabaseName := 'MeuALias'; Table1.TableName := "CUSTOMER' Table1.Active := true; DataSource1.Dataset := Table1; DBGrid1.DataSource := Datasource1; End; Criado Alias via programaçãoInclua na seção uses: DB { se o alias não existir... } if not Session.IsAlias('MeuAlias') then begin { Adiciona o alias } Session.AddStandardAlias('MeuAlias', 'C:\DirProg', 'PARADOX'); { Salva o arquivo de configuração do BDE } Session.SaveConfigFile; end; Para criar um alias do dBase troque a string 'PARADOX' por 'DBASE'. No caso acima usei como path o caminho "C:\DirProg", mas se você quiser poderá trocar este caminho por ExtractFilePath(ParamStr(0)) para que o alias seja direcionado para o local onde est veja o que pode ser util pra vc! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ®odrigo_$am Postado Fevereiro 18, 2004 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 18, 2004 vlw æ Delphi-man...Vou testar os códigos.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
®odrigo_$am
Æ galerinha massa, seguinte....
Como eu posso criar um ALIAS em tempo de execução??? tem como fazer isso? se alguém souber æ me dê a dica....vlw?
Brigadu fui!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.