Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Problemas com acentuação na URL


Renato Matos

Pergunta

Galera, acessem o site www.fmsv.com.br

Vão para portugues>informativo

Depois, cliquem em alguma notícia.

Se estiverem utilizando o navegador FireFox, Safari, Opera, Chrome... vai abrir normalmente. Agora testem no IE. Devido a acentuação no nome dos arquivos, ele não abre. alguém sabe como resolver isso?

PS: Preciso achar uma solução que não seja: "tirar os acentos dos arquivos e trocar os espaços por underscor". É um site de advogados e por serem "100% corretos", querem que os arquivos sejam baixados dessa forma. Com o nome sem nenhum erro gramatical rs...

Vlw galera

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom dia Renato,

Até aonde sei, boa parte das tecnologias web não aceitam acentuação em urls e arquivos para download, do mesmo jeito que não aceitam espaços.

Alguns navegadores fazem essa conversão, e por isso conseguimos, porém o IE não faz.

O ideal é realmente deixar sem acentuação, e assim evitar esse problema, e possiveis problemas futuros.

No caso dos advogados serem 100% corretos, explica pra eles, que você depende da tecnologia para trabalhar, e ela nem sempre nos oferece o que queremos, eles são inteligentes, vão intender...hehe...abraços.

PS: Demorei pra enviar o post e o ESerra já postou, hehe, vai por ele, afinal ele conheçe muito! Se realmente der certo, sem mudar o nome do arquivo, retire o que eu disse... ;)

Editado por *FIT*
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Seguinte... acessei o ftp via browser, cliquei no arquivo pra ver a codificacao que o IE reconhece. Segue abaixo:

http://www.fmsv.com.br/admin/files/Jurispr...0de%2011%25.pdf

Utilizando o urlencode(), ele transforma para a seguinte url:

http://www.fmsv.com.br/admin/files%2FJuris...al+de+11%25.pdf

Mas no IE não abre, na verdade em nenhum navegador.

Agora sabendo a codificacao que funciona em todos os navegadores, qual funcao eu poderia usar pra transformar as URL's nessa codificacao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opção "B", usa o PHP para forçar o download do arquivo... em vez de chamar ele direito, cadastra o nome do BD e no servidor você guarda ele de um modo correto (sem espaço, caracteres especiais e etc...), ai usando o header você força o download e usa o nome original para exibir pro usuário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Certo... estou começando a enxergar rsrs...

Agora, levando em consideração que o link é do flash, como que eu manipulo o header que vai abrir? No meu conhecimento, só chamando o window.open do javascript que abriria um popup, aí la da pra passar os parametros...

O problema aí seria os bloqueadores de popup...

Se tiver outra maneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Para manipular o header você precisará criar um arquivo.php em separado, logo, basta chamar ele no link... por exemplo:

<a href="baixa.php?arquivo=1.pdf">Baixar</a>

Ai no baixa.php você resgata o arquivo (vai retornar 1.pdf) e usando a função header força o download, mas como disse, acho melhor usar um BD, já que você vai precisar saber o nome original do arquivo (com os caracteres especiais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ta feitooo

Utilizei o cod

<?

$file = "files/jurisprudencia_empresas_optantes_pelo_simples_sao_isentas_a_retencao_do_percentual_de_11.pdf";

header("Content-Type: application/pdf");

header('Content-Disposition: attachment; filename="HAHAHAçã25%.pdf"');

$fp = fopen("$file", "r");

fpassthru($fp);

fclose($fp);

?>

O $file é o caminho do arquivo e o filename que está dentro de header é o nome que ele vai salvar

Valeu pelas dicas aee

abracooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...