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(Resolvido) Troca de STATUS


Luis Castro

Pergunta

Olá amigos, sou Português e algum tempo atrás já precisei da vossa ajuda, e vocês foram muito bacanas, agora necessito outra vez da vossa ajuda.

Tenho uma base de dados de RECIBOS onde numa primeira fase os recibos são dados aos cobradores para irem receber,

aí a base de dados tem o seguinte:

DATA SAIDA - VENDEDOR - Nº RECIBO - PENDENTE

Nesta fase não à problema tudo na boa.

Na segunda fase que é quando se dá entrada dos recibos

DATA ENTRADA - VENDEDOR - Nº RECIBO - VALOR - LIQUIDADO

Aqui também faço isto na boa, mas como o recibo por exemplo nº 1 sai e fica com status PENDENTE

Quando lanço a entrada com recibo nº 1 fica com o status LIQUIDADO, mas quando tiro lista de pendentes, não consigo que na lista o recibo nº 1 por exemplo saia de pendente. Se tiro uma listagem de liquidados ele aparece liquidado, mas se tiro uma listagem de pendentes ele tambem me aparece pendente.

Precisava de saber o que posso fazer para resolver isto.

Obrigado

Editado por Luis Castro
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8 respostass a esta questão

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Olá Leandro

Sim, fiz a base de dados com dois status PENDENTE E LIQUIDADO.

Por exemplo, para o recibo nº 444 na tabela de registos fica com 2 registos.

DATA SAIDA - DATA ENTRADA - VENDEDOR - Nº RECIBO - PENDENTE - LIQUIDADO

18-05-2010---------------------------- 107 ----------- 444 ------------ P

--------------------20-05-2010-------- 107 ----------- 444 ----------------------- L

Claro, que o ideal era quando lança-se ele muda-se o estado automaticamente, mas não sei fazer isso.

Editado por Luis Castro
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Boa noite Luis,

Você pode usar um campo sim/não e o nome do campo você pode utilizar PENDENTE. Quando a caixa estiver marcada o status é pendente, quando não estiver marcado é liquidado.

Veja este exemplo: http://www.professorlar.com/contarcliques3...ciando_form.zip

Espero ter sido claro.

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Leandro, obrigado pela tua resposta.

Mas a questão é que lanço o mesmo documento em 2 fases. Na primeira ele fica em pendente, e na segunda fase em que tem de lançar ele fica liquidado. Aquilo que compreendi pelo que dizes, é que na segunda fase aparecia o documento, e tinha de mudar o estado. Mas isso não resolve o problema.

Vou tentar explicar melhor.

1º passo lanço varios recibos onde introduzo DATA SAIDA - VENDEDOR - Nº RECIBO - STATUS (PENDENTE POR DEFEITO)

2º Passo, passado cerca de 1 a 2 semanas entram os recibos e quero novamente lançar, e não por consulta, porque os recibos lançados são muitos e tinha de andar para cima e para baixo para mudar o status.

assim quero fazer uma nova introdução DATA ENTRADA - VENDEDOR - Nº RECIBO - VALOR - STATUS (LIQUIDADO POR DEFEITO )

Daí na tabela de registos ficar assim:

DATA SAIDA - DATA ENTRADA - VENDEDOR - Nº RECIBO - PENDENTE - LIQUIDADO

18-05-2010---------------------------- 107 ----------- 444 ------------ P

--------------------20-05-2010-------- 107 ----------- 444 ----------------------- L

Isto fica para cada numero de documento como uma conta conta corrente, onde tem um registo com status pendente e outro registo com status liquidado. A listagem de recibos liquidados tiro sem problema. Mas quando quero tirar a de pendentes, documentos que já tenham sido liquidados aparecem nos pendentes. Precisava de uma formula que quando o recibo 444 tiver status pendente e liquidado não apareça na lista de pendentes.

Espero ter-me feito entender.

1abraço

Editado por Luis Castro
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DATA SAIDA - DATA ENTRADA - VENDEDOR - Nº RECIBO - PENDENTE - LIQUIDADO

18-05-2010---------------------------- 107 ----------- 444 ------------ P
--------------------20-05-2010-------- 107 ----------- 444 ----------------------- L

Quando você atualizar o 'recibo' para liquidado ele poderia automaticamente alterar aquele 'P' de pendente para outra coisa ou até deixar em branco.

A sua consulta é pela letra 'P'?

Poste o seu BD aqui http://www.4shared.com/

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  • 0

Estou partindo do pressuposto que você lance tudo manualmente.

Eu geraria 3 consultas que seriam rodadas ao final dos lançamentos do dia da seguinte forma:

Consulta 1: Traz os campos "Nº recibo" e "Status" onde "Status"="P"

Consulta 2: Traz os campos "Nº recibo" e "Status" onde "Status"="L"

Consulta 3: Trará somente os registros da Consulta 1 que também existam na Consulta 2 atualizando o campo "Status" que estiver como "P" para "L".

Sempre quando acabar de lançar os recibos do dia, cria um botão ou algo que gera essa Consulta 3, antes de tirar os relatórios.

Essa foi a solução que consegui enxergar só pelo que você disse, pois ainda não consegui baixar seu BD. Um pouco trabalhosa mas simples até.

abs

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