Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Formatar Linux


Jefferson S.G.

Pergunta

Sei que esse tema de "formatar o Linux" sempre incomoda os usuários pró-Linux.

Na verdade, prefiro o Linux devido a sua funcionalidade ser melhor que a do Windows - ao menos é o que percebi em pouco tempo de uso.

Entretanto, preciso do Windows para rodar alguns programas e jogos, o que o Linux não faz.

Já me falaram do Wine, que pode apresentar alguns empecilhos para alguns programas, então prefiro ter os dois sistemas operacionais na máquina.

Agora surge minha dúvida.

Me indicaram formatar o HD todo e reinstalar posteriormente o Windows e o Linux novamente.

Me informaram também que se o Linux estiver ocupando todo o HD (o que é o meu caso, pois só há uma partição), necessito fazer tal operação de formatar todo o HD, pois não vou conseguir partilhá-lo para incluir o Windows, ou não é aconselhável, pois haverá problemas em usar o FDISK para partilhar novamente o HD.

Bem, alguém poderia me indicar o melhor procedimento a seguir? Desejo formatar todo o HD, partilhá-lo em dois, instalar o Windows XP e depois o Linux novamente.

Na minha máquina está instalado o Ubuntu.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

É bastante normal normal você redimensionar uma partição sem precisar formatar ela, e daí no espaço restante que sobrar você instalar o linux. Mas sempre existe um risco pequeno de alguma coisa dar errado, então é muito importante você fazer backup do sistema antes de redimensionar.

Então, já que teria que fazer backup de todo jeito, eu acho bem mais prático e seguro formatar tudo, criar as partições "limpas" e instalar os sistemas. O tempo que vai perder é o mesmo (pois pra redimensionar demora um pouco), e também quando instalar o windows ele vai bagunçar o grub e você passará uns bons 15 minutos pra resolver...

Vai perder menos tempo se formatar.

Mas se não for uma opção, se quiser apenas redimensionar, é só baixar o livecd do gparted, iniciar o pc por ele e redimensionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...