Luiz F. Siqueira Postado Junho 14, 2010 Denunciar Share Postado Junho 14, 2010 Boa noite pessoal sou iniciante em C e tenho grande dificuldade com a sintaxe dos programas, ao ler o codigo entendo bem hehemas é o seguinte, preciso armazenar em vetores 15 nomes de alunos e 15 notasdepois mostrar a media de todos os alunoso nome dos alunos que terão prova de recuperaçãoe tb mostrar os alunos reprovador (media<4,0)Consegui fazer um pedaço, talvez a logica não seja a melhor, mas como eu disse, estou iniciando #include <stdlib.h>#incluse <#define nome15#define nota15main(){ string vetnome[nome] string vetnota[nota] int nom, string nomeal int not, int notaalfor(nom=0, nom <15, nom++){ printf("Digite o nome dos alunos:") scanf (%s, nomeal) vetnome[nom] = nomealfor(not=0, not <15, not++){ printf("Digite a nota dos alunos:") scanf (%d, notaal) vetnota[not] = notaaltravei aqui e como podem ver falta mta coisa de sintaxe ainda =~minha ideia era armazenar nomes em um vetor, notas em outro vetor e depois fazer os calculos e mostrarsinceramente tb n sei como é a sintaxe pra pegar tal valor de uma posição do vetorputz, por favor da uma luz aí rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Mnemonic Postado Junho 14, 2010 Denunciar Share Postado Junho 14, 2010 Pra fazer a média, é só percorrer o vetor de notas, somar tudo e dividir por 15:media = 0; for (x=0; x<15; x++) { media = media + vetnota[x]; } media = media / 15;Mas tá faltando no código algum critério pra saber se terão prova de recuperação ou se passaram por média.Você disse que média abaixo de 4 é reprovação... Mas cada aluno só tem uma nota, então como faz pra saber a média? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 webpantoja Postado Junho 14, 2010 Denunciar Share Postado Junho 14, 2010 Luiz, Você que está começando agora, tente fazer um código mais agradável de ser ler. Tente sempre fazer um código customizado mas ao mesmo tempo entendível.#define SIZE 15 #define NAME_SIZE 50 main() { /* Obsevação: Você quer fazer em C puro? O C puro não tem variável do tipo 'string', você tem que trabalhar com arrays de caracteres. Mas a maioria dos compiladores vão entender se você usar 'string' em um código C. Se você quiser usar somente C, use assim: */ char nameList[ SIZE ][ NAME_SIZE ]; char gradeList[ SIZE ][ NAME_SIZE ]; /* Mas se você não se importar em misturar C com C++ e seu compilador tiver suporte, pode utilizar assim: */ string nameList[ SIZE ]; string gradeList[ SIZE ]; string name; int count = 0; int grade = 0; int gradeSum =0; for( int count = 0, count < SIZE, count++) { printf("Nome do aluno: ") scanf (%s, name ) nameList[ count ] = name; printf("Nota: "); scanf (%d, grade ); gradeList[ count ] = grade; gradeSum += grade; } for( count = 0; count < SIZE; count++ ) { printf("Aluno %s nota %d", nameList[ count ], gradeList[ count ] ); } pritnf("A média da turma é %2.2f ", gradeSum/SIZE );Fiz aí só um exemplo aproveitando o que você fez. Nem testei nem nada, mas só para você ver como fica mais bonito o código escrevendo e economizando variável.Se você começar a usar variáveis com nomes parecidos como 'nome' 'vetnome' 'nomeal', daqui a pouco você não vai saber mais o que está fazendo.Tenta usar o nome delas significando o que elas são ou vão fazer.Como o Mnemonic disse, coloca algumas validações de nota, tipo média dos alunos (me parece que o programa só tira média da sala toda) e outras verificações e mensagens, assim o programa fica muito mais completo.Qualquer dúvida pode postar aí.AttWebpantoja Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Luiz F. Siqueira
Boa noite pessoal
sou iniciante em C e tenho grande dificuldade com a sintaxe dos programas, ao ler o codigo entendo bem hehe
mas é o seguinte, preciso armazenar em vetores 15 nomes de alunos e 15 notas
depois mostrar a media de todos os alunos
o nome dos alunos que terão prova de recuperação
e tb mostrar os alunos reprovador (media<4,0)
Consegui fazer um pedaço, talvez a logica não seja a melhor, mas como eu disse, estou iniciando
#include <stdlib.h>
#incluse <
#define nome15
#define nota15
main()
{
string vetnome[nome]
string vetnota[nota]
int nom, string nomeal
int not, int notaal
for(nom=0, nom <15, nom++)
{
printf("Digite o nome dos alunos:")
scanf (%s, nomeal)
vetnome[nom] = nomeal
for(not=0, not <15, not++)
{
printf("Digite a nota dos alunos:")
scanf (%d, notaal)
vetnota[not] = notaal
travei aqui e como podem ver falta mta coisa de sintaxe ainda =~
minha ideia era armazenar nomes em um vetor, notas em outro vetor e depois fazer os calculos e mostrar
sinceramente tb n sei como é a sintaxe pra pegar tal valor de uma posição do vetor
putz, por favor da uma luz aí rs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.