Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tabelas filmes x produtos


laurinha2004

Pergunta

Estou desenvolvendo um site para uma locadora de dvds e me deparei com um problema. É o seguinte:

Tenho uma tabela "Filmes":

codigo - auto_increment, primary key
titulo
titulo_original
duracao
censura
categoria
preço
ano_lancamento
e uma tabela "Produtos" (produtos que podem ser entregues junto com o filme. Ex.: Coca-cola, pipocas, sorvetes, etc):
codigo - auto_increment, primary key
nome
preço

O usuário poderá adicionar filmes e produtos ao carrinho de compras.

Isso não vai gerar um conflito pelo motivo de o codigo de um filme bater com um codigo igual da tabela de produtos?

É correto fazer esse tipo de coisa ou tem algum jeito melhor de resolver isso? O q vocês me indicam fazer nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Acredito que não há problema desde que seja tudo bem separado, mesmo porque os produtos de "acompanhamento" são para venda, e os DVDs são para locação.

No caso, aonde exatamente que você tem medo que dê algum tipo de conflito e como pensa em fazer?

Assim fica mais fácil de analizarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi laurinha2004!

A sua inteção é lançar as vendas, de ambos os tipos, em uma única tabela de pedidos? Tipo:

Filmes:

INSERT INTO vendas ( codigo, nome, preço ) VALUES ( filmes.codigo, filmes.titulo, filmes.preço );

Produtos:

INSERT INTO vendas ( codigo, nome, preço ) VALUES ( produtos.codigo, produtos.nome, produtos.preço );

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Nesta situação,

Na sua tabela de vendas, você poderia por um campo a mais para destinguir que tipo de produto foi vendido naquele pedido, ficando +/- assim:

Filmes:

INSERT INTO vendas ( codigo, tipo, nome, preço ) VALUES ( filmes.codigo, 'filme', filmes.titulo, filmes.preço );

Produtos:

INSERT INTO vendas ( codigo, tipo, nome, preço ) VALUES ( produtos.codigo, 'produto', produtos.nome, produtos.preço );

Assim, quando quiser alterar a quantidade de um produto, por exemplo, a sql ficaria:

UPDATE vendas SET quantidade = 5 WHERE codigo = produtos.codigo AND tipo = 'produto';

Isto elimiraria os conflitos quando os códigos fossem iguais, pois você está dizendo que é para alterar o codigo x mas do registro na tabela de vendas com o tipo = 'produto'.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, posta ai, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...