Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como fazer MÉDIA para intervalos e sempre acrescentar valor ao mesmo.


Seanest

Pergunta

Olá! Eu sou novo aqui e também não tenho uma experiência no Excel que considere grande coisa...

Estou com um problema que acredito ser de simples solução, contudo para mim tornou-se um impasse. Eu tenho uma série de dados e preciso aplicar uma fórmula para obter um determinado valor que expressar uma condição física (aplicação direta de uma fórmula física, cujo detalhamento não vem ao caso).

Vou tentar ser claro. Há várias colunas (várias variáveis físicas) e a fórmula que vou usar será mais uma coluna que fornece um valor correspondente para cada linha. O problema é que na fórmula há uma parte onde devo fazer a MÉDIA de uma dada variável que corresponde ao intervalo do valor da primeira variável até a célula atual.

Vou dar um exemplo hipotético para que fique mais objetivo - se a coluna da variável começa em A3 e eu estou na linha de A7, o valor correspondente a célula B7 (valor da fórmula) depende da média no intervalo A3:A7, já a célula B8 depende da média do intervalo A3:A8 e assim por diante. Ou seja, sempre deve-se acrescentar o valor da próxima célula a média. Gostaria de fazer uma fórmula que sistematicamente incorporasse essa condição, à medida que avançam-se as linhas ela faça a média da variável a partir do valor inicial até a linha da célula atual, sempre acrescentando o próximo valor desta variável a média.

Abaixo segue como escrevi a fórmula do modo como deve ser (os intervalos da média), eu já ajeitei um por um como deve ficar (aqui são apenas 4, mas devo fazer mais de 400 linhas):

=(9,81/MÉDIA(G3:G4))/(((G4-$G$3)/(A4-$A$3))/(((F4-$F$3)^2)/((A4-$A$3)^2)))

=(9,81/MÉDIA(G3:G5))/(((G5-$G$3)/(A5-$A$3))/(((F5-$F$3)^2)/((A5-$A$3)^2)))

=(9,81/MÉDIA(G3:G6))/(((G6-$G$3)/(A6-$A$3))/(((F6-$F$3)^2)/((A6-$A$3)^2)))

=(9,81/MÉDIA(G3:G7))/(((G7-$G$3)/(A7-$A$3))/(((F7-$F$3)^2)/((A7-$A$3)^2)))

...

O que me interessa é a parte da MÉDIA, de um modo que escreva a fórmula uma vez e possa “puxá-la” atendendo essa condição dos intervalos. Se há algum tipo de média condicional ou apenas uma solução mais simples...

Não sei se consegui ser realmente claro, mas se alguém entender o que estou perguntando e possa me ajudar, estarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi novamente. Acho que fui muito confuso na explicação... Contudo eu mesmo cheguei a uma solução que era realmente bem simples.

Basta fazer - MÉDIA($G$3:G5)

A lição que pode-se tirar é: NÃO FAÇA COISAS QUANDO SE ESTÁ COM MUITO SONO...

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...