Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) SaveDialog e OpenDialog FIXOS


Arrais Júnior

Pergunta

existe alguma forma deu deixar uma pasta definida para quando for salvar e uma pasta definida para abrir arquivos ?

eu gostaria de TRAVAR as pastas, para que não pudesse ir buscar arquivos ou salvar arquivos em outras pastas, apenas nas definidas, EX de Pastas: c:\ArquivosSalvos e uma outra chamada c:\ArquivosModelos

outra coisa....

if Savedialog1.Execute then

begin

richedit1.Lines.SavetoFile(Savedialog1.FileName);

richedit1.SetFocus;

existe como eu colocar a data atual no nome do aquivo que vai ser salvo? como ficaria?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Para colocar um diretório padrão você precisa colocar o caminho no InitialDir do componente assim:

OpenDialog1.InitialDir := 'c:\ArquivosModelos';
OpenDialog1.Execute;
Para não deixar o usuario alterar a pasta você deve ir na propriedade OPTIONS do componente e deixar a opção ofNoChangeDir como TRUE Para o SaveDialog1 você faz a mesma coisa e adiciona a data no nome
SaveDialog1.InitialDir := 'c:\ArquivosSalvos';
if SaveDialog1.Execute then
richedit1.Lines.SavetoFile(Savedialog1.FileName + DateToStr(Date));
richedit1.SetFocus;

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

muito simples e diretas as respostas, obrigado

só três probleminhas......,

01 - mesmo alterando a ofNoChangeDir, ainda dar para mudar o diretório onde vai abrir o arquivo e salvar o arquivo.

02 - outra, richedit1.Lines.SavetoFile(Savedialog1.FileName + DateToStr(Date)); ocorre um erro quando tento salvar o arquivo....eu acho que é pelo formato da DATA, 03/12/2010, não pode conter BARRA....teria como mudar? por ponto...sei lá..?

03 - mesmo setando o diretório que é pra ficar ele set os dois, load e save, se mudar o load, o save muda junto, se mudar o save, o load muda junto....teria como por cada um em uma pasta?

Editado por Arrais Júnior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
01 - mesmo alterando a ofNoChangeDir, ainda dar para mudar o diretório onde vai abrir o arquivo e salvar o arquivo.
Quanto a questão de não deixar mudar a pasta não descobri a razão disso :( , o que você pode fazer é o seguinte, quando ele clicar em salvar independente de onde estiver você pode salvar o arquivo no diretório que você quer, pra isso basta inserir o caminho ali no richedit1.lines.savetofile(caminho + ........)

02 - outra, richedit1.Lines.SavetoFile(Savedialog1.FileName + DateToStr(Date)); ocorre um erro quando tento salvar o arquivo....eu acho que é pelo formato da DATA, 03/12/2010, não pode conter BARRA....teria como mudar? por ponto...sei lá..?

Putz desculpa, esqueci que era pra nome de arquivo ehehe, faz assim que não vai mais dar erro...

SaveDialog1.InitialDir := 'c:\ArquivosSalvos';
if SaveDialog1.Execute then
richedit1.Lines.SavetoFile(Savedialog1.FileName + StringReplace(DateToStr(Date), '/', '.', [rfReplaceAll]));
richedit1.SetFocus;

03 - mesmo setando o diretório que é pra ficar ele set os dois, load e save, se mudar o load, o save muda junto, se mudar o save, o load muda junto....teria como por cada um em uma pasta?

Você tem que fazer como no exemplo que te passei, antes de executar o dialog você deve setar o initialdir via código....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

vlws douglas....

01 não kerendo enxer muito teu saco...apenas por questao de aparencia, como ficaria esse codigo se eu colocasse um [espaço]"-"[espaço] separando o nome que eu iria dar ao arquivo da data automática pra que fique nesse formato:

NOMEDOARQUIVO - 13.07.2010 (nota-se que existe um espaço antes e depois do "-")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Voce precisa listar todos os arquivos de musica em seu micro e depois clicar em um arquivo para reproduzir a musica ( pode usar o TMedia Player do delphi )

exemplo de como listar todos os arquivos

https://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/404499-localizar-arquivos-usando-delphi/

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...