Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Trigger DDL] Pré-execução


Felipe Sbragia

Pergunta

Olá pessoal, boa tarde,

Estou criando uma TRIGGER DDL em meu BD para monitorar as alterações de alguns objetos (procs, views, etc.).

Nos meus clientes, as TRIGGERS ficarão criptografadas (WITH ENCRYPTION).

Porém, em minha base local (onde os Desenvolvedores atuam e onde irão criar/alterar/testar as procs), esta criptografia não pode ocorrer.

Como todos nós sabemos, dizer a um Desenvolvedor que ele deve retirar o comando WITH ENCRYPTION ao executar o comando na base local, é o mesmo que dizer a um macaco que ele não deve comer a banana (é só questão de tempo para que ele faça exatamente o contrário - e eu me incluo nisso :blush: ). Neste caso, seria perdido o script pois em todos os locais estaria criptografado.

Resumidamente, o que eu quero é criar outra TRIGGER DDL para, ANTES de executar um comando (CREATE, ALTER...) verificar se o comando WITH ENCRYPTION foi utilizado e retirá-lo (ou simplesmente abortar a execução).

Alguém sabe como fazer isso ou conhece alguma outra forma de barrar isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom dia Felipe,

Não conheço nenhuma função deste tipo. Provavelmente uma implementação com Trigger não conseguirá resolver.

O mais interessante seria uma gerência nas versões:

- No ambiente de Desenvolvimento, nem comentar a criptografia nas triggers.

- Ter um repositório das versões dos scripts.

- Apenas a pessoa que publica os scripts em Produção que faria a criptografia. Mas antes de fazê-la, utilizar o repositório também.

- Assim, o repositório terá várias versões de Desenvolvimento datadas, e a versão de Produção datada.

Este controle é fundamental não somente para triggers, mas para qualquer fonte, função, procedure, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...