luis Romao Postado Setembro 17, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 17, 2010 Bom dia pessoal.Esse é o meu primeiro post aqui e gostaria de ajuda.Eu tenho um formulário e gostaria de validar um campo textbox quando uma das opções de radio selecionadas.Segue o código<html> <head> <title>Validando</title> </head> <body> <form id="form1" name="form1" method="post" action="> <p> <label> <input type="radio" name="validador" value="1" id="validador_0" /> Não validado</label> <br /> <label> <input type="radio" name="validador" value="2" id="validador_1" /> Validar o campo de texto</label> </p> <p> <label> <input type="text" name="txtnome" id="txtnome" /> </label> </p> <p> <label> <input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /> </label> <br /> </p> </form> </body> </html> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fercosmig Postado Setembro 17, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 17, 2010 faz um teste aefunction valida(){ var rd = document.getElementsByName('validador'); var txt = document.getElementById('txtnome'); var vl = 0; for(i=0; i < rd.length; i++ ){ if (rd[i].checked == true) vl = rd[i].value; } switch (vl){ case '1': return true; case '2': if (txt.value == '' || txt.value == 'undefined'){ alert('campo obrigatório'); return false; }else{ return true; } default: alert('selecione uma opção'); return false; } } <form id="form1" name="form1" method="post" onSubmit="java script: return valida();"> <p> <label><input type="radio" name="validador" value="1" id="validador_0" />Não validado</label> <br /> <label><input type="radio" name="validador" value="2" id="validador_1" />Validar o campo de texto</label> </p> <p> <label><input type="text" name="txtnome" id="txtnome" /></label> </p> <p> <label><input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /></label> <br /> </p> </form> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 luis Romao Postado Setembro 22, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 22, 2010 Cara, muito obrigado por ter respondido, mas não funcionou.eu fiz um outro formulário.Ele está validando, mas sem as marcações acima.Olha ele ae.<html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>validar</title> <script language="JavaScript"> function validar(){ if (document.form1.txtnome.value=="") { alert( "Preencha o campo MENSAGEM!" ); document.form1.txtnome.focus(); } return false; if (document.form1.radio.value=="") { alert( "Marque a opção acima!" ); document.form1.radio.focus(); } return false; } </script> </head> <body> <form id="form1" name="form1" method="post" action="" onsubmit="return validar();"> <label> <input type="radio" name="radio" id="radio" value="1" /> Se marcado é necessário preencher o campo abaixo. <br> <input type="radio" name="radio" id="radio2" value="2"> Se marcado não é necessário preencher o campo texto.<br> <br /> </label> <input type="text" name="txtnome" id="txtnome" /> <input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /> </form> </body> </html>Obrigado pela ajuda até o momento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 luis Romao Postado Setembro 22, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 22, 2010 O código anterior estava erradoconsiderar esse abaixo<html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>validar</title> <script language="JavaScript"> function validar(){ if (document.form1.txtnome.value=="") { alert( "Preencha o campo MENSAGEM!" ); document.form1.txtnome.focus(); } return false; } </script> </head> <body> <form id="form1" name="form1" method="post" action="" onSubmit="return validar();"> <label> <input type="radio" name="radio" id="radio" value="1" /> Se marcado é necessário preencher o campo abaixo. <br> <input type="radio" name="radio" id="radio2" value="2"> Se marcado não é necessário preencher o campo texto.<br> <br /> </label> <input type="text" name="txtnome" id="txtnome" /> <input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /> </form> </body> </html> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Setembro 22, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 22, 2010 O return false indica que o formulário não deve ser enviado, sendo assim deveria estar dentro do if:function validar(){ if (document.form1.txtnome.value=="") { alert( "Preencha o campo MENSAGEM!" ); document.form1.txtnome.focus(); return false; } } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 luis Romao Postado Setembro 23, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 23, 2010 Consegui fazer o que precisava!!!!<html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>validar</title> <script> function ValidaFormulario(){ if ( document.form1.radio[1].checked ) if (document.form1.txtnome.value=="") { alert( "Preencha o campo MENSAGEM!" ); document.form1.txtnome.focus(); } return false; } </script> </head> <body> <form id="form1" name="form1" method="post" action="" onSubmit="return ValidaFormulario();"> <label> <input type="radio" name="radio" id="radio1" value="1"/> Se marcado é necessário preencher o campo abaixo. <br> <input type="radio" name="radio" id="radio2" value="2"> Se marcado não é necessário preencher o campo texto.<br> <br /> </label> <input type="text" name="txtnome" id="txtnome" /> <input type="submit" name="button" id="button" value="Enviar" /> </form> </body> </html> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jonathan Queiroz Postado Setembro 23, 2010 Denunciar Share Postado Setembro 23, 2010 Esse código realmente funciona como o esperado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 luis Romao Postado Setembro 23, 2010 Autor Denunciar Share Postado Setembro 23, 2010 Ele funcionou sim, mas eu achei estranho mesmo, mas eu vou rodar o seu código, ele está mais correto. Eu te respondo Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
luis Romao
Bom dia pessoal.
Esse é o meu primeiro post aqui e gostaria de ajuda.
Eu tenho um formulário e gostaria de validar um campo textbox quando uma das opções de radio selecionadas.
Segue o código
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.