Então,tenho uma lista grande de exercicios básicos de introdução à linguagem C,já fiz varios e agora cheguei em exercicios que necessitam de operações matemáticas,me esclarecendo essa duvida básica sobre como fazer os cálculos e como escreve-los (printf),conseguirei dar seguimento a minha lista,meu código está certo,já compilei,
só tenho uma dúvida de como escrever para fazer os cálculos:
Exercicio:Escrever um algoritmo que lê 3 valores, a, b e c e calcula:
a) A área do trapézio que tem a e b por bases e c por altura
áreadotrapézio = (base maior+base menor /2 ) * altura
B) A área do quadrado de lado b
áreado quadrado= lado²
c) A área da superfície de um cubo que tem c por aresta
áreadocubo = 6*aresta²
Meu Código:
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
int main(){
int a,b,c,trapezio,quadrado,cubo;
printf("Digite o valor de a");
scanf("%i", &a);
printf("Digite o valor de b");
scanf("%i", &b);
printf("Digite o valor de c");
scanf("%i", &c);
trapezio = (a+b/2)*6;
printf("A area do trapezio e de %i", trapezio);
quadrado = b*b;
printf("A area do quadrado e de %i", quadrado);
cubo = c;
printf("A area do cubo e de %i", cubo);
getch();
return 0;
}
Minhas Dúvidas:
1)Como faço os calculos,tentei executar o calculo da area do trapézio como (a+b/2)*6 e não fechou o resultado com o feito a mão,o calculo é feito de maneira diferente?ou é um erro no printf (na parte do %i)??
2)O calculo do quadrado é b*b ou tem alguma outra forma como b^2?
3)O calculo do cubo alguém tem uma idéia?sem saber certo como faz o calculo em C eu não consegui fazê-lo,pensei até em fazer outra variavel aí fazer o c*c e o resultado *6,mas sei que tem uma forma melhor para fazer por isso deixei assim no código.
Obrigado pela ajuda!
EDIT1: Posso fazer a leitura das 3 variaveis de uma só vez? em uma só linha?como fica?Obrigado!
Pergunta
Red Skin
Então,tenho uma lista grande de exercicios básicos de introdução à linguagem C,já fiz varios e agora cheguei em exercicios que necessitam de operações matemáticas,me esclarecendo essa duvida básica sobre como fazer os cálculos e como escreve-los (printf),conseguirei dar seguimento a minha lista,meu código está certo,já compilei,
só tenho uma dúvida de como escrever para fazer os cálculos:
Exercicio:Escrever um algoritmo que lê 3 valores, a, b e c e calcula:
a) A área do trapézio que tem a e b por bases e c por altura
áreadotrapézio = (base maior+base menor /2 ) * altura
B) A área do quadrado de lado b
áreado quadrado= lado²
c) A área da superfície de um cubo que tem c por aresta
áreadocubo = 6*aresta²
Meu Código:
Minhas Dúvidas:
1)Como faço os calculos,tentei executar o calculo da area do trapézio como (a+b/2)*6 e não fechou o resultado com o feito a mão,o calculo é feito de maneira diferente?ou é um erro no printf (na parte do %i)??
2)O calculo do quadrado é b*b ou tem alguma outra forma como b^2?
3)O calculo do cubo alguém tem uma idéia?sem saber certo como faz o calculo em C eu não consegui fazê-lo,pensei até em fazer outra variavel aí fazer o c*c e o resultado *6,mas sei que tem uma forma melhor para fazer por isso deixei assim no código.
Obrigado pela ajuda!
EDIT1: Posso fazer a leitura das 3 variaveis de uma só vez? em uma só linha?como fica?Obrigado!
Editado por Red SkinLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.