Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Compilar Programa por Linha de comando?


LucAlucard

Pergunta

Bom dia a todos! E aew estudando muito?

Seguinte gente, recentemente me bateu uma dúvida e agora virou mais para uma necessidade rsrs... Como que eu consigo compilar por Linha de comando se eu separo os arquivos em pastas diferentes?

Digamos..

Arquivos do tipo

Pasta Extenção arquivos

Forms --> *.pas ; *.dfm

Funcoes --> alguns .pas

Dtm --> * alguns .pas ; alguns.dfm

Eu achei alguns tutoriais de como compilar por linha de comando.. mas não conseguí ainda fazer dessa forma que (é a forma que eu trabalho atualmente)... que é separando em pastas os forms...

Bom.. se vocês puderem me ajudar agradeceria muuito!!

Se vocês gostaram da idéia eu lí algumas matérias nesse PDF:

http://www.neoreader.com.br/item/doc/12641..._de_comando.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Veja no help do delphi

IDE command-line

This topic lists and describes all of the options that you can use to start the IDE from the command line.

You must precede all options (unless otherwise noted) with either a dash (-) or a slash (/). The options are not case sensitive. Therefore, the following options are all identical: -d /d -D /D.

You use these options with the IDE startup command: delphi32.exe.

For example:

delphi32.exe /ns /hm

Starts the IDE with no splash screen and tracks memory allocation.

delphi32.exe–sdc:\test\source –d c:\test\myprog.exe -td

Starts the IDE and loads c:\test\myprog.exe into the debugger and used c:\test\source as the location for the source code while debugging. The –td and any other argument that appears after the –dexename debugger option is used as an argument to c:\test\myprog.exe.

General options

Option Description

? Displays help for IDE command-line options.

hm Heap Monitor. Displays information in the IDE title bar regarding the amount of memory allocated using the memory manager. Displays the number of blocks and bytes allocated. Information gets updated when the IDE is idle.

hv Heap Verify. Performs validation of memory allocated using the memory manager. Displays error information in the IDE title bar if errors are found in the heap.

ns No splash screen. Suppresses display of the splash screen during IDE startup.

np No Project. Supresses loading of any desktop files on IDE startup and suppresses creation of a default project.

Debugger options

Option Description

dexename Loads the specified executable into the debugger. Any parameters specified after the exename are used as parameters to the program being debugged and are ignored by the IDE. A space is allowed between the d and the exename.

attach:%1;%2 Performs a debug attach, using %1 as the process ID to attach to and %2 as the event ID for that process. It can be used manually, but is used mostly for Just in Time debugging.

td TDGoodies. Implements several features found in the TurboDebugger, TD32. It must be used with the d option. It causes the CPU and FPU views to stay open when a process terminates. It causes Run|Program Reset to terminate the current process and reload it in the debugger. If there is no current process, Run|Program Reset reloads the last process that terminated. It also causes breakpoints and watches to be saved in the default desktop if desktop saving is on and no project is loaded.

sddirectories Source Directories. Must be used with the d option. The argument is either a single directory or a semicolon delimited list of directories which are used as the Debug Source Path setting (can also be set using the Project|Options|Directories/Conditionals option page). No space is allowed between sd and the directory list argument.

hhostname Hostname. Must be used with the d option. When specified, a remote debug session is initiated using the specified host name as the remote host to debug on. The remote debug server program must be running on the remote host.

Project options

Option Description

filename (No preceding dash) The specified filename is loaded in the IDE. It can be a project, project group, or a single file.

b AutoBuild. Must be used with the filename option. When specified, the project or project group is built automatically when the IDE starts. Any hints, errors, or warnings are then saved to a file. Then the IDE exits. This facilitates doing builds in batch mode from a batch file. The Error Level is set to 0 for successful builds and 1 for failed builds. By default, the output file has the same name as the filename specified with the file extension changed to .err. This can be overridden using the o option.

m AutoMake. Same as AutoBuild, but a make is performed rather than a full build.

ooutputfile Output file. Must be used the b or m option. When specified, any hints, warnings, or errors are written to the file specified instead of the default file.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Assim.. eu tinha ouvido falar dos arquivos do Dcc32.exe e Dcc32.cfg..

Esse parece ser um pouco diferente.. Você ou alguém aqui do Fórum mesmo sabe me dizer qual deles é o mais recomendado para se fazer o "comand line"?

Q assim to lendo a apostila e parece q da pra fazer a compilação pela linha de comando facilmente se eu conseguir gerar um .cfg do meu projeto.. O problema é q eu não consigo cria-la.. Alguém tem alguma idéia?

Aliás... será q alguém vai procurar isso além de mim?? @_@''

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Sim.. quando não separamos o projeto em pastas, e não utilizamos componentes de terceiros ( tipo TMS ou LMD ou qualquer um desse tipo) funciona perfeitamente mesmo.

Porém quando eu tento utilizar os componentes de terceiros ele não funciona nem ferrando.. Conseguí apenas colocando manualmente CADA UM DOS ENDEREÇOS e ele ainda por cima não conseguia encontrar a referência das minhas Units (Funções sabe?). Tive q colocar no mesmo diretório do projeto.

Aew eu lí nessa apostila mesmo no finalzinho dela, e ela fala q caso eu fassa um arquivo do projeto .CFG ele vai pegar todas as configurações do meu projeto ( referências q eu tinha feito manualmente) e vai criar isso pra mim.. o que facilitaria em 100000000000 de vezes o meu trabalho ( não só o meu mas de quem precisar também).

Já tentei com dpr ( e foi o que eu tive q fazer td isso)..

Aew eu reparei que o .dproj ( D 2007 pra frente eu acho) tem umas referências nele.. mas com ele da um erro de caracteres inválidos...

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2029 Declaration expected but '<' found

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '"' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '"' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '"' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '"' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '!' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '"' <#$22>

NomeDoProjeto.dproj(Numero) Error: E2038 Ilegal character in input file: '!' <#$22>

E assim vai..

Alguém tem alguma idéia? To ficando piradim @-@

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Você pode usar o comando que te passei com componentes de terceiros mas para isso você tem que abrir seu projeto no delphi e ir em Project>Options, depois vai em Directories/Conditionals e clique nos 3 pontinhos do "Search path" e adicione cada pasta de componentes de terceiros que deseja utilizar!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então.. isso é verdade.. Eu agradeço mutio sua ajuda mano ^^

Só q eu tenho a seguinte estrutura que a empresa aqui ( e até eu mesmo adotei como metodologia de trabalho).. Usamos pastas prara cada tipo de arquivo (mais ou menos assim ó:

OgAAAJ-d79sgQhfmxwTbXsEW_1dJWT6ipyGIVcsr

E pelo menos no Delphi 2010 ( acho q vou testar essa madrugada com o Delphi 7 em casa ( aqui num tem =/)) ele mudou o arquvio .cfg para .dproj, eu já adicionei no "Search path" mas não adianta q ele num funciona, ele não acha os componentes dos 3ºs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Gente dei uma olhada melhor em como o delphi monta ( não o 2010 ) mas vi uns exemplos na net... de como ele monta um pouco melhor. E percebí q o .dproj apensar dele montar toda as referências e usar muuito o tal do Res.exe. Ele não é o cfg = o antigo.

Ainda não sei como fazer isso ( foda e o chefe fica cobrando.. ).. Se alguém puder me ajudar por favor.. quiserem add no MSN pra ajudar ou pra tirar dúvida mesmo pd add..

MSN --> megamanxez@hotmail.com <-- MSN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

É gente.. Andei pesquisando um pouco e estudando um pouco sobre como fazer esse trem de .cfg.. E percebí uma coisa...

O Delphi NÃO MANTEM padrão ¬¬...

Os padrões atuais de .cfg são arquivos que seguem o mesmo padrão de .XML mas o arquivinho bonitinho q o Delphi chama de DCC32.exe não segue ainda os padrões atuais de busca em .CFG.

Então aew vai o que eu precisei fazer para resolver o problema que eu estava tendo logo a cima.. Precisei pegar o .CFG de um arquivo do Delphi 7 já q ele cria pra mim.. e alterei algumas linhas.. mais especificamente as linhas que tem os parâmetros

-E

-N

-U

-O

-I

-R

Que são as responsáveis por indicar os .Pas e o diretório de saída do .EXE e DCUs....

Bom... se alguém conhecer um modo mais fácil de conseguir resolver por favor compartilhe conosco =D postando como resposta.

Agradeço muito a ajuda de todos e um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...