Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Aplicação Access não acessa com mais de um usuario?


davidctba

Pergunta

Bom dia senhores...

Então, tenho uma aplicação em access onde a mesma esta em uma pasta no servidor e compartilhada para alguns usuarios da rede, essa aplicação trabalha de forma compartilhada para que todos os usuarios permitidos possam acessa-la a qualquer momento, ate ai tudo bem, porem foi trocado o servidor e concequentemente foi migrado tudo do servidor "antigo" para o "novo" e com essa mudança a aplicação parou de trabalhar como compartilhada, apesar de que nas propriedades do access, ela esta setada para trabalhar como compartilhada, so estou conseguindo abrir um por vez ou seja se o usuario "A" esta usando a aplicação, o outros usuarios terão que esperar ele fechar a aplicação para um outro poder usar, e assim por diante....

pergunto: como faço para resolver isso, pois as polices do server são exatamente as mesmas do server antigo, os compartilhamentos tambem... e nas configurações do access estão corretas...

obrigado;

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

bom, pelo seu relato, to vendo que essa aplicacao está mal distribuida.

pode ser q eu esteja errado, mas pelo visto voce não dividiu a aplicacao em BACK END e FRONT END

qualquer aplicacao se dá nos seguintes termos:

Aplicacao ( FRONT END ) - Programa em si com as rotinas, forms, relatorios, consultas, codigos.

Banco de Dados ( BACK END ) - Parte com as tabelas, que apenas armazena o que o FRONT END determina.

então, primeiro você deve dividir seu arquivo mestre access em backend e front end. no proprio access, nas ferramentas do banco de dados, tem essa opcao. recomenda-se que você faça isso pelo proprio servidor, já determinando o diretorio atraves de path de rede ou unidade mapeada.

por exemplo, no proprio servidor eu criei uma unidade mapeada de rede como unidade Z: e informei ao meu frontend que o banco de dados backend se encontra em Z:\bancodedados.mdb

tambem é recomendado que você crie uma senha de acesso no proprio bancodedados.mdb para impedir que usuarios tentem abrir sua estrutura pra acessar os dados das tabelas.

então voce deve hospedar no servidor o arquivo backend e ajustar as permissoes de rede do seu sistema operacional para que o arquivo aceite alteracoes vidas dos usuarios de rede permitidos.

feito isso, voce deve então revisar o codigo do seu front end, compilar, e fechar o arquivo em mde / accde dependendo da versao do seu access. isso garante que nenhum usuario das estacoes vai fazer alteracoes nos front end. lembrando é que bom colocar em algum lugar no front end, alguma referencia quanto a sua versao. pois se no futuro você precisar alterar seu aplicativo, então você não vai se perder nas versoes.

instale em cada maquina cliente, o access ou apenas o runtime, e salve um front end em cada maquina cliente do servidor. mapeie em cada maquina cliente, a unidade do servidor com o backend, como no meu exemplo, o Z:

pronto, todas os frontend acessarao seu banco de dados simultaneamente, sem erros, tornando o sistema mais confiavel e muitoooo mais rapido.

abraços

Editado por Humm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia Humm tudo bem....

Então, quando entrei na empresa já existia essa aplicação funcionando, porem, depois que foi feito o Upgrade no server, a mesma parou de funcionar em modo compartilhado, mesmo estanto o caminho de rede correto e a opção compartilhado habilitada....

Por falta de tempo em parar para arrumar-la, queria de resolver esse problema, ai com calma eu faço o Back End e Front End...

sabe de alguma maneira que eu possa resolver ?

Obrigado;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

o atalho aponta para unidade mapeada ou path de rede?

lembro de dar problema ao usar paths de rede tipo \\ip\

tente mapear nos clientes a unidade do servidor, e teste

porem eu acho que é mais rapido você partir pra divisao do arquivo do que tentar solucionar pinimbas de rede

Editado por Humm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bom dia Humm, então realmente os mapementos das maquinas estavam apontando para o IP do server ao invés de apontar para o nome do server, com isso o access não estava entendendo o endereçamento, refis os mapeamentos apontando para o nome do server e tudo voltou ao normal....

Agora quando me sobrar um tempo vou mexer nele para deixa-lo funcionando como back end e front end...

obrigado pelas dicas... e mais um tópico resolvido... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...