Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Função de pesquisa MYSQL


AndersonLima

Pergunta

Olá Pessoal, sou iniciante em PHP e estou precisando realizar uma função da seguinte forma:

na hora de gravar um registro(01) (janeiro) (07:00) no mysql, qeria pesquisar no banco se já existe estes valores(01) (janeiro) (07:00) se já existir me retorne uma menssagem (já existente) e não me permita gravar

é tipo uma validação pra eu reservar uma data com os campos (dia) (mes) e (hora) no banco, se já estiver reservada com os mesmo valores me retorna uma menssagem não permitindo gravar

se não! ai grava belz

agradeço a atenção de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Olá Pessoal, sou iniciante em PHP e estou precisando realizar uma função da seguinte forma:

na hora de gravar um registro(01) (janeiro) (07:00) no mysql, qeria pesquisar no banco se já existe estes valores(01) (janeiro) (07:00) se já existir me retorne uma menssagem (já existente) e não me permita gravar

é tipo uma validação pra eu reservar uma data com os campos (dia) (mes) e (hora) no banco, se já estiver reservada com os mesmo valores me retorna uma menssagem não permitindo gravar

se não! ai grava belz

agradeço a atenção de todos

Olá tudo bem

o que você preciso é de mysql_query(),mysql_num_rows();

ex:

$sql=mysql_query("select * from tabela where campo='$valor'"); /* realiza a consulta no banco */
if (!$sql) /* verifica se existe erro caso haja informa o erro. */
{
 echo "Erro ao tentar executar verificação: ".mysql_error();
 exit;
}
if (mysql_num_rows($sql) >0) /* verifica se o numero de registros encontrados é maior que 0, se for imprima uma mensagem com a quantidade de registros caso não seja não faz nada. */
{
 echo mysql_num_rows($sql)." registro encontrados.";
}

espero que o exemplo possa ajudar de alguma maneira, qualquer duvida é so postar.

até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Valeu grande rickayron, é isso ai mesmo q eu preciso, mas tenho uma duvida:

como ficaria pra eu pegar um "valor" do meu form (estou usando POST) , e chekar se ele já esta gravado no banco, ?

e teria também q chekar com mais de um campos (dia) (mes) (hora)

é um sistema pra reservas online o "cliente" escolhe um dia mes e hora e verifica se há disponibilidade aki é q ta...

se já houver um registro com o mesmo dia mesmo mes e mesma hora ele não grava

não sei se este é a melhor forma pra isso .. caso já tenha algo deste tipo por favor me informe .... estou aberto a opinioes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A melhor forma seria, você criar um campo DATE.

Ou seja, você não cria um para dia , outro para mês e outro para ano, e sim, um para a data no seguinte formato YYYY-MM-DD.

Dai é so pegar a data colocada pelo o usuario e fazer a consulta.

OBS.: Você tem que deixar a data posta pelo usuario no formato do banco de dados (YYYY-MM-DD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...