Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Site com tutoriais para criação de jogos em javascript


Danilo Moraes

Pergunta

Pessoal, estou afastado a um bom tempo do fórum. Eu costumava entrar direto, responder as perguntas e ajudar o pessoal, mas os tempos andaram meio corridos e tive que me ausentar.

Agora estou pensando em começar um projeto, um site especializado em criar jogos e efeitos visuais em javascript. Existem alguns sites falando sobre criação de jogos, mas a maioria é em inglês e estou pensando em algo nacional, o que acham?

Estou aqui falando apenas para saber a opinião da maioria, vocês aprovariam e visitariam um site assim? A princípio, eu postaria alguns tutoriais de minha autoria, tanto em texto quanto em vídeo, ensinando a criar jogos simples, desde jogos da memória, pasciência, tetris, pacman, snake, corrida, estilo rpg até algo mais complexo estilo tower defense ou jogos multiplayer como damas, jogo da velha, xadrez entre outros.

Todos seriam com uma boa didática (garanto :rolleyes: ), com explicação BEM esmiuçada e de fácil compreensão, mesmo para leigos no assunto de criação de jogos.

Muitos poderiam perguntar: Por que criar um site? Por que não usar o próprio fórum?

Resposta: fica mais cômodo e tenho mais recursos para ajudar na didática em um site. Ex:

Posso escrever um trecho de código e logo abaixo ele estar executando na página, para que quem estiver lendo o tutorial não tenha que abrir um arquivo colar e testar. Posso colocar vídeos no meio do texto entre outros. O site seria focado apenas em ensinar e divulgar jogos nacionais.

O que poderia ser feito é: a cada tutorial, venho e crio um tópico com o link do site... mas isso são questões a se tratar depois.

De primeira quero saber, vocês aprovam essa ideia? Não precisa escrever muita coisa, um simples SIM como resposta já é suficiente neste tópico.

Abraço e aguardo suas respostas.

Edit: o site em si deveria ser focado em javascript, xhtml e css, então posso fazer outros tutoriais e video-tutoriais sobre conteúdos diversos.

Editado por Danilo Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Cara não espere grandes coisas entre 'JS + Games' o jogos desse tipo são fracos não há como fazer muita interação com sprits, sons e afins se quiser um site focado em games com dicas, tutorias acho que o mais indicado seria 'Flash + Games' ...

Bem mas se quiser investir na idéia a longo prazo talvez tenha futuro pois quando lançarem o HTML5 que usara o canvas as portas para esse tipo de coisa devera se abrir sem contrar outros projetos como o 'Web OpenGL' que pretende trazer maior interação para web e ai acho que os jogos irão decolar, porém vai demorar um tempo de no mímimo uns 5 anos (acredito eu).

Bem para começar você pode estudar a 'Game Query' que séria uma especie de JQyery focada em jogos ...

-> http://gamequery.onaluf.org/

Boa Sorte!

Editado por SK15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Willian, então já vou contar com um leitor. eheheh

E SK15, a vantagem de se usar javascript é que a maioria dos browsers suporta. Mesmo o Opera do Nintendo Wii, o Safari do iPhone ou os browsers comuns que usamos nos desktops. É óbvio que não conseguiremos criar jogos muito bons em javascript, mesmo porque, o interpretador de js que temos na maioria dos browsers, não permite trabalhar com threads, não prevê a utilização da placa de vídeo, para não deixar tudo em cima do processador, fica algo "limitado" e "lento". Digo interpretador, mas a linguagem em si não "preve" isso.

Outra coisa interessante, é que fazendo jogos, outros efeitos visuais tornam-se fáceis de se aprender. Conheço o GameQuery e pretendo fazer alguns tutoriais sobre ele. Isso é uma ideia pessoal, mas acredito que isso possa se tornar comum em vários sites no futuro:

Joguinhos simples mas "competitivos" nas homepages. Como se fossem aqueles banners em flash que visam fazer propaganda, mas joguinhos com rank e tals. A pessoa entra no site, vê um joguinho simples como snake ou pacman, vê o rank e quer tentar passar aquele rank (um exemplo) e acabam ficando mais tempo no site... Isso é uma opinião própria e acredito que no futuro isso vai pegar. Não sei se vocês lembram daquele joguinho de pacman que a google colocou na sua página certa vez, eu fui um dos que jogou um tempo aquele jogo... ^_^

E se decidirmos fazer algo pequinininho, mas multiplayer, como um damas, ou um snake multiplayer... No caso de um snake multiplayer, seria necessário usar uma biblioteca flash para usar sockets, chamadas seguidas via ajax ficaria meio "argh" ^^

Poderia ser colocado joguinhos de tiro, simples, mas o que importa é a competitividade, isso que eu acredito que atraia os internaltas. Mas é tudo ideia, vai do gosto de cada um.

Imagino a pessoa lendo um artigo ou um texto qualquer em um site e de repente aparece uma janelinha, com um jogo e tu pode jogar um damas por exemplo com alguém que está lendo aquele mesmo artigo. É apenas um exemplo de algo que eu acho que pode se tornar "divertido" e muito usado.

Enfim, agradeço aos que já deixaram sua opinião, estou desenvolvendo o site agora e assim que tiver hospedado eu passo o link.

Abraço a todos e aguardo mais críticas e sugestões.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

cara tenho varios arquivos aqui sobre criar games tenho um mapa feito em 2,5d isometrico um funciona com a tag canvas do html5 então ele não funciona no ie 6 só no 9 eu acho, tenho outro que pode servir de base e funciona no ie só o char que não anda no ie mas é só mecher uns pauzinho que funciona.

sk15 acho que você esta enganado amigao sobre o javascript, existe muitos projetos na web sobre javascript como implementar 3d no site, existe chat multplayer com avatares que andao na tela como esse aqui: http://www.spoutserver.com/demos/locke/ tenho ele rodando em casa mas não consegui configurar a parte do long poling que da suporte ao ie mas quem tem experiencia com javascript concegue de boa.

tenho varios servidores de socket feito em php e que usao o javascript como cliente, se quiserem só pdirem que eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...