Boa tarde caros do fórum, estou desenvolvendo um sistema de busca em c# com arquivos, trabalho de PA, para a faculdade valendo um bocado de pontos. Estou precisando do esclarecimento de uma dúvida simples
Criei uma classe, um novo documento chamado ClassHabiltaDesabilitaBotoes
Nesta classe criei dois métodos um para habilitar e outro para desabilitar os botões do form principal. Segue abaixo
=> ClassHabilitaDesabilitaBotoes
class ClassHabilitaDesabilitaBotoes
{
/// <summary>
/// Objeto utilizado para ter acesso aos componetes
/// do form pricipal, estancio o mesmo como null
/// </summary>
private frmPrincipal objFrmPrincipal = null;
/// <summary>
/// Construtora da classe, recebe como parâmetro o form Principal
/// </summary>
/// <param name="principal"></param>
public ClassHabilitaDesabilitaBotoes(frmPrincipal principal)
{
this.objFrmPrincipal = principal;
}
/// <summary>
/// Método para desabilitar componentes do form Principal
/// </summary>
public void DesabilitaBotoes()
{
objFrmPrincipal.btnVisualizarAruivos.Enabled = false;
objFrmPrincipal.btnPesquisar.Enabled = false;
objFrmPrincipal.groupBox5.Enabled = false;
objFrmPrincipal.gboxOperadorLogico.Enabled = false;
objFrmPrincipal.groupBox4.Enabled = false;
objFrmPrincipal.gboxTermopesquisa.Enabled = false;
}
/// <summary>
/// Método para habilitar componentes do form Principal
/// </summary>
public void HabilitaBotoes()
{
objFrmPrincipal.btnVisualizarAruivos.Enabled = true;
objFrmPrincipal.groupBox5.Enabled = true;
objFrmPrincipal.groupBox4.Enabled = true;
if (objFrmPrincipal.btnVisualizarAruivos.Enabled == true)
{
objFrmPrincipal.btnPesquisar.Enabled = true;
objFrmPrincipal.btnPesquisar.Enabled = true;
objFrmPrincipal.gboxOperadorLogico.Enabled = true;
objFrmPrincipal.gboxTermopesquisa.Enabled = true;
}
}
}
Minha dúvida é como estanciar esta classe no meu form principal? Fiz de 2 formas e deu erro
=> FrmPrincipal
// Estância da classe Metodos
/// <summary>
/// Crio um objeto da Classe Habilita e Desabilita Botoes para poder utilizar
/// seus métodos
/// </summary>
ClassHabilitaDesabilitaBotoes objClassHabilitaDesabilitaBotoes = new ClassHabilitaDesabilitaBotoes();
consigo fazer a chamada normalmente da seguinte forma:
Porém na construtora da minha classe eu passo meu parêmetro do tipo FrmPrincipal, logo a minha chamada ao metodo da classe da erro porque não forneci nenhum parametro para a construtora.
Como posso resolver isso???? Que paremetro posso passar na chamada do metodo??? tentei passar a FrmPricipal e não deu.... A outra forma que fiz foi estanciar o objHabilitaDesabilitaBotoes como null, sem sucesso também... Podem me ajudar????
Pergunta
bruno_osprimosbh
Boa tarde caros do fórum, estou desenvolvendo um sistema de busca em c# com arquivos, trabalho de PA, para a faculdade valendo um bocado de pontos. Estou precisando do esclarecimento de uma dúvida simples
Criei uma classe, um novo documento chamado ClassHabiltaDesabilitaBotoes
Nesta classe criei dois métodos um para habilitar e outro para desabilitar os botões do form principal. Segue abaixo
=> ClassHabilitaDesabilitaBotoes
Minha dúvida é como estanciar esta classe no meu form principal? Fiz de 2 formas e deu erro => FrmPrincipal // Estância da classe Metodos consigo fazer a chamada normalmente da seguinte forma:Porém na construtora da minha classe eu passo meu parêmetro do tipo FrmPrincipal, logo a minha chamada ao metodo da classe da erro porque não forneci nenhum parametro para a construtora.
Como posso resolver isso???? Que paremetro posso passar na chamada do metodo??? tentei passar a FrmPricipal e não deu.... A outra forma que fiz foi estanciar o objHabilitaDesabilitaBotoes como null, sem sucesso também... Podem me ajudar????
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.