Frame Label – identifica a frame que contém a actionscript a ser invocada.
Descrição:
Possibilita chamar qualquer actionscript em qualquer timeline invocando o nome (Label) de uma frame. Isto mantém o código limpo e ajuda a minimizar o tempo de programação. Variáveis usadas na frame invocada tem que se chamadas usando a actionscript “Set Variable action”.
No exemplo avançado abaixo, a variável “exemplo” é criada assumindo o valor da TextField “var_textfield”. A seguir, a frame “decide” é chamada e a variável “exemplo” é usada para cálculos na frame “decide”, o output é a variável “decisão”.
Exemplo básico:
Call (“Start”)
Exemplo Avançado:
On(release)
Set Variable:“exemplo” =var_textfield
Call (“decide”)
Go To And Play (decisão)
End On
Action: Comment
Sintaxe:
Comment[message]
Descrição:
Todos gostamos de Ter o código bem documentado mas mui9tos detestam fazê-lo. Esta ação ajuda a comentar código facilmente e assim, após algum tempo, quando se volta ao código tudo se torna mais fácil de entender. É a melhor forma de deixar informações para que outros entendam o nosso código.
# Target = Identifica o movie clip a ser arrastado.
# Boundary = Se este parâmetro for definido em L(left), T(top), R(right), B(botton) é definido então um retângulo por onde é possível arrastar o movie clip. O valor de Boundary é a distância máxima possível de arrastar em cada uma das direções e o centro do movie clip onde o arrastar acontece.
# Lockcenter = Se esta opção for checada, então o centro do movie clip estará sempre junto ao ponteiro do mouse. Caso contrário o movie clip terá sempre uma distância em relação ao mouse.
# Stop Drag = Associado a um evento do mouse para arrastar um determinado movie clip.
Exemplo de Uso:
Jogos, carrinhos de compras ou qualquer outra situação onde seja necessário a função drag nad drop.
Descrição:
Esta ação deve ser usada com o evento On (Press), isto é, enquanto o botão do mouse se mantém pressionado. Para usar a função é necessário primeiro definir o Target (movie clip a ser arrastado). A seguir, se a opção “Constrain Rectangle” não for checada, o filme será arrastável levremente por toda a janela do Flash. Se a opção anterior for checada, será necessário definir os valores de Boundary que irão restringir a área arrastável. A opção final da função é Lockcenter, esta função terá o seu comportamento sujeito às opções anteriores.
Todo Start tem um Stop e Stp Dragging requere um novo evento do mouse. Para ativar a ação, basta checar a opção Stop Drag (ver exemplo junto)
# URL = define o URL para a action, poderá ser relativo ou absoluto.
# Windows = Identifica como deve ser carregado o URL
1- _self (carrega o URL no filme corrente)
2- _blank (carrega o URL em nova janela)
3- _parent (carrega o URL dentro de uma frame)
4- _top (remove todas as frames e carrega o URL)
# Variables = define como as variáveis são tratadas
1- DONT SEND (Não envia variáveis)
2- SEND USING GET (envia um pequeno n° de variáveis utilizando a barra do URL)
3- SEND USING POST (aconselhado quando se usam forms de flash e envia as variáveis separadamente para o url. É mais usado quando utilizamos CGI)
Exemplos de Uso:
Navegação HTML dentro de filmes flash, abrir janelas de browsers, enviar variáveis como uma form html.
Descrição:
Get URL pode executar dois papéis. Primeiro, carregar numa janela de browser um URL. Segundo, enviar variáveis do filme atual para um URL ou para um CGI. O primeiro papel será a principal utilidade. Cria “hyperlinks” para outros filmes de flash aceitando caminhos relativos e absolutos.
Go To and [Play/Stop]([scene], [Frame/”Frame Label”/Expression])
Exemplo de uso:
Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais em actionscript.
Descrição:
Chama um movie clip e faz com que ele corra (Play) ou pare (Stop) a partir de um número ou de um nome (Label) de uma frame. É possível dizer em que Scene se pretende que isto acontece bem como adicionar interatividade usando uma expressão.
Exemplo básico:
On (Release)
Go to and Stop(mainmovie, 1)
End On
Exemplo Avançado:
On (Release)
Begin Tell Target(“mymovie”)
Go to and Play(“start”)
End Tell Target
End On
Action: If
Sintaxe:
IF([Condiction])
[Actions]
Else If([Condiction]) – Optimal
[Actions] – Optimal
Else – Optimal
[Actions] – Optimal
End If
Parâmetros:
# Condiction = condição que necessita ser verdadiera para a ação (action) ser executada.
# Actions = comandos que se executam quando a condição é válida.
Exemplos de uso:
Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais do actionscript.
Descrição:
Esta action é de extrema importância, é ela que permite decidir qual a continuação de um filme. De uma maneira mais fácil é uma instrução que caso seja verdadeira, é executada uma ação. Por exemplo, se está sol, então o céu é azul (ver exemplo básico). Em alternativa é possível dar uma instrução diferente se não estiver sol (ver exemplo intermediário). O exemplo final (avançado), é possível ver-se o uso da instrução Else If, serve para testar condições a seguir à primeira ter falhado e então executar ações apropriadas. É possível adicionar-se o número de Else If que se pretender.
Exemplo básico:
If(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
End If
Exemplo Intermediário:
Is(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
Else
Go to and Play(“lua”)
End If
Exemplo Avançado:
If(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
Else If(sol = 0.5)
Go to and play(“anoitecer”)
Else
Set Property(“luz”, Visibility) = “1”
End If
Action: If Frame is Loaded
Sintaxe:
If frame is loaded([scene]], Frame/”Frame Label”])
[Action]
End Frame loaded
Parâmetros:
# Scene = Cena que contém a frame que vai ser testada se foi carregada.
# Frame = Número de frames a serem testadas.
# Frame Label = Nome da frame a ser testada.
# Actions = O que é executado quando a frame já tiver sido carregada.
Exemplos de uso:
Em preloaders e quando é necessário Ter a certeza que uma informação já foi carregada.
Descrição:
Uso desta função em preloaders. Com esta função, é possível criar uma barra de progressão colocando no início do filme esta função a garantir que a primeira parte da animação foi carregada (por exemplo frame 1: If(frame20) is loaded goto grame 10; frame 2: goto frame 1; frame 10 play filme) Pode-se colocar isto num movie instance para exibir uma barra de progressão no background enquanto está carregando um som. Outra utilidade é o uso desta função para certificar se o conteúdo de uma frame já foi carregado antes de um comando chamar esta frame.
Exemplo:
If frame is loaded(Scene 1, “end”)
Go to and play(Scene 1,1)
End frame loaded
Action: Load/Unload Movie
Sintaxe:
Load Movie([Target], [Location])
Unload Movie([Location])
Load Variables([Datafile], [Location])
Load Variable([script], “/”, [Variable])
Parâmetros:
Target = Identifica o movie clip a ser carregado
Location = Define o level (nível) ou a localização onde o movie clip deve ser carregado.
Script = Endereço absoluto ou relativo de um CGI para o qual são enviadas as variáveis.
Variables = Opção “Don’t Send” não são enviadas variáveis, “GET” envia variáveis junto com o URL, “POST” útil para enviar um largo número de variáveis.
Exemplo de uso:
Jogos, aplicações em flash e música.
Descrição:
Esta ação é na verdade uma série de ações, como se pode ver na lista a seguir. Load movie action permite fazer o seguinte:
1- Carregar um flash movie dentro de um filme.
2- Carregar um movie para substituir um movie já carregado
3- Carregar variáveis de uma pasta de texto
4- Retirar um filme previamente carregado dentro de um filme corrente
5- Enviar variáveis para um script (CGI) para ser processado.
Pergunta
mvdesign
"DICIONARIO DE ACTION SCRIPT, (RECOMENDADO)".
------------------------------------------------------------------
ACTION: Call
Sintaxe:
Call([“Frame Label”])
Parâmetros:
Frame Label – identifica a frame que contém a actionscript a ser invocada.
Descrição:
Possibilita chamar qualquer actionscript em qualquer timeline invocando o nome (Label) de uma frame. Isto mantém o código limpo e ajuda a minimizar o tempo de programação. Variáveis usadas na frame invocada tem que se chamadas usando a actionscript “Set Variable action”.
No exemplo avançado abaixo, a variável “exemplo” é criada assumindo o valor da TextField “var_textfield”. A seguir, a frame “decide” é chamada e a variável “exemplo” é usada para cálculos na frame “decide”, o output é a variável “decisão”.
Exemplo básico:
Call (“Start”)
Exemplo Avançado:
On(release)
Set Variable:“exemplo” =var_textfield
Call (“decide”)
Go To And Play (decisão)
End On
Action: Comment
Sintaxe:
Comment[message]
Descrição:
Todos gostamos de Ter o código bem documentado mas mui9tos detestam fazê-lo. Esta ação ajuda a comentar código facilmente e assim, após algum tempo, quando se volta ao código tudo se torna mais fácil de entender. É a melhor forma de deixar informações para que outros entendam o nosso código.
Exemplo básico:
Comment: Code for Menu Button
Exemplo Avançado:
Comment: ------------------------------------------
Comment: Good Clear Documentation is important
Comment: ------------------------------------------
Action: Drag Movie Clip
Sintaxe:
Start Drag(“[Target]”, L=[boundary], T=[boudary], R=[boundary], B=[boundary], [Lockcenter])
Star Drag
Parâmetros:
# Target = Identifica o movie clip a ser arrastado.
# Boundary = Se este parâmetro for definido em L(left), T(top), R(right), B(botton) é definido então um retângulo por onde é possível arrastar o movie clip. O valor de Boundary é a distância máxima possível de arrastar em cada uma das direções e o centro do movie clip onde o arrastar acontece.
# Lockcenter = Se esta opção for checada, então o centro do movie clip estará sempre junto ao ponteiro do mouse. Caso contrário o movie clip terá sempre uma distância em relação ao mouse.
# Stop Drag = Associado a um evento do mouse para arrastar um determinado movie clip.
Exemplo de Uso:
Jogos, carrinhos de compras ou qualquer outra situação onde seja necessário a função drag nad drop.
Descrição:
Esta ação deve ser usada com o evento On (Press), isto é, enquanto o botão do mouse se mantém pressionado. Para usar a função é necessário primeiro definir o Target (movie clip a ser arrastado). A seguir, se a opção “Constrain Rectangle” não for checada, o filme será arrastável levremente por toda a janela do Flash. Se a opção anterior for checada, será necessário definir os valores de Boundary que irão restringir a área arrastável. A opção final da função é Lockcenter, esta função terá o seu comportamento sujeito às opções anteriores.
Todo Start tem um Stop e Stp Dragging requere um novo evento do mouse. Para ativar a ação, basta checar a opção Stop Drag (ver exemplo junto)
Exemplo Básico:
On (Press)
Start Drag(“/name”, L=100, T=100, R=100, B=100, lockcenter)
End On
On (Release, Release Outside, Roll Out)
Stop Drag
End On
Action: Get URL
Sintaxe:
Get URL(“URL”, Windows/Variables)
Parâmetro:
# URL = define o URL para a action, poderá ser relativo ou absoluto.
# Windows = Identifica como deve ser carregado o URL
1- _self (carrega o URL no filme corrente)
2- _blank (carrega o URL em nova janela)
3- _parent (carrega o URL dentro de uma frame)
4- _top (remove todas as frames e carrega o URL)
# Variables = define como as variáveis são tratadas
1- DONT SEND (Não envia variáveis)
2- SEND USING GET (envia um pequeno n° de variáveis utilizando a barra do URL)
3- SEND USING POST (aconselhado quando se usam forms de flash e envia as variáveis separadamente para o url. É mais usado quando utilizamos CGI)
Exemplos de Uso:
Navegação HTML dentro de filmes flash, abrir janelas de browsers, enviar variáveis como uma form html.
Descrição:
Get URL pode executar dois papéis. Primeiro, carregar numa janela de browser um URL. Segundo, enviar variáveis do filme atual para um URL ou para um CGI. O primeiro papel será a principal utilidade. Cria “hyperlinks” para outros filmes de flash aceitando caminhos relativos e absolutos.
Exemplo Básico:
On (Release)
Get Url(http://www.truqyesedicas.com/tutoriais/00003.html, windows=”_blank”)
End On
Exemplo Avançado:
On (Release)
Get URL (http://www.truquesedicas.com/cgi-bin/truqyes.cgi, vars=”POST”)
End On
Action: Go To
Sintaxe:
Go To and [Play/Stop]([scene], [Frame/”Frame Label”/Expression])
Exemplo de uso:
Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais em actionscript.
Descrição:
Chama um movie clip e faz com que ele corra (Play) ou pare (Stop) a partir de um número ou de um nome (Label) de uma frame. É possível dizer em que Scene se pretende que isto acontece bem como adicionar interatividade usando uma expressão.
Exemplo básico:
On (Release)
Go to and Stop(mainmovie, 1)
End On
Exemplo Avançado:
On (Release)
Begin Tell Target(“mymovie”)
Go to and Play(“start”)
End Tell Target
End On
Action: If
Sintaxe:
IF([Condiction])
[Actions]
Else If([Condiction]) – Optimal
[Actions] – Optimal
Else – Optimal
[Actions] – Optimal
End If
Parâmetros:
# Condiction = condição que necessita ser verdadiera para a ação (action) ser executada.
# Actions = comandos que se executam quando a condição é válida.
Exemplos de uso:
Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais do actionscript.
Descrição:
Esta action é de extrema importância, é ela que permite decidir qual a continuação de um filme. De uma maneira mais fácil é uma instrução que caso seja verdadeira, é executada uma ação. Por exemplo, se está sol, então o céu é azul (ver exemplo básico). Em alternativa é possível dar uma instrução diferente se não estiver sol (ver exemplo intermediário). O exemplo final (avançado), é possível ver-se o uso da instrução Else If, serve para testar condições a seguir à primeira ter falhado e então executar ações apropriadas. É possível adicionar-se o número de Else If que se pretender.
Exemplo básico:
If(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
End If
Exemplo Intermediário:
Is(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
Else
Go to and Play(“lua”)
End If
Exemplo Avançado:
If(sol = 1)
Go to and Play(“céu azul”)
Else If(sol = 0.5)
Go to and play(“anoitecer”)
Else
Set Property(“luz”, Visibility) = “1”
End If
Action: If Frame is Loaded
Sintaxe:
If frame is loaded([scene]], Frame/”Frame Label”])
[Action]
End Frame loaded
Parâmetros:
# Scene = Cena que contém a frame que vai ser testada se foi carregada.
# Frame = Número de frames a serem testadas.
# Frame Label = Nome da frame a ser testada.
# Actions = O que é executado quando a frame já tiver sido carregada.
Exemplos de uso:
Em preloaders e quando é necessário Ter a certeza que uma informação já foi carregada.
Descrição:
Uso desta função em preloaders. Com esta função, é possível criar uma barra de progressão colocando no início do filme esta função a garantir que a primeira parte da animação foi carregada (por exemplo frame 1: If(frame20) is loaded goto grame 10; frame 2: goto frame 1; frame 10 play filme) Pode-se colocar isto num movie instance para exibir uma barra de progressão no background enquanto está carregando um som. Outra utilidade é o uso desta função para certificar se o conteúdo de uma frame já foi carregado antes de um comando chamar esta frame.
Exemplo:
If frame is loaded(Scene 1, “end”)
Go to and play(Scene 1,1)
End frame loaded
Action: Load/Unload Movie
Sintaxe:
Load Movie([Target], [Location])
Unload Movie([Location])
Load Variables([Datafile], [Location])
Load Variable([script], “/”, [Variable])
Parâmetros:
Target = Identifica o movie clip a ser carregado
Location = Define o level (nível) ou a localização onde o movie clip deve ser carregado.
Datafile = Endereço absoluto ou relativo da pasta que contém as variáveis. Ex: “http://www.truquesedicas.com/data.txt
Script = Endereço absoluto ou relativo de um CGI para o qual são enviadas as variáveis.
Variables = Opção “Don’t Send” não são enviadas variáveis, “GET” envia variáveis junto com o URL, “POST” útil para enviar um largo número de variáveis.
Exemplo de uso:
Jogos, aplicações em flash e música.
Descrição:
Esta ação é na verdade uma série de ações, como se pode ver na lista a seguir. Load movie action permite fazer o seguinte:
1- Carregar um flash movie dentro de um filme.
2- Carregar um movie para substituir um movie já carregado
3- Carregar variáveis de uma pasta de texto
4- Retirar um filme previamente carregado dentro de um filme corrente
5- Enviar variáveis para um script (CGI) para ser processado.
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