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Pergunta

"DICIONARIO DE ACTION SCRIPT, (RECOMENDADO)".

------------------------------------------------------------------

ACTION: Call

Sintaxe:

Call([“Frame Label”])

Parâmetros:

Frame Label – identifica a frame que contém a actionscript a ser invocada.

Descrição:

Possibilita chamar qualquer actionscript em qualquer timeline invocando o nome (Label) de uma frame. Isto mantém o código limpo e ajuda a minimizar o tempo de programação. Variáveis usadas na frame invocada tem que se chamadas usando a actionscript “Set Variable action”.

No exemplo avançado abaixo, a variável “exemplo” é criada assumindo o valor da TextField “var_textfield”. A seguir, a frame “decide” é chamada e a variável “exemplo” é usada para cálculos na frame “decide”, o output é a variável “decisão”.

Exemplo básico:

Call (“Start”)

Exemplo Avançado:

On(release)

Set Variable:“exemplo” =var_textfield

Call (“decide”)

Go To And Play (decisão)

End On

Action: Comment

Sintaxe:

Comment[message]

Descrição:

Todos gostamos de Ter o código bem documentado mas mui9tos detestam fazê-lo. Esta ação ajuda a comentar código facilmente e assim, após algum tempo, quando se volta ao código tudo se torna mais fácil de entender. É a melhor forma de deixar informações para que outros entendam o nosso código.

Exemplo básico:

Comment: Code for Menu Button

Exemplo Avançado:

Comment: ------------------------------------------

Comment: Good Clear Documentation is important

Comment: ------------------------------------------

Action: Drag Movie Clip

Sintaxe:

Start Drag(“[Target]”, L=[boundary], T=[boudary], R=[boundary], B=[boundary], [Lockcenter])

Star Drag

Parâmetros:

# Target = Identifica o movie clip a ser arrastado.

# Boundary = Se este parâmetro for definido em L(left), T(top), R(right), B(botton) é definido então um retângulo por onde é possível arrastar o movie clip. O valor de Boundary é a distância máxima possível de arrastar em cada uma das direções e o centro do movie clip onde o arrastar acontece.

# Lockcenter = Se esta opção for checada, então o centro do movie clip estará sempre junto ao ponteiro do mouse. Caso contrário o movie clip terá sempre uma distância em relação ao mouse.

# Stop Drag = Associado a um evento do mouse para arrastar um determinado movie clip.

Exemplo de Uso:

Jogos, carrinhos de compras ou qualquer outra situação onde seja necessário a função drag nad drop.

Descrição:

Esta ação deve ser usada com o evento On (Press), isto é, enquanto o botão do mouse se mantém pressionado. Para usar a função é necessário primeiro definir o Target (movie clip a ser arrastado). A seguir, se a opção “Constrain Rectangle” não for checada, o filme será arrastável levremente por toda a janela do Flash. Se a opção anterior for checada, será necessário definir os valores de Boundary que irão restringir a área arrastável. A opção final da função é Lockcenter, esta função terá o seu comportamento sujeito às opções anteriores.

Todo Start tem um Stop e Stp Dragging requere um novo evento do mouse. Para ativar a ação, basta checar a opção Stop Drag (ver exemplo junto)

Exemplo Básico:

On (Press)

Start Drag(“/name”, L=100, T=100, R=100, B=100, lockcenter)

End On

On (Release, Release Outside, Roll Out)

Stop Drag

End On

Action: Get URL

Sintaxe:

Get URL(“URL”, Windows/Variables)

Parâmetro:

# URL = define o URL para a action, poderá ser relativo ou absoluto.

# Windows = Identifica como deve ser carregado o URL

1- _self (carrega o URL no filme corrente)

2- _blank (carrega o URL em nova janela)

3- _parent (carrega o URL dentro de uma frame)

4- _top (remove todas as frames e carrega o URL)

# Variables = define como as variáveis são tratadas

1- DONT SEND (Não envia variáveis)

2- SEND USING GET (envia um pequeno n° de variáveis utilizando a barra do URL)

3- SEND USING POST (aconselhado quando se usam forms de flash e envia as variáveis separadamente para o url. É mais usado quando utilizamos CGI)

Exemplos de Uso:

Navegação HTML dentro de filmes flash, abrir janelas de browsers, enviar variáveis como uma form html.

Descrição:

Get URL pode executar dois papéis. Primeiro, carregar numa janela de browser um URL. Segundo, enviar variáveis do filme atual para um URL ou para um CGI. O primeiro papel será a principal utilidade. Cria “hyperlinks” para outros filmes de flash aceitando caminhos relativos e absolutos.

Exemplo Básico:

On (Release)

Get Url(http://www.truqyesedicas.com/tutoriais/00003.html, windows=”_blank”)

End On

Exemplo Avançado:

On (Release)

Get URL (http://www.truquesedicas.com/cgi-bin/truqyes.cgi, vars=”POST”)

End On

Action: Go To

Sintaxe:

Go To and [Play/Stop]([scene], [Frame/”Frame Label”/Expression])

Exemplo de uso:

Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais em actionscript.

Descrição:

Chama um movie clip e faz com que ele corra (Play) ou pare (Stop) a partir de um número ou de um nome (Label) de uma frame. É possível dizer em que Scene se pretende que isto acontece bem como adicionar interatividade usando uma expressão.

Exemplo básico:

On (Release)

Go to and Stop(mainmovie, 1)

End On

Exemplo Avançado:

On (Release)

Begin Tell Target(“mymovie”)

Go to and Play(“start”)

End Tell Target

End On

Action: If

Sintaxe:

IF([Condiction])

[Actions]

Else If([Condiction]) – Optimal

[Actions] – Optimal

Else – Optimal

[Actions] – Optimal

End If

Parâmetros:

# Condiction = condição que necessita ser verdadiera para a ação (action) ser executada.

# Actions = comandos que se executam quando a condição é válida.

Exemplos de uso:

Em qualquer situação. É um dos comandos fundamentais do actionscript.

Descrição:

Esta action é de extrema importância, é ela que permite decidir qual a continuação de um filme. De uma maneira mais fácil é uma instrução que caso seja verdadeira, é executada uma ação. Por exemplo, se está sol, então o céu é azul (ver exemplo básico). Em alternativa é possível dar uma instrução diferente se não estiver sol (ver exemplo intermediário). O exemplo final (avançado), é possível ver-se o uso da instrução Else If, serve para testar condições a seguir à primeira ter falhado e então executar ações apropriadas. É possível adicionar-se o número de Else If que se pretender.

Exemplo básico:

If(sol = 1)

Go to and Play(“céu azul”)

End If

Exemplo Intermediário:

Is(sol = 1)

Go to and Play(“céu azul”)

Else

Go to and Play(“lua”)

End If

Exemplo Avançado:

If(sol = 1)

Go to and Play(“céu azul”)

Else If(sol = 0.5)

Go to and play(“anoitecer”)

Else

Set Property(“luz”, Visibility) = “1”

End If

Action: If Frame is Loaded

Sintaxe:

If frame is loaded([scene]], Frame/”Frame Label”])

[Action]

End Frame loaded

Parâmetros:

# Scene = Cena que contém a frame que vai ser testada se foi carregada.

# Frame = Número de frames a serem testadas.

# Frame Label = Nome da frame a ser testada.

# Actions = O que é executado quando a frame já tiver sido carregada.

Exemplos de uso:

Em preloaders e quando é necessário Ter a certeza que uma informação já foi carregada.

Descrição:

Uso desta função em preloaders. Com esta função, é possível criar uma barra de progressão colocando no início do filme esta função a garantir que a primeira parte da animação foi carregada (por exemplo frame 1: If(frame20) is loaded goto grame 10; frame 2: goto frame 1; frame 10 play filme) Pode-se colocar isto num movie instance para exibir uma barra de progressão no background enquanto está carregando um som. Outra utilidade é o uso desta função para certificar se o conteúdo de uma frame já foi carregado antes de um comando chamar esta frame.

Exemplo:

If frame is loaded(Scene 1, “end”)

Go to and play(Scene 1,1)

End frame loaded

Action: Load/Unload Movie

Sintaxe:

Load Movie([Target], [Location])

Unload Movie([Location])

Load Variables([Datafile], [Location])

Load Variable([script], “/”, [Variable])

Parâmetros:

Target = Identifica o movie clip a ser carregado

Location = Define o level (nível) ou a localização onde o movie clip deve ser carregado.

Datafile = Endereço absoluto ou relativo da pasta que contém as variáveis. Ex: “http://www.truquesedicas.com/data.txt

Script = Endereço absoluto ou relativo de um CGI para o qual são enviadas as variáveis.

Variables = Opção “Don’t Send” não são enviadas variáveis, “GET” envia variáveis junto com o URL, “POST” útil para enviar um largo número de variáveis.

Exemplo de uso:

Jogos, aplicações em flash e música.

Descrição:

Esta ação é na verdade uma série de ações, como se pode ver na lista a seguir. Load movie action permite fazer o seguinte:

1- Carregar um flash movie dentro de um filme.

2- Carregar um movie para substituir um movie já carregado

3- Carregar variáveis de uma pasta de texto

4- Retirar um filme previamente carregado dentro de um filme corrente

5- Enviar variáveis para um script (CGI) para ser processado.

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