Estou precisando fazer uma consulta complexa, tenho uma tabela com valores repetidos em um campo, preciso listar os valores distintos deste campo (ordenados de forma crescente ou decrescente) pela quantidade de vezes em que o campo aparece, listando o maior salário e a quantidade que o campo repetido apareceu, tudo isso em uma única consulta (se possível). Vou dar um exemplo abaixo:
id nome salario
1 José 1000
2 Maria 500
3 João 700
4 Maria 600
5 João 900
6 Maria 1200
Resultado da consulta em ordem crescente (poderia ser decrescente):
nome salario quantidade
José 1000 1
João 900 2
Maria 1200 3
Pode parecer simples, porém não tenho a mínima ideia de como fazer esta consulta, sei que envolve DISTINCT, COUNT, MAX e subconsultas, se alguém puder me dar alguma luz.
Pergunta
Rui C. Silva
Oi pessoal,
Estou precisando fazer uma consulta complexa, tenho uma tabela com valores repetidos em um campo, preciso listar os valores distintos deste campo (ordenados de forma crescente ou decrescente) pela quantidade de vezes em que o campo aparece, listando o maior salário e a quantidade que o campo repetido apareceu, tudo isso em uma única consulta (se possível). Vou dar um exemplo abaixo:
id nome salario
1 José 1000
2 Maria 500
3 João 700
4 Maria 600
5 João 900
6 Maria 1200
Resultado da consulta em ordem crescente (poderia ser decrescente):
nome salario quantidade
José 1000 1
João 900 2
Maria 1200 3
Pode parecer simples, porém não tenho a mínima ideia de como fazer esta consulta, sei que envolve DISTINCT, COUNT, MAX e subconsultas, se alguém puder me dar alguma luz.
Agradeço desde já
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.