Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sql Lento


Samirsfps

Pergunta

Bom dia,

Gente estou com um grande problema, a pessoa responsável pelo banco de dados deixou a empresa e caiu no meu colo esta função sendo que minha experiência com banco de dados era somente comando SQL e backups de bases de dados.

Tenho vários usuários reclamando de lentidão em um ERP, gostaria de saber como avaliar se este problema é do banco de dados? (já peguei o sqlserver usando mais de 95% da memória, será que os 5% restante é suficiente para o Sistema operacional trabalhar...)

Estou descrevendo como está o cenário do servidor e instalação do SQL Server.

Servidor:

HD 500 GB SATA Particionados:

Unidade (C:) 161 GB

Unidade (D:) 304 GB

Processador Intel Xeon x3430 2.4 GHZ

Memória 16 GB de RAM.

Sistema operacional Windows Server 2008 64 Bits

SQL Server:

2 Bases de Dados...

1º Base de um ERP com 10 GB

Com aproximadamente 80 usuários, em horário de pico 50 simultaneamente

2º Base de Sistema Legado com 2 GB

Com aproximadamente 20 usuários em horário de pico 15 simultaneamente

Todos se conectam com um único usuário e senha no banco de dados, exigência da aplicação.

segue o link da imagens da configuração do meu servidor...

Prints da Configuração do servidor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom dia Samir,

O sql usando 95% da memória é muito. Estes picos fazem com que a performance caia. O interessante é utilizar um Trace do sql (Profiler) para identificar o que pode estar ocasionando o pico. O Trace monitora os processos que são executados no Banco. Mas ai teremos um outro problema.... o Trace é "pesado", o que pode piorar ainda mais sua performance.

Você terá duas alternativas para tentar resolver o problema de performance:

- Mexer no hardware - a maioria das empresas não gostam, porque é caro e tem q ter tempo para fazer a aquisição.

- Monitorar os processos da Base, identificar os pontos críticos e fazer implementações nos códigos / processos, para aumento da performance.

Dicas:

- Tente executar o Trace em horários de menor pico, tentando encontrar processos com tempos de execução altos.

- Identifique as tabelas principais do sistema: verifique os índices, chaves, etc. Reorganize os índices.

- Tente criar novas estruturas de acesso aos dados (como views) para diminuir concorrência.

- Identifique tabelas muito grandes na base, que podem ser expurgadas.

- Veja a possibidade de realizar "leitura suja" em algumas consultas.

- Identifique processos que retornam grande volume de dados: verifique a real necessidade.

- Veirfique se as conexões com a Base estão sendo fechadas pelos aplicativos.

Performance é sempre um ponto crítico, onde a mairoia das vezes a sua resolução é lenta e contínua...

Bem, estas são algumas dicas. Espero que ajude!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Complementando o que o fulvio estava dizendo, você deve verificar se realmente a base de dados é o problema, verifique também:

- REDE (Funcionários sobrecarregando a rede com downloads de videos do youtube e coisas do tipo como MSN, Orkut, Facebook e etc.), infelizmente as vezes agente tem que ser chato.

- SOFTWARE (Alguém deixando alguma tela que não permita outra de operar em conjunto aberta pela sua comodidade, já vi isso acontecer com um amigo meu que programou para que isso ocorresse então fica a dica).

sem mais...

precisando estamos aqui.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...