Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Exercício Olímpiada de Programação


gustavopedra

Pergunta

Bom dia Pessoal,

Não sei se alguém já viu ou conhece o exercício abaixo, ele caiu nas olímpiadas de programação da Unicamp, e ta me deixando intrigado, não consigo resolver, será que alguém consegue ajudar a entender a lógica da solução?

http://olimpiada.ic.unicamp.br/pratique/pr...ivel2/dobradura

Dobradura

Zezinho tem aulas de Iniciação Artística em sua escola, e recentemente aprendeu a fazer dobraduras em papel. Ele ficou fascinado com as inúmeras possibilidades de se dobrar uma simples folha de papel. Como Zezinho gosta muito de matemática, resolveu inventar um quebra-cabeça envolvendo dobraduras.

Tarefa

Zezinho definiu uma operação de dobradura D que consiste em dobrar duas vezes uma folha de papel quadrada de forma a conseguir um quadrado com 1/4 do tamanho original, conforme ilustrado na figura.

Depois de repetir N vezes esta operação de dobradura D sobre o papel, Zezinho cortou o quadrado resultante com um corte vertical e um corte horizontal, conforme a figura abaixo.

Zezinho lançou então um desafio aos seus colegas: quem adivinha quantos pedaços de papel foram produzidos?

Entrada

A entrada é composta de vários conjuntos de teste. Cada conjunto de teste é composto de uma única linha, contendo um número inteiro N que indica o número de vezes que a operação de dobradura D foi aplicada. O final da entrada é indicado por N = -1.

Exemplo de Entrada

1

0

-1

Saída

Para cada conjunto de teste da entrada seu programa deve produzir três linhas na saída. A primeira linha deve conter um identificador do conjunto de teste, no formato "Teste n", onde n é numerado a partir de 1. A segunda linha deve conter o número de pedaços de papel obtidos depois de cortar a dobradura, calculado pelo seu programa. A terceira linha deve ser deixada em branco. A grafia mostrada no Exemplo de Saída, abaixo, deve ser seguida rigorosamente.

Exemplo de Saída

Teste 1

9

Teste 2

4

(esta saída corresponde ao exemplo de entrada acima)

Restrições

-1 ≤ N ≤ 15 (N = -1 apenas para indicar o fim da entrada)

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olá!

Eu já tinha visto este problema há muito tempo, na época não conseguí resolver também. mas agora dei uma olhadela e me pareceu simples... Posso estar enganado mas pensei nisso:

dobraduras.gif

[EDIT] Fiz um .gif pra mostrar o que pensei, mas acho que o tamanho em pixels ficou grande pra aparecer no fórum. Eis o link: http://img708.imageshack.us/i/dobraduras.gif/ [/EDIT]

Veja se faz sentido, teste com um papel de verdade heheh.

Abraço!

Editado por == Douplus ==
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...