bom, sou intermediario em programacao VBA.. mas devido a dependência das aplicações access ao proprio access, e tambem por querer seguir um caminho mais profissional, decidi experimentar o visual studio 2010 e deixar o access de lado como aplicação.. por enquanto usa-lo so como BD.
porem no futuro espero migrar tambem pro mysql ou firebird que são SGBDs bem amigaveis.
mas tenho percebido que há muita diferença entre vba e vb.net e tambem a ausencia de funcoes agregadas muito comuns como dlookup, seimed, etc..
eu ainda não entendi como um windows form, ou o projeto em si dentro do visual studio faz pra se conectar ao banco de dados..
minha ideia era deixar os forms não conectados a fonte de dados.. sendo assim..
num cadastro de clientes por exemplo, o form so captura as variaveis das textboxs e depois ao apertar em salvar, uma SQL INSERT insere os dados no BD.. o mesmo seria ao editar dados e tambem de excluir.
o lance é que eu não to entendendo bulhufas de como rodar SQL de forma programatica.. como conectar no BD.. etc e tal..
por exemplo, eu to empacado num form de entrada da aplicacao.. esse form deveria comparar os dados da textbox usuario com os usuarios da tabela USUARIOS me retornando valor boleano true ou false caso não encontre o usuario..
com dllokup eu faria isso facil.. até tentei achar alguma function similar pelo google, mas as que achei não funcionam.
por exemplo essa:
Function DLookup(ByVal SearchFld As String, ByVal SearchTbl As String, ByVal _
SearchCriteria As String) As Object
Dim Cmd As OleDb.OleDbCommand
Dim Reader As OleDb.OleDbDataReader
Dim Value As Object = DBNull.Value
DLookup = Nothing
Cmd = New OleDb.OleDbCommand("SELECT " & SearchFld & " FROM " & SearchTbl & " WHERE " & SearchCriteria)
Reader = Cmd.ExecuteReader()
If Microsoft.VisualBasic.Left(SearchFld, 1) = "[" Then
SearchFld = Microsoft.VisualBasic.Right(SearchFld,
Microsoft.VisualBasic.Len(SearchFld) - 1)
End If
If Microsoft.VisualBasic.Right(SearchFld, 1) = "]" Then
SearchFld = Microsoft.VisualBasic.Left(SearchFld,
Microsoft.VisualBasic.Len(SearchFld) - 1)
End If
If (Reader.Read()) Then
Value = IIf(Reader.GetValue(Reader.GetOrdinal(SearchFld)) Is Nothing, "",
Reader.GetValue(Reader.GetOrdinal(SearchFld)))
End If
DLookup = Value
End Function
mas ao usar a funcao, da erro:
system.InvalidOperationExcepted
{"ExecuteReader: Connection property has not been initialized."}
e aponta para a linha:
bom, já procurei no google sobre varias formas de se conectar, obter, incluir, editar e apagar dados ao BD mas não to entendendo nada.. se alguém tiver co mboa vontade de explicar.. ou indicar material pra leitura.. fico grato
Pergunta
Humm
salve galera..
bom, sou intermediario em programacao VBA.. mas devido a dependência das aplicações access ao proprio access, e tambem por querer seguir um caminho mais profissional, decidi experimentar o visual studio 2010 e deixar o access de lado como aplicação.. por enquanto usa-lo so como BD.
porem no futuro espero migrar tambem pro mysql ou firebird que são SGBDs bem amigaveis.
mas tenho percebido que há muita diferença entre vba e vb.net e tambem a ausencia de funcoes agregadas muito comuns como dlookup, seimed, etc..
eu ainda não entendi como um windows form, ou o projeto em si dentro do visual studio faz pra se conectar ao banco de dados..
minha ideia era deixar os forms não conectados a fonte de dados.. sendo assim..
num cadastro de clientes por exemplo, o form so captura as variaveis das textboxs e depois ao apertar em salvar, uma SQL INSERT insere os dados no BD.. o mesmo seria ao editar dados e tambem de excluir.
o lance é que eu não to entendendo bulhufas de como rodar SQL de forma programatica.. como conectar no BD.. etc e tal..
por exemplo, eu to empacado num form de entrada da aplicacao.. esse form deveria comparar os dados da textbox usuario com os usuarios da tabela USUARIOS me retornando valor boleano true ou false caso não encontre o usuario..
com dllokup eu faria isso facil.. até tentei achar alguma function similar pelo google, mas as que achei não funcionam.
por exemplo essa:
mas ao usar a funcao, da erro:
system.InvalidOperationExcepted
{"ExecuteReader: Connection property has not been initialized."}
e aponta para a linha:
bom, já procurei no google sobre varias formas de se conectar, obter, incluir, editar e apagar dados ao BD mas não to entendendo nada.. se alguém tiver co mboa vontade de explicar.. ou indicar material pra leitura.. fico grato
valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
18 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.