Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Meu primeiro programa de automação comercial


Rangel Alves

Pergunta

MEU PRIMEIRO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Pessoal estou iniciando agora um projeto, talvez um dos maiores, gostaria de algumas informações de vocês mais experientes. Tenhos várias dúvidas, porém achei desnecessário criar vários tópicos, por isso vou enumerá-las, responda as que souberem ou puderem e enumerem também as suas respostas!

1 - Qual melhor banco para utilizar em um sistema de automação comercial?

Já utilizei vários bancos de dados para minhas aplicações, quando muito simples geralmente Access ou SQLite (me digam qual melhor dos dois). Quando mais avançando (On-line, principalmente pessoais e sob encomendas). Gosto do MySQL (mas sei que tem que ter licença quando é comercial). Baixei alguns programas desses e vi que utilizam mais é Firebird e principalmente access (cá entre nós pensei que firebird era melhor). Sei também que o banco depende da aplicação, então vamos as minhas especificações: Confiável, Funcione em Rede (muito raramente), Necessário (não preciso de super banco, já o sistema não é tão complicado) (Em rede: geralmente no mesmo supermercado em vários caixas). Principalmente (Fácil instalação e configuração).

2 - Qual a modelagem correta dos dados?

Ex.: CPF, CNPJ, CEP (em ou sem pontos e traços?).

Quais tipos: Varchar, char, int, float, etc. (para cada campo que tem).

3 - ARMAZENAS SEMPRE CÓDIGO OU NOMES?

Tabela vendas código do produto ou nome, somente código quando alterar um produto o nome mudará nas descrição já de vendas realizadas, caixas, etc. porém quando excluir um produto, vai dar algum erro ou ter que ficar vazio. ENTÃO QUAL MELHOR?

4 - CONEXÃO, BANCO, CACHE?

Sempre desenvolvi sistema que funcionavam localmente ex.: controle de locadora, escola, lojinhas, etc. Usa ADO com acesse e depois Zeos com MySQL e SQLite, mas confesso que não descobre uma maneira de atualizar em uma janela e atualizar em outra ao mesmo tempo. Ex.: Duas instancias do programa está aberto, alterou um produto automaticamente ele se atualiza na outra. Já fiz algumas cambiaras como desativar e ativar a conexão e querys ao exibir e fechar cada form, timer, etc. Mas sei que isso não é certo e quando o volume de dados for muito vai exibir demais, então qual jeito certo de fazer isso? QUAIS COMPONENTES OU CONFIGURAÇÕES USANDO O ZEOS?

5 - IMPRESSÕES E RELATÓRIOS

Já dei uma mexida no rave, mas não sei fazer muitas coisas não, mas qual realmente é o melhor é o Rave mesmo? Ou tem outro melhor tipo Quick Report (que seja fácil e funcional)? E alguns tutos legais para desenvolver relatórios e configurar impressoras (fiscais, não fiscais etc.).

6 - LEGISLAÇÃO, LEIS, CONFORMIDADES, ETC.

Como fazer o programa de acordo com a lei? O pode ou não ter? E a NF-e como utilizá? Como poder revender o software para supermercados, mercados, materiais para construção, etc? Tem que ter alguma licença?

ACHO QUE SÓ ISSO POR ENQUANTO!!!

Esse é um projeto gigante que estou fazendo, se possível contribuem que o que puderem, se não souberem todas responde ao menos 1 das minhas dúvidas! Com certeza vai ser útil no futuro! Se alguém souber algo para mim ler eu também agradeço (ah! nada de coisas teóricas, lógica, etc). Já tenho conhecimento de lógica, quero informações sobre aplicações comercias.

Desde de já muito agradecido a quem puder me ajudar!!! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • 0

Já havia pesquisa, neste e em outros fóruns, porém não vi nada que tirasse minhas dúvidas de verdades.

Como por exemplo Banco de Dados, só se ver esse é melhor por isso e por aquilo. Para para supermercado, madeireiras, alguns localmente outros em rede local, não é grade a quantidade de usuário, são usuários inexperientes, por isso precisar ser de fácil configuração. Qual melhor Banco de Dados (Grátis)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Amigo, tudo isso que você perguntou é muito flexível, variável, não existe uma ÚNICA resposta

para cada pergunta que fez.

Questão 1: você tem que ter em mente como seu aplicativo vai ser usado, se vai ser aplicação

desktop, web, qual o volume de dados que vai trafegar, se vai ser multi usuário, blá, blá, blá...

E por aí vai. Não adianta você querer implantar uma base de dados Firebird em um sistema que

vai gerar gigas de informação por dia, porque ele não vai dar conta.

Questão 2: Não tem um padrão pra isso. Já trabalhei em vários programas, e cada um

tinha seu modo de armazenar os dados. Fica a seu critério achar um modo que seja mais

fácil pra você manipular os dados.

Questão 5: Se der uma olhada pela net, vai ver que a maioria dos sistemas passam por

problemas com desenvolvimento de relatórios. Existem muitas ferramentas no mercado,

cada uma tenta dar uma solução diferente. O ideal é você pegar uma empresa já conhecida,

como o FastReport, onde você saiba que o projeto deles não vai morrer tão cedo, e você vai ter

atualizações e suporte por um bom tempo, com um preço justo, e aprender como a ferramenta

funciona e focar nela.

Questão 6: Bem, eu nunca abri uma empresa, mas se fosse abrir iria até o SEBRAE pra me

informar sobre minha área de atuação. Leis e legislações é com você mesmo! É pegar o manual

do assunto, por exemplo a NF-e, ler e entender. O que você pode fazer é abrir uma parceria com

alguma empresa voltada pro assunto. No caso da NF-e, uma empresa de contabilidade te

ajudaria muito.

Uma dica: se o projeto é realmente gigante, como você mesmo disse, não comece sozinho. Tenha

mais alguém no grupo, pois muitas dúvidas vão surgir e você vai precisar de ajuda. E informe-se

bem sobre tudo. Começar o projeto, se arrepender de como algo foi construído e tentar reverter

é osso. Um programa tem que ser muito bem planejado no papel antes de ir pras linhas de

programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Amigo, tudo isso que você perguntou é muito flexível, variável, não existe uma ÚNICA resposta

para cada pergunta que fez.

Questão 1: você tem que ter em mente como seu aplicativo vai ser usado, se vai ser aplicação

desktop, web, qual o volume de dados que vai trafegar, se vai ser multi usuário, blá, blá, blá...

E por aí vai. Não adianta você querer implantar uma base de dados Firebird em um sistema que

vai gerar gigas de informação por dia, porque ele não vai dar conta.

Questão 2: Não tem um padrão pra isso. Já trabalhei em vários programas, e cada um

tinha seu modo de armazenar os dados. Fica a seu critério achar um modo que seja mais

fácil pra você manipular os dados.

Questão 5: Se der uma olhada pela net, vai ver que a maioria dos sistemas passam por

problemas com desenvolvimento de relatórios. Existem muitas ferramentas no mercado,

cada uma tenta dar uma solução diferente. O ideal é você pegar uma empresa já conhecida,

como o FastReport, onde você saiba que o projeto deles não vai morrer tão cedo, e você vai ter

atualizações e suporte por um bom tempo, com um preço justo, e aprender como a ferramenta

funciona e focar nela.

Questão 6: Bem, eu nunca abri uma empresa, mas se fosse abrir iria até o SEBRAE pra me

informar sobre minha área de atuação. Leis e legislações é com você mesmo! É pegar o manual

do assunto, por exemplo a NF-e, ler e entender. O que você pode fazer é abrir uma parceria com

alguma empresa voltada pro assunto. No caso da NF-e, uma empresa de contabilidade te

ajudaria muito.

Uma dica: se o projeto é realmente gigante, como você mesmo disse, não comece sozinho. Tenha

mais alguém no grupo, pois muitas dúvidas vão surgir e você vai precisar de ajuda. E informe-se

bem sobre tudo. Começar o projeto, se arrepender de como algo foi construído e tentar reverter

é osso. Um programa tem que ser muito bem planejado no papel antes de ir pras linhas de

programação.

Valeu pelas dicas, foi exatamente isso que fiz, planejamento, baixei uns 6 aplicativos parecidos com o que eu quero "peguei o melhor e mais funcional" de cada um joguei os nomes dos campos do banco de dados, deu uma lida sobre o "FIREBIRD", e conectei, estou fazendo o 1° Form (Pesquisa de clientes). Comecei o projeto com Firebird, porém posso mudar porque estou usando o Zeos, o volume de dados não vai chegar a "gigas", pretendo vender para lojas pequenas ex.: roupas, calçados, materiais para construção, super-mercados, hiper-mercados. Acho que o máximo que vai precisar é estar em Rede com no máximo 20 vendedores, mesmo assim quero que o meu programa esteja preparado. Agora sabendo para que, como vai funcionar meu problema Firebird é recomendável? Corre risco de corromper? (OBS>Nunca usei firebird).

Aguardo mais contribuição do pessoal para continuar meu projeto! Quanto ao tamanho que falei (gigante) é gigante para mim, vai ser muito completo, mas não GIGANTE para passar gigas não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então, Rangel, são muitos passos a seguir. Inclusive vou te dar outra dica mais preciosa ainda:

antes de começar seu projeto, procure no seu Estado sobre a homologação do seu software.

Não é querendo te desanimar não, amigo, mas homologação é um teste de fogo pra qualquer

programador, desde iniciantes até os mais experientes. Já participei de alguns testes de

homologação e posso te dizer que não é nada fácil.

Seu software vai ter que passar por uma bateria de testes muito rígida, pode se preparar. E

o ideal é que você modele a base de dados pra atender a todas as leis e exigências da homologação,

como PAF ECF, TEF, NF-e, e etc, etc.

Bom trabalho e boa sorte.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se voce não desanimou, então leia:

Homologar o PAF-ECF em São Paulo - Esclarecimento da SEFAZ/SP

Para conhecimento de todos, reproduzimos abaixo resposta da Secretaria da Fazenda do Estado de S. Paulo a questionamento, formulado por associado ANR, a respeito do "prazo de obrigatoriedade para a homologação do PAF-ECF em São Paulo".

De: Secretaria da Fazenda - Governo do Estado de são Paulo

Data: 10 de maio de 2011 14:21

Assunto: homologar o PAF-ECF em São Paulo - 4668045

Resposta da Mensagem 4668045

Não há norma paulista disciplinando o PAF-ECF, nos termos do Convenio ICMS 15/08, incluindo a sua homologação. Assim, não é necessário homologar o PAF-ECF em São Paulo.

Entretanto, assim como para qualquer outro software Aplicativo do Frente de Loja, a empresa desenvolvedora ("software house") ou o desenvolvedor autônomo deverá efetuar o seu cadastro, bem como o cadastramento do seu aplicativo por meio do Posto Fiscal Eletrônico, em http://pfe.fazenda.sp.gov.br , conforme artigo 1º da Portaria CAT 108/03.

Posteriormente ao cadastramento, é necessário o envio da documentação relacionada no artigo 2º da Portaria CAT 108/03, que deve ser entregue, pessoalmente ou via correio, no seguinte endereço:

SECRETARIA DE FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Rangel Pestana, 300 – 10º andar – DEAT - Supervisão de Documentos Digitais

Centro Sé – São Paulo – Capital

CEP: 01017-911

Fundamento: Portaria CAT 108/03.

Para maiores informações consulte a legislação informada ou o FAQ no endereço: http://pfe.fazenda.sp.gov.br/guia_procedimentos_ecf.shtm

Atenciosamente,

SEFAZ/SP

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...