Eu pesquisei sobre POO em PHP e cheguei a conclusão que existem muitos dados sobre o Assunto. Porém, com algumas peculiaridades que torna lento o processo de aprendizagem pra quem está começando. Portanto resolvi postar um exemplo simples de Orientação a Objeto em PHP.
Crie um Arquivo ".php" com o nome: MinhaClasse.php, e Insira esse código...
<html>
<head>
<title>
Minha Classe
</title>
</head>
<body>
<?php
class MinhaClasse { //Classe
private $nome; //Variáveis Privadas...
private $idade;
public function setNome($nome){ //Primeiro Método onde Irá Inserir Informação Dentro da Variável Nome
$this->nome = $nome; //O $this->nome está dizendo que o $nome passado por parâmetro tem de ser alocado no $nome Local
}
public function getNome(){ //Segundo Método da Classe onde dará um Retorno... Se precisar retornar apenas o nome... Ele dará esse retorno
return $this->nome; // O $this->nome dará um Retorno na Variável local $nome...
}
public function setIdade($idade){ //Terceiro método tendo por parâmetro $idade...
$this->idade = $idade; //Armazenando Dado passado por Parâmentro dentro da Variável $idade Local...
}
public function getIdade(){ //Quarto Método
return $this->idade; //Retorno da Variável Idade
}
public function show(){
echo "NOME: " . $this->getNome() "<br />IDADE: " . $this->getIdade(); //O Show Irá Mostrar Nome e Idade quando for Chamado dentro de outro Arquivo...
}
}
?>
</body>
</html>
Ok... Depois de ter feito isso, vamos passar para segunda parte.
Crie um arquivo .php com o nome... TestaClasse.php (Por Exemplo).
Daí então insira o seguinte código:
<?php
require_once("MinhaClasse.php");
$obj = new MinhaClasse; //Criando o Objeto
$obj->setNome("Fulaninho"); //Inserindo Informação Fulaninho
$obj->setIdade(20); //Inserindo a Idade do camarada
$obj->show(); //Referência do Objeto $obj está apontando para o Método show() onde dará retorno ao nome & idade
?>
Quem está olhando esse post provavelmente sabe que o PHP roda em Servidores como Apache e outros. Portanto, Quando você chamar o TestaClasse terá um retorno do Tipo:
NOME: Fulaninho.
Qualquer erro podem comentar eu não Testei o código. Apenas escrevi esse Post.
Pergunta
Salumão Barbosa da Costa
Boa tarde,
Eu pesquisei sobre POO em PHP e cheguei a conclusão que existem muitos dados sobre o Assunto. Porém, com algumas peculiaridades que torna lento o processo de aprendizagem pra quem está começando. Portanto resolvi postar um exemplo simples de Orientação a Objeto em PHP.
Crie um Arquivo ".php" com o nome: MinhaClasse.php, e Insira esse código...
Ok... Depois de ter feito isso, vamos passar para segunda parte. Crie um arquivo .php com o nome... TestaClasse.php (Por Exemplo). Daí então insira o seguinte código:Quem está olhando esse post provavelmente sabe que o PHP roda em Servidores como Apache e outros. Portanto, Quando você chamar o TestaClasse terá um retorno do Tipo:
NOME: Fulaninho.
Qualquer erro podem comentar eu não Testei o código. Apenas escrevi esse Post.
Editado por Salumão Barbosa da CostaLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.