Carlos Rocha Postado Outubro 28, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 28, 2011 Olá pessoal.Tenho trez radios button com o mesno name e ID.Estou tentando checar se algum deles está checkado.Mas, o depurador diz:"Não é possível obter valor da propriedade 'checked': o objeto é nulo ou não definido"if ( document.getElementById('escolha')[0].checked==false && document.getElementById('escolha')[1].checked==false && document.getElementById('escolha')[2].checked==false ) { alert("Selecione um tippo de pesquisa!"); document.getElementById('escolha')[0].focus(); return (false); } Eis o campo: <input type="radio" id="escolha" name="escolha" value="emissao" onclick="abre('emissaoini');abre('emissaofim');fecha('entradaini');fecha('entradafim');fecha('fornecedores');" />Por data Emissão<br /> <input type="radio" id="escolha" name="escolha" value="entrada" onclick="fecha('emissaoini');fecha('emissaofim');abre('entradaini');abre('entradafim');fecha('fornecedores');" />Por data Entrada<br /> <input type="radio" id="escolha" name="escolha" value="fornecedor" onclick="fecha('emissaoini');fecha('emissaofim');fecha('entradaini');fecha('entradafim');abre('fornecedores');" />Por FornecedorOnde estou errando?Depois, preciso validar se o primeiro esta checado, se o segundo ou o terceiro.Grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 fiote Postado Outubro 28, 2011 Denunciar Share Postado Outubro 28, 2011 document.getElementById('escolha') ... o ID é único. É pra isso que ele serve.document.getElementById('escolha')[0].checked==false && document.getElementById('escolha')[1].checked==false && document.getElementById('escolha')[2].checked==falseQuando você faz isso, você está supondo que o getElementById vai retornar um vetor de elementos que tenham o ID igual a "escolha"... e você está supondo errado. Para o html/javascript, não existe mais de um elemento com o ID "escolha".mas mimimi~* olha meu código lol eu defini os 3 com o mesmo ID!Sim, você definiu... Mas assim que o html leu o segundo e o terceiro, ele pensou "lol manolo, o ID escolha já está sendo usado, esse input vai ficar sem ID ok?". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Carlos Rocha Postado Outubro 28, 2011 Autor Denunciar Share Postado Outubro 28, 2011 (editado) Mas fiote meu mano.Então, como eu saio dessa?Tentei assim mas não deu tb.Não funciona, e nem da erro no depurador:function valida_form_pesquisas(form) { if ( document.getElementsByTagName('escolha')[0].checked==false && document.getElementsByTagName('escolha')[1].checked==false && document.getElementsByTagName('escolha')[2].checked==false ) { alert("Selecione um tipo de pesquisa!"); document.getElementsByTagName('escolha')[0].focus(); return (false); } Outra pergunta: Se eu tenho: document.pesquisas.escolha.length; E, se o nome do form pesquisas tiver que ser passado como parametro (nome_form). como eu faria? Tipo: document.+nome_form+.escolha.length;Assim não deu. Editado Outubro 28, 2011 por Carlos Rocha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Carlos Rocha Postado Outubro 28, 2011 Autor Denunciar Share Postado Outubro 28, 2011 Agora entendi:Um id por campo:<input type="radio" id="escolhaemissao" name="escolha" value="emissao" onclick="abre('emissaoini');abre('emissaofim');fecha('entradaini');fecha('entradafim');fecha('fornecedores');" />Por data Emissão<br /> <input type="radio" id="escolhaentrada" name="escolha" value="entrada" onclick="fecha('emissaoini');fecha('emissaofim');abre('entradaini');abre('entradafim');fecha('fornecedores');" />Por data Entrada<br /> <input type="radio" id="escolhafornecedor" name="escolha" value="fornecedor" onclick="fecha('emissaoini');fecha('emissaofim');fecha('entradaini');fecha('entradafim');abre('fornecedores');" />Por Fornecedor Assim sendo, ficou assim: document.getElementById('escolhaemissao').checked == false && document.getElementById('escolhaentrada').checked == false && document.getElementById('escolhafornecedor').checked == falseObrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Carlos Rocha
Olá pessoal.
Tenho trez radios button com o mesno name e ID.
Estou tentando checar se algum deles está checkado.
Mas, o depurador diz:
"Não é possível obter valor da propriedade 'checked': o objeto é nulo ou não definido"
Eis o campo:Onde estou errando?
Depois, preciso validar se o primeiro esta checado, se o segundo ou o terceiro.
Grato.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.