Estou com um problema que não consigo detectar o que é, estou precisando de ajuda.
Estava escrevendo o acesso ao banco através de um arquivo externo dbxconnections.ini, mas como a senha do banco ficava exposta em um arquivo texto resolvi configurar no próprio componente zconnection. O problema é que gerei a base de dados a princípio em interbase 6.5, depois lembrei de algumas limitações do interbase, daí fiz um backup e restore em uma base firebird 1.5. Daí começou a dar erro de acentuação, fiz tantas tentativas até que finalmente começoa a funcionar novamente.
A aplicação continua funcionando sem problema, mas o zconnection está apontando para o driver do Interbase. Se troco para Firebird dá erro logo ao iniciar a aplicação. Agora já nem sei mais se é melhor usar dbxconnections ou dentro do data module no zconnection. Como faço para que o Delphi/Zeus abra a base de dados usando o Firebird 1.5 e não o Interbase 6.5 (há instalação de ambos na minha máquina - já desinstalei o Interbase inclusive).
Estou usando Delphi 7/componente Zeus e Firebird 1.5
Alguém poderia me ajudar e me esclarecer a melhor opção?
Pergunta
sergio.lima
Olá a todos,
Estou com um problema que não consigo detectar o que é, estou precisando de ajuda.
Estava escrevendo o acesso ao banco através de um arquivo externo dbxconnections.ini, mas como a senha do banco ficava exposta em um arquivo texto resolvi configurar no próprio componente zconnection. O problema é que gerei a base de dados a princípio em interbase 6.5, depois lembrei de algumas limitações do interbase, daí fiz um backup e restore em uma base firebird 1.5. Daí começou a dar erro de acentuação, fiz tantas tentativas até que finalmente começoa a funcionar novamente.
A aplicação continua funcionando sem problema, mas o zconnection está apontando para o driver do Interbase. Se troco para Firebird dá erro logo ao iniciar a aplicação. Agora já nem sei mais se é melhor usar dbxconnections ou dentro do data module no zconnection. Como faço para que o Delphi/Zeus abra a base de dados usando o Firebird 1.5 e não o Interbase 6.5 (há instalação de ambos na minha máquina - já desinstalei o Interbase inclusive).
Estou usando Delphi 7/componente Zeus e Firebird 1.5
Alguém poderia me ajudar e me esclarecer a melhor opção?
Obrigado a todos.
Sergio
procedure TdtmdlLab.DataModuleCreate(Sender: TObject);
begin
zcnctnPrincipal.Connected := False;
zcnctnPrincipal.Database := 'C:\Lab\Dados\LAB.FDB';
zcnctnPrincipal.HostName := 'localhost';
zcnctnPrincipal.LoginPrompt := False;
zcnctnPrincipal.User := 'SYSDBA';
zcnctnPrincipal.Password := 'masterkey';
zcnctnPrincipal.Port := 3050;
zcnctnPrincipal.Protocol := 'interbase-6';
zcnctnPrincipal.Properties.Add('Codepage=ISO8859_1');
zcnctnPrincipal.SQLHourGlass := True;
zcnctnPrincipal.Connect;
end;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.