Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Select concatenando e duplicando colunas


Tales

Pergunta

Olá pessoal!

Sou novato em mysql, e gostaria de saber se vocês poderia me ajudar sanando uma dúvida:

Imaginem um sistema de cadastro de livros, onde temos 3 tabelas:

livro: id_livro, nome_livro

autor: id_autor, nome_autor, id_livro

autoria: id_autoria, id_livro, id_autor

Imagina que existam os três livros:

Chapeuzinho Vermelho, autoria: Maria

João e o pé de feijão, autoria: Luiz e José

Piadas, autoria: Maria e Luiz

Assim eu teria as tabelas preenchida com os seguintes valores

livro:

1 Chapeuzinho Vermelho

2 João e o pé de feijão

3 Piadas

autor:

1 Maria

2 Luiz

3 José

Autoria

1 1 1

2 2 2

3 2 3

4 3 1

5 3 2

Caso eu faça um select com natural join, eu teria uma saída

mysql> select * from autoria natural join livro natural join autor;

Isso resultaria de uma saída com linhas repetidas, devido aos livros que possuem mais de 1 autor. Seria uma saída do tipo:

+----------+-----------+------------+-------------------------+-------+----------------+
| title_id | author_id | autoria_id | title                   | pages | author         |
+----------+-----------+------------+-------------------------+-------+----------------+
|        1 |         1 |          1 | Linux in a nutshell     |   112 | Ellen Siever   |
|        1 |         2 |          2 | Linux in a nutshell     |   112 | Aaaron Weber   |
|        2 |         3 |          3 | Classic Shell Scripting |   323 | Arnold Robbins |
|        2 |         4 |          4 | Classic Shell Scripting |   323 | Nelson Beebe   |
+----------+-----------+------------+-------------------------+-------+----------------+
Eu gostaria de saber o seguinte: Há alguma forma de, no caso desses registros que possuem mais de 1 autor, ter uma saída como abaixo:
+----------+-----------+------------+-------------------------+-------+----------------+----------------+